sábado, 4 de março de 2023

Regra 'anti-Dibu Martínez', fim dos 90 minutos e impedimento: as mudanças no futebol que serão discutidas pela Ifab


Membros da Ifab (International Football Association Board, a associação que comanda as regras do futebol) se reunirão neste sábado (4) para definir possíveis mudanças nos regulamentos do esporte, incluindo tempo de jogo, impedimento e uma possível nova regra que vem sendo chamada nos bastidores de "anti-Dibu Martínez", em referência ao goleiro da seleção da Argentina.

A Copa do Mundo do Qatar mostrou que a Fifa está incomodada com a perda de tempo. Prova disso foram recordes de acréscimos nas partidas, de forma a tentar alcançar pelo menos 65% de bola rolando. Já pensou em uma partida de futebol jogada com o cronômetro parando como no futsal - ou seja, com tempo determinado e sem chances para perda? Isso será estudado e discutido na reunião deste sábado, em Londres.O debate foi aberto por Gianni Infantino devido à estrondosa perda de tempo nos jogos do futebol atual. A ideia do presidente da Fifa é tentar acabar com o que ele considera "um flagelo" na modalidade.

Todos os anos, a Ifab analisa possíveis mudanças nas regras do futebol. As medidas que forem adotadas não serão imediatas, mas já estão sobre a mesa e não seria de estranhar se, a partir de 2024, os jogos de futebol não tivessem mais 90 minutos, nem impedimento igual ao que conhecemos até agora.

A regra do impedimento tem sido muito contestada, principalmente em lances ajustados com infrações por poucos centímetros, sem levar em conta a margem de erro que pode ocorrer no VAR.

A teoria de beneficiar o atacante em caso de impedimento já foi tratada em reuniões anteriores da Ifab. Arsène Wenger, diretor de desenvolvimento do futebol da Fifa, é um dos que defendem a mudança e sugere que o atacante seja habilitado com a última parte do corpo alinhada com o zagueiro, permitindo que ele fique à frente do defensor, porém com uma parte do corpo na mesma linha do atleta rival.

Outros pontos a serem discutidos para entrarem em vigor a partir de 30 de junho de 2023:Incluir as comemorações de gol em tempo de compensação, ou seja, não permitir comemorações exageradas e que ultrapassem um minuto ou um minuto e meio;

Marcar gols com jogadores e/ou membros das comissões técnicas no campo de jogo, como ocorreu na última Copa do Mundo, e até momento devem de ser anulados pela regra do jogo, a Ifab entende que se não intervirem na concretização do gol, a situação não é suficiente para anular o gol, embora seja possível advertir aqueles que estavam no terreno do jogo;

Será insistido que todas as equipes devem sempre ter um capitão com uma braçadeira distintiva em campo;

O árbitro assistente reserva, aqui conhecido como 5º árbitro, poderá auxiliar o árbitro principal, assim como os demais membros da equipe de arbitragem;

Os árbitros são obrigados a deixar claro quem é advertido no banco de reservas, nem o treinador pode ser advertido por algo que aconteça na área técnica sem identificá-lo.

A regra "anti-Dibu Martínez", também entrará em vigor, já que, em cobranças de pênaltis, o goleiro será proibido de distrair o batedor de pênalti, por exemplo, retardar a execução do pênalti ou tocar nas traves, no travessão ou na rede do gol.

Agora, é aguardar a realização da reunião no próximo sábado e suas definições.

Fonte ESPN Brasil Foto Gety Imagens