Com a quinta melhor campanha de toda a Série D, o América se prepara para sua quarta partida como visitante, contra o Ferroviário-CE, que segue na luta para entrar no G-4 do Grupo A3. O treinador Moacir Júnior prevê um confronto difícil, especialmente porque o tricolor cearense vem de duas derrotas consecutivas (0 a 1 para o Treze e 0 a 4 para o Sousa-PB), ambas fora de casa, o que interrompeu seu plano de recuperação.
A posição na tabela e a necessidade de reagir para não ficar para trás na briga por uma vaga na segunda fase do Brasileirão devem adicionar um certo grau de dramaticidade à partida, na visão do comandante americano. No entanto, Moacir Júnior acredita que, se o time potiguar atuar com inteligência, poderá tirar proveito do “desespero” do adversário.
“Ambos os times têm suas estratégias, claro. Trabalhamos com um planejamento sólido para o jogo, ajustamos alguns aspectos durante a partida e, talvez, possamos surpreender o adversário com mudanças inesperadas. No entanto, é justo reconhecer que nossos oponentes também fazem um excelente trabalho. Os confrontos costumam ser bem estratégicos e de alto nível, onde cada detalhe faz muita diferença”, afirmou o treinador americano.
Embora os números do América indiquem uma campanha promissora, Moacir ressalta a necessidade de o grupo manter a humildade e os pés no chão para evitar surpresas. A cada resultado positivo, ele faz questão de lembrar ao elenco do grande equilíbrio entre as equipes do Grupo A3.
“O grupo é difícil, muito difícil. Mas costumo dizer aos nossos atletas que isso só nos fortalece, pois quando esta fase acabar, estaremos prontos para o mata-mata. Estamos sendo obrigados a manter um ritmo forte na fase de classificação”, salientou.
Faltando duas rodadas para o fim da primeira fase e com um aproveitamento de 66,7%, a comissão técnica alvirrubra acredita que ainda há espaço para evolução. A principal necessidade de melhoria está no desempenho fora de casa, já que como mandante o clube manteve os 100% de aproveitamento ao vencer o Santa Cruz-RN por 3 a 0.
O América tem a terceira melhor campanha como visitante, atrás do Santa Cruz, que já chegou a sete pontos, e do Central, com quem iguala na pontuação e perde apenas nos critérios de desempate, ambos estão com quatro pontos conquistados fora de casa.
Um desafio adicional para o América será o fato de que o Ferroviário também possui 100% de aproveitamento atuando no Estádio Presidente Vargas. O tricolor cearense está empatado com América e Santa Cruz-PE, todos com seis pontos. A vantagem americana sobre os rivais está justamente no fato de que seu sistema defensivo ainda não foi vazado jogando na Arena das Dunas. Já como visitante, a equipe comandada por Moacir Júnior marcou três gols e sofreu três.
“Estamos tendo um bom desempenho, e isso reforça nossa esperança de que, com humildade e trabalho contínuo, chegaremos à fase decisiva do campeonato. Quando isso acontecer, estaremos preparados para competir com toda intensidade. Meu maior sonho é resgatar este clube para a divisão que condiz com sua grandeza. Sabemos que ele não pertence à categoria em que está hoje; sua história e tradição exigem um patamar mais alto”, afirmou Moacir Júnior.
Fonte Tribuna do Norte Foto EDMÁRIO OLIVEIRA