sexta-feira, 5 de junho de 2020

Clubes do Rio reúnem-se neste sábado (6) para discutirem o Estadual


A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) convocou, nesta quarta-feira (3), os clubes que disputam o Campeonato Estadual, além de um representante da categoria de atletas, para participarem neste sábado (6), de reunião do Conselho Arbitral. Entre os assuntos em pauta está a volta da disputa do Campeonato Estadual, suspenso desde o dia 16 de março, devido á pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Com a competição interrompida na quarta rodada do segundo turno -Taça Rio, restam algumas partidas a serem disputadas para sabermos quem será o campeão estadual em 2020. No que diz respeito à quantidade de jogos, o regulamento permite que seja definido em dois possíveis cenários. E isso vai depender do Flamengo, campeão do primeiro turno - Taça Guanabara:

1 - Flamengo campeão dos dois turnos e líder da classificação geral – Seriam 15 jogos: as duas últimas rodadas da fase grupos, as semifinais e a final da Taça Rio;

2 - Flamengo campeão ou não da Taça Rio, mas sem liderar a classificação geral – Seriam 17 jogos: as duas últimas rodadas da fase grupos, as semifinais e a final da Taça Rio e as finais do Estadual;

No encontro virtual do Conselho Arbitral também será discutida a retomada dos confrontos relacionados ao Grupo Z. Nele estão lutando contra o rebaixamento América, Americano e Nova Iguaçu. Deste triangular, somente o último disputará a segunda divisão (Série B1) em 2021. Faltam dois jogos para esta definição: Americano x América e América x Nova Iguaçu. Até o momento, em quatro partidas já disputadas, o Americano soma 9 pontos; o América tem 3 e o Nova Iguaçu, nenhum.

No mesmo dia, os clubes terão de indicar os nomes que vão compor o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).

A convocação saiu na mesma data em que a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro divulgou o recorde de mortes em 24 horas por covid-19 no estado: 324. Desde o início da pandemia foram registrados 6.010 mortos e 59.240 infectados pelo vírus.

Da Agência Brasil Foto: Alexandre Vidal\ Flamengo

Após meses parado, Baraúnas reativa comunicação social


Após um tempo parado, a comunicação social do Baraúnas volta ao seu funcionamento. O cargo de assessoria de imprensa, desativado desde o rebaixamento do time em 2018, agora será ocupado por Léo Moura, estudante do 6º período de jornalismo na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Nesta quarta-feira, 3, Léo usou as redes sociais do clube para fazer a sua apresentação.

“Informamos que a partir dessa data a A.C.E.C. Baraúnas conta, oficialmente, com uma nova assessoria de imprensa, estreitando os laços de informação do clube com os veículos de comunicação do Rio Grande do Norte. Esperamos permitir ao torcedor, nosso maior patrimônio, informações atualizadas e com credibilidade. Saudações à imensa e apaixonada torcida leonina”, informou Léo, que conta com o respaldo do professor Fabiano Morais no projeto.

Instagran, Twitter, Correio Eletrônico (e-mail) e WhatSapp são os canais que o Baraúnas irá se relacionar com o torcedor e com a imprensa. Outro canal, o Facebook, virá na sequência, “porque de momento há várias contas do Baraúnas feitas por torcedores, as quais dificultam a usabilidade dessa mídia, por isso estamos analisando uma melhor forma de gerenciamento”, completou Léo.

Uma das novidades é a criação de uma loja virtual, no Instagram. Nela, o torcedor já pode adquirir alguns produtos, como a camisa comemorativa aos 60 anos do Baraúnas e, em breve, máscara especializada do time.

O novo assessor do Baraúnas lembra que o clube vem tomando os cuidados recomendados pelas entidades sanitárias e que em breve anunciará a composição do novo Quadro Diretivo, que tem a frente a presidenta Barbara Freitas.

“Informamos, também, que em virtude da pandemia de Covid-19, instaurada no mundo, o clube vem tomando todos os cuidados necessários em suas atividades, seguindo as normas da OMS (Organização Mundial de Saúde). O Baraúnas, em breve, anunciará sua nova diretoria e seus planos para o clube”, finalizou.

Por Marcos Santos/Da Redação via De Fato Foto Divulgação Baraúnas

Estádio de futebol de Jucurutu-RN recebe tratamento vip e está pronto para receber jogos!


O Estádio de futebol Andrierio Lopes, O Lopão, da cidade de Jucurutu-RN, vem recebendo tratamento vip, a cidade fica localizada no interior do Rio Grande do Norte. Depois de um bom tempo paralisado, a praça esportiva foi totalmente reformada e passou por melhorias, principalmente, o gramado que vem recebendo uma atenção especial por parte da secretaria de esportes e da prefeitura.

O atual Secretário é Degberto Medeiros e o ex-jogador profissional Didi Potiguar é o secretário adjunto. A obra foi entregue aos desportistas e a população Jucurutuense dia 25 de março de 2020 mas, em virtude da pandemia de corona vírus, a entrega foi feita de forma simples, segura e sem aglomeração, apenas oito (08) pessoas participaram da solenidade.  

O gramado está em ótimas condições, arquibancadas, vestiários em fim. tudo pronto para quando a bola voltar a rolar a cidade de Jucurutu ter uma praça a altura de seus desportistas.

O ex-craque de bola Didi Potiguar falou com exclusividade Blog Lance Esportivo, "graças a Deus hoje temos um belo estádio de futebol, digno de receber grandes clubes e quem sabe até, jogos a nível profissional. O estádio Lopão é um dos melhores do Rio Grande do Norte", disse Didi Potiguar ao Lance Esportivo.

"Estamos deixando tudo pronto para na hora que a bola voltar a rolar os atletas, a imprensa, torcedores e público em geral verem esse nosso lindo estádio", falou Didi. O Blog conversou com ex secretário de esportes de Jucurutu Nilsinho que nos repassou alguns dos detalhes e exerceu um grande trabalho quando esteve a frente da pasta.

Com novo decreto, futebol potiguar segue parado



Por enquanto o futebol potiguar vai seguir parado. O novo decreto de isolamento social assinado pelo Governo do Estado mantém as atividades esportivas suspensas, já que a curva da pandemia continua subindo.

O doutor Antônio Araújo, da Comissão Médica da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), esteve reunido com os técnicos da Secretária de Saúde Pública do Estado (SESAP) e ouviu das autoridades sanitárias a recomendação para o público envolvido no esporte seguir em quarentena.

“Definiu inicialmente continuar até o próximo dia 17 de junho com o mesmo protocolo que foi feito pelo Governo do Estado em relação à flexibilização e isolamento. Deve permanecer sem aglomeração, orlas fechadas e com policiamento para evitar aglomeração”, disse Antônio Araújo ao site da FNF.

Até o dia 17, caso haja declínio da curva da pandemia aqui no Estado, o médico-infectologista da FNF informou sobre a possibilidade de voltar a discutir a flexibilização para o retomada gradual do futebol, iniciando com os treinos.

“Entre os dias 10 e 17 vai haver uma posição da governadora Fátima (Bezerra) em relação à flexibilização que será baseada em estudos do Comitê Científico da Sesap e que nós respeitamos. Para voltar a gente tem que baixar muito, mas baixar muito a curva da doença”, disse.

Fonte De Fato Esportes Foto Divulgação

Paulistão: FPF tem novo encontro com os 16 clubes nesta sexta-feira


FPF tem novo encontro com clubes do Paulistão nesta sexta-feira ...

A Federação Paulista de Futebol (FPF) terá mais uma reunião virtual com todos os clubes do Campeonato Paulista Série A1 para conversar sobre o futuro da competição em meio à pandemia. O encontro está marcado para esta sexta-feira, às 11h.

"A Federação Paulista de Futebol e os 16 clubes do Paulistão Sicredi se reúnem nesta sexta-feira, às 11h, por videoconferência. O encontro tem o intuito de atualizar as informações acerca do momento do futebol paulista", disse o comunicado da FPF.

A comissão médica da entidade paulista há tempos está trabalhando em um protocolo para garantir a segurança de todos os envolvidos.

Entretanto, nenhum data de retorno foi sugerida e a FPF aguarda autorização das autoridades competentes.

O Campeonato Paulista foi paralisado ao fim da décima e antepenúltima rodada da primeira fase. O último jogo foi o dérbi campineiro, com vitória por 3 a 2 do Guarani sobre a Ponte Preta, realizado sem público.

Por Agência Futebol Interior

Paraibano: Campinense anuncia contratação de treinador rodado no futebol paulista


Paraibano: Campinense anuncia contratação de Ruy Scarpino ...

O Campinense não perdeu tempo e já definiu que Ruy Scarpino vai ser seu novo treinador para a sequência da temporada. Ele chega para o lugar de Oliveira Canindé, demitido no último final de semana.

Ruy Scarpino é um velho conhecido da torcida da Raposa, pois comandou o clube em 2018. E deixou boa impressão. Com o experiente treinador, o Campinense teve 12 vitórias, um empate e seis derrotas, sendo vice-campeão paraibano.

O experiente treinador não deve demorar para se apresentar ao novo clube, pois existe a expectativa que os integrantes do Campeonato Paraibano retornem aos treinamentos no próximo dia 15, já que o estadual deve ser retomado no início de julho.

O Campinense é o líder do Grupo B, com 13 pontos, e está com a classificação encaminhada para as quartas de final do Paraibano. Além disso, a Raposa vai disputar a Série D do Brasileiro.

Além de Ruy Scarpino, a diretoria do Campinense também anunciou nesta quinta-feira a chegada de Marcos Paiva, ex-Gama, como novo gerente de futebol do clube.

MAIS DO TREINADOR
Ruy Scarpino tem 58 anos e havia comandado o Rio Branco-ES nesta temporada. O treinador viveu seu melhor momento no Ituano, sendo campeão paulista (2002), da Copa Paulista (2002) e da Série C do Brasileiro (2003).

Ainda no futebol paulista, Scarpino passou por Taquaritinga, Santo André, Rio Branco, Grêmio Barueri, Noroeste, Linense, São Bernardo, Red Bull Brasil, Catanduvense, Capivariano, São José, Itapirense, União Barbarense, Atlético Sorocaba e Sertãozinho.

Ruy Scarpino também acumula história no futebol nordestino, comandando Moto Club, América-RN, Ceará, Altos, Maranhão e Imperatriz.

Por Agência Futebol Interior

Jarbas Fonseca o ano passado foi homenageado por Neto Matias

Jarbas Fonsêca e Ubiratan Saldanha

O desportista e narrador esportivo Jarbas Fonseca, o ano passado foi homenageado pelo seu companheiro de futebol Neto Matias, após o mesmo promover a última competição em Jardim do Seridó-RN, por sinal foi a única homenagem que Jarbas Fonseca recebeu até agora.

Neto Matias e Zé de Nemésio pai de Jarbas

Jarbas Fonseca trabalhou quase 10 anos com uma escolinha de futebol denominado "Projeto Bom na Escola Bom de Bola". O mesmo foi Coordenador de Esportes em Jardim do Seridó na atual gestão e nunca foi reconhecido pelas autoridades do município, como um batalhador pelo esporte jardinense.


O mesmo quando era Coordenador de Esportes, realizou o maior Campeonato de Blocos da história de Jardim do Seridó no ano de 2017. Hoje Jarbas Fonseca é professor de educação física e trabalha numa academia na cidade de Currais Novos, onde é reconhecido pelo excelente trabalho que exerce na Terra da Xelita.

Mário Sérgio, Jarbas Fonsêca e Toscano Neto

O mesmo já transmitiu futebol em vários meios de comunicação, inclusive na Rádio 93 FM Resistência de Mossoró, na equipe esportiva comanda por Ubiratan Saldanha. Hoje ele é considerado um dos melhores narradores esportivos do Rio Grande do Norte.

Fonte: Blog do Toscano Neto

Japão procura simplificar Jogos Olímpicos, diz governadora de Tóquio

Japão procura simplificar Jogos Olímpicos, diz governadora de ...

A pandemia do novo coronavírus não provocou apenas o adiamento da Olimpíada de Tóquio para 2021. Ela ainda paira como uma real ameaça à realização dos Jogos e faz com que todo o planejamento já feito seja reavaliado, levantando novas questões quanto à saúde de todos os envolvidos no evento, passando por atletas até os espectadores.

Com isso em mente, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, afirmou nesta quinta-feira, 4, que pode ser necessário que o Japão realize uma Olimpíada “simplificada” no próximo ano devido ao impacto causado pela covid-19 e que os organizadores já estão discutindo possíveis mudanças.

“A realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos exige a simpatia e o entendimento dos japoneses e do povo japonês”, disse Koike. “Para isso, precisamos racionalizar o que precisa ser racionalizado e simplificar o que precisa ser simplificado”, acrescentou ela.

Os comentários de Koike aconteceram depois que o jornal Yomiuri noticiou que várias opções vinham sendo consideradas pelos organizadores, entre elas a obrigatoriedade do teste para o coronavírus e a redução no número de espectadores.

Presidente do Comitê de Coordenação do COI (Comitê Olímpico Internacional) para os Jogos de Tóquio, o australiano John Coates defende que os organizadores devem planejar o que poderia ser um Olimpíada “muito diferente”, caso não haja sinais de erradicação da covid-19 até a nova data dos Jogos, reagendados para 23 de julho a 8 de agosto de 2021.

Para a ministra japonesa dos Jogos Olímpicos, Seiko Hashimoto, cabe ao COI e ao Comitê Organizador tomar uma decisão geral sobre como racionalizar a execução da Olimpíada. “Com relação a isso, o governo considerará que tipo de apoio podemos dar e agiremos com firmeza enquanto trabalhamos em estreita colaboração com eles. Essa é a situação atual”, declarou Hashimoto.

“Do ponto de vista tendo os atletas em primeiro lugar, eles devem estar muito preocupados com os Jogos de Tóquio. Acho que temos de considerar o que deve ser feito, incluindo testes [para covid-19], para garantir essa segurança”, acrescentou a ministra.

O COI e o governo japonês decidiram em março pelo adiamento dos Jogos, que deveriam começar no próximo dia 24 de julho, em uma decisão sem precedentes devido à crise mundial em decorrência da pandemia.

O novo coronavírus já infectou mais de 6,4 milhões de pessoas e matou cerca de 380 mil em todo o mundo. Até o momento, o Japão teve cerca de 17 mil infectados e 900 mortes.

Da Redação BandSports Foto: Divulgação/Ministério do Esporte

De joelho, atletas da Roma protestam contra racismo


DeFato.com - Esportes

Dentro de campo, alinhados e de joelhos. Assim, os jogadores da Roma prestaram homenagem póstuma a George Floyd e se posicionaram no combate ao racismo. Após o treinamento desta terça-feira, 2, o ato foi registrado e publicado nas redes sociais do clube italiano.

A ação repete o ocorrido com outros clubes, como Liverpool e Chelsea. Além disso, atletas e personalidades do mundo esportivo se manifestaram na luta pelo fim da discriminação racial.

As atitudes foram desencadeadas pela morte do americano George Floyd, um homem negro, por um policial branco na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos.

Além de publicar a foto dos atletas, o perfil oficial da Roma também citou a atitude individual do zagueiro brasileiro Juan Jesus, que utilizou o Instagram para se posicionar.

Na legenda da foto, a Roma explica o apoio ao movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), que combate o racismo.

Com informações do UOL Foto Reprodução

Náutico encaminha acordo com meia João Paulo Penha do ABC


Náutico encaminha acordo com meia João Paulo Penha do ABC - Rádio ...

Em meio a pandemia do novo coronavírus, o Náutico está próximo de anunciar um reforço para a disputa da segunda divisão do Campeonato Brasileiro. O jogador é o meia João Paulo Penha, de 26 anos, que estava no ABC-RN. O contrato seria até o fim da Série B com gatilhos para renovação automática.

João Paulo tem as características parecidas com a de Matheus Carvalho (lesionado e não joga mais pelo Náutico em 2020) podendo fazer várias funções do setor ofensivo com exceção de um camisa 9.

De acordo com o repórter Antônio Gabriel, da Rádio Jornal, o meia deixou uma boa impressão na última partida que fez contra o Náutico pela Copa do Nordeste deste ano. No entanto, o negócio não foi confirmado pela diretoria alvirrubra.

Em 2020 com a camisa do ABC, João Paulo realizou 18 jogos e fez três gols. Além da equipe potiguar, o jogador defendeu as cores do CR, Bahia e Sampaio Corrêa.

Por Pedro Alves via Rádio Jornal Foto: Luciano Marcos/ABC

Neymar engrossa coro antirracista de atletas e clubes por todo o mundo


O grito antirracista segue ecoando pelo mundo do futebol. Depois de vários jogadores e clubes se posicionarem a favor da causa, Neymar, principal astro brasileiro da bola, também decidiu se manifestar publicamente nesta terça-feira (2). Em sua conta no Instagram, o craque do PSG publicou duas imagens. A primeira apresenta um fundo preto, símbolo dos protestos que começaram após a morte do afro-americano George Floyd, por um policial, na cidade de Minneapolis (Estados Unidos), no último dia 25. A outra imagem é uma foto de um braço tatuado onde se lê a palavra Fé. Ao lado de ambas as imagens, Neymar escreveu o lema da campanha - black lives matter (vidas negras importam) - e a hashtag #blackouttuesday.

Após a publicação do jogador, Ivan More, um dos 132 milhões de seguidores do camisa 10 do PSG e da seleção brasileira comentou: “super importante seu posicionamento em situações assim! Quando o ídolo toma partido, faz diferença pela forma de pensar e agir”.

No Brasil, Talles Magno (Vasco), Igor Julião (Fluminense), Gabriel Barbosa (Flamengo) já tinham postado mensagens abordando o tema. Na noite de ontem (1º de junho), o capitão do Rubro-Negro carioca, Everton Ribeiro, se manifestou com uma sequência de mensagens em sua conta pessoal no Twitter. Em uma das publicações o meia-atacante abordou o tema do racismo estrutural: “não é normal que um país onde a maioria da população é negra, eles sejam a minoria em universidades e grandes empresas”.

Na última postagem, afirmou: “Não quero ficar em silêncio e compactuar com um país que mata um negro a cada 23 minutos”.

Da Agência Brasil Crédito da foto: Reuters

Ceará relata 17 casos positivos de Covid-19, sendo nove jogadores


O Ceará é mais um clube brasileiro a relatar casos de covid-19. O clube testou jogadores e demais funcionários e acusou 17 exames com resultados positivos, nove deles sendo de atletas. Os nomes, no entanto, não foram divulgados.

Ao todo, 13 jogadores foram afastados das atividades. Além dos nove que testaram positivo, outros quatro têm suspeita de contato com o vírus e também permanecem em quarentena.

Esses jogadores permaneceram afastados pelos próximos 14 dias, com acompanhamento do departamento médico do clube.

O restante do elenco volta aos treinamentos conforme determinação do Governo do Estado do Ceará, que liberou as atividades.

A princípios, os jogadores farão atividades individuais, visando retomar a forma física. Essa etapa é chamada de Fase 1 dos treinamentos. A Fase 2, com treinamentos mais próximos do normal, ainda não tem data para ser iniciada.

Por Agencia Futebol Interior