quinta-feira, 2 de junho de 2016

Clodoaldo Silva e Virna participam de revezamento da tocha em Natal

Clodoaldo Silva nadador tocha paralímpica (Foto: Divulgação)

Mais duas estrelas do esporte nacional estão confirmadas para o revezamento da Tocha Olímpica em Natal, no próximo sábado. A ex-jogadora Virna Dias, medalha de bronze com a seleção brasileira de vôlei em Atlanta 1996 e Sydney 2000, e o campeão paralímpico Clodoaldo Silva estarão entre os 110 condutores na capital potiguar, e poderão vivenciar a emoção de participar do evento na cidade onde nasceram, ao lado de familiares, fãs e amigos.

- Será muito emocionante conduzir a Tocha Olímpica pela primeira vez perto da minha família e dos meus amigos. Só de pensar, já arrepia. Passei toda minha infância em Natal, comecei minha carreira aos 13 anos e só saí para jogar vôlei no Rio aos 15 anos - conta Virna.

Clodoaldo também demonstrou alegria em voltar a Natal e repetir o que aconteceu em 2007, quando a cidade recebeu o revezamento da tocha dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. O nadador revelou que deve ser o último a participar do revezamento, sendo o responsável por acender a pira, no largo da Arena das Dunas.

- Essa vai ser a terceira vez que eu eu participo do revezamento da tocha. A primeira foi em 2007, também em Natal, para os Jogos Pan e Parapan-Americanos. Eu fui o último a poder estar carregando a tocha e a emoção foi muito grande. A segunda oportunidade foi em Londres, em 2012, carregando a tocha paralímpica. Agora, a emoção é muito maior porque vai ser a tocha olímpica, e as Olimpíadas e as Paralimpíadas vão acontecer aqui no Brasil. Falta muito pouco! É uma emoção muito grande porque vou estar encerrando a festa, acendendo a pira que vai ser montada em um palco na Arena das Dunas. Fico muito feliz de estar participando desse momento único - falou o "Tubarão" ao Globo Esporte.

Para Clodoaldo, que vai participar dos Jogos Paralímpicos pela última vez, no Rio de Janeiro, conduzir a tocha também tem outro significado, e ele explica:

- É justamente que as pessoas possam se inspirar nos condutores, nas personalidades, desportistas. Quando eu estiver passando, que as pessoas possam olhar o Clodoaldo e me terem como exemplo. 'Caramba, o Clodoaldo, lá de Mãe Luiza, hoje é um atleta reconhecido nacionalmente e internacionalmente, e está nesse grande momento. Espero um dia ser um grande campeão como ele. Se não for no esporte, que possa ser na vida'. A mensagem que a tocha olímpica vai deixar também em Natal é esta. Espero colaborar para que tudo isso possa acontecer - completou.

Por GE RN Foto Divulgação

Final do Estadual Sub-17 entre ABC e América será na Arena das Dunas

Pontapé inicial será às 15h (Foto: Canindé Pereira/América FC)

A Arena das Dunas será o palco da decisão do Campeonato Potiguar Sub-17. ABC e América vão disputar o título da competição no dia 9, às 15 horas. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (1º) pela Federação Norte-rio-grandense (FNF).

De acordo com o regulamento, em caso de empate ao término dos 90 minutos, o campeão será conhecido nas disputas de pênaltis.

Na semifinal, o Alvinegro superou o Santa Cruz de Natal por 2 a 1. Já o Alvirrubro teve vida mais fácil e passou pelo Globo com 3 a 0. Na primeira fase, o ABC venceu o América por 2 a 1 em partida da quinta rodada.

Fonte Portal No Ar Foto: Canindé Pereira/América FC

Lúcio Curió anuncia aposentadoria do futebol e se despede do América-RN

América-RN - Lúcio Curió se despede dos jogadores (Foto: Diego Simonetti/Blog do Major)

O atacante Lúcio Curió está deixando o América-RN e vai pendurar as chuteiras. O jogador de 31 anos pediu para não ser relacionado para o jogo contra o River-PI e foi liberado na última sexta-feira pela diretoria de futebol do clube para resolver algumas questões particulares. Curió foi para a casa de familiares na cidade de Mulungu, na Paraíba, e onde decidiu tomar a decisão da aposentadoria. A principal justificativa é a sequela causada pela Febre Chikungunya, que provoca dores musculares e inchaço nas articulações dos braços e pernas. 

Ao Globo Esporte, o jogador disse que não tem mais condições físicas e que as dores mais intensas que sofre são nos joelhos, que "estão tremendo a toda hora". Curió deve se reunir na manhã desta quarta-feira com o presidente Beto Santos e com o presidente do Conselho Deliberativo do América-RN, José Rocha, para rescindir o contrato. O vínculo com o clube se encerraria no fim do mês de junho.

- Estou em casa, aqui em Mulungu, porque precisei vir pôr minha cabeça em ordem. Estou parando porque não é que eu não tenha condições físicas, mas é porque os meus joelhos estão tremendo a toda hora. A doença desse mosquito é muito ruim e, por causa dela, eu estou parando. Eu já fui para alguns especialistas e não há tratamento para isso. Eu vou amanhã (quarta-feira) para Natal e vou me reunir com o presidente Beto (Santos) e com Dr. (José) Rocha para explicar as coisas e acertar a minha saída - lamentou Curió, com a voz bastante embargada.

Mecão lamenta
O diretor de futebol do América-RN, Iury Bagadão, disse que lamenta a decisão do atleta e que espera a vinda de Curió para ao clube para acertar os detalhes da rescisão.

- Nós conversamos com o atleta e tentamos de todas as formas, mas ele se mostrou convicto de que quer parar a carreira. Estamos aguardando apenas a vinda dele ao clube para resolver a parte contratual e vai seguir o caminho dele. O clube agradece a Lúcio pelo tempo em que esteve conosco - falou Bagadão.

Por Jocaff Souza Natal Foto: Diego Simonetti

América-RN renova contrato com Reis e rescinde com outros três atletas

América-RN - Reis, atacante (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)

O América-RN anunciou nesta quarta-feira a renovação de contrato com o atacante Reis. O jogador, que vem ganhando oportunidade nos últimos jogos com o técnico Sérgio China, teve o vínculo prorrogado até o fim do ano. O zagueiro Richardson e o volante Pedro também permanecem até o término da Série C do Campeonato Brasileiro. Em meio à reformulação iniciada após o fim do Campeonato Potiguar, a diretoria alvirrubra comunicou a saída do lateral-esquerdo Bruno, do volante Tiago Dutra e do meia Mateus.

Dutra conviveu com lesões durante o estadual e Bruno não agradou quando foi exigido. Mateus, que era o talismã da equipe em 2015, sempre entrando muito bem, também teve um início de temporada bastante irregular. No caso de Mateus, o procurador do jogador é que preferiu não renovar o contrato e tentar o acerto com um novo clube.

Fonte GE RN Foto: Canindé Pereira

ABC empata com Gama após sofrer pênalti duvidoso marcado por ‘velho conhecido’


A arbitragem prejudicou o ABC na noite desta quarta-feira (1º). O time vencia o Gama por 1 a 0, com gol marcado pelo atacante Nando, quando o árbitro mineiro Emerson de Almeida Ferreira ‘inventou’ um pênalti em um lance do zagueiro alvinegro Gustavo Bastos. Na cobrança, Roberto Pitio empatou para o Gama-DF e decretou o empate entre as duas equipes no estádio Bezerrão, pela Copa do Brasil.

Não é a primeira vez que Emerson aparece para estragar a festa da frasqueira. Em 2011, ele também deu um pênalti polêmico para o Vasco-RJ que acabou eliminando o ABC naquele ano. Na temporada atual, o lance ocorreu quando o time potiguar tentava o segundo gol após ter aberto o placar aos 32 minutos do primeiro tempo.

Dessa vez, o lance que causou a revolta dos jogadores abecedistas ocorreu na etapa final – aos 22 minutos. Na visão do homem do apito, a bola bateu na mão de Gustavo de forma intencional quando o atleta estava caído no gramado após escorregar na briga para tirar a bola de sua área.

Agora, o time potiguar se prepara para recepcionar a equipe candanga no ‘jogo de volta’ da competição. A partida está marcada para a quarta-feira (15), às 20h30, no estádio Frasqueirão. Uma vitória simples ou até um empate sem gols classifica o ABC para enfrentar o Santos-SP na terceira fase da competição.

Por Ayrton Freire Foto Reprodução Twitter