sábado, 24 de outubro de 2015

Voo do ABC é cancelado e partida contra o Paraná é adiada para terça

ABC embarque para Curitiba (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

A partida entre Paraná e ABC, pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, antes marcada para este sábado, foi adiada para a próxima terça-feira. A informação foi confirmada ao Globo Esporte pelo vice-presidente administrativo e de relações institucionais do ABC, Rogério Marinho. Segundo o dirigente, o voo que levaria a delegação alvinegra de Natal para São Paulo, onde faria escala para Curitiba, foi cancelado. A mudança de voo atrasaria a programação da equipe potiguar, que só chegaria à capital paranaense na manhã do dia do jogo. 

- Houve o cancelamento do voo em que a nossa delegação pegaria para São Paulo e os jogadores do ABC ficaram até a noite no aeroporto em Natal, já que o novo voo seria por volta das 22h. Com isso, a delegação chegaria em Curitiba no início da manhã deste sábado e teria um período curto para repouso antes do jogo à noite. Por conta disso, nós entramos em contato com o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo, que acionou o departamento técnico da Confederação Brasileira de Futebol e a partida foi adiada para a próxima terça-feira - explicou.

A Federação Paranaense de Futebol também foi informada da mudança na data do jogo. O site da CBF ainda não publicou a resolução com a alteração da data do jogo. O horário da partida que será disputada no Estádio Durival de Britto não foi confirmado pela FNF.

Os jogadores do ABC foram liberados e, segundo a assessoria de imprensa, uma nova programação de viagem será divulgada pelo clube. O novo embarque para Curitiba deve acontecer somente na segunda-feira.

Fonte Globo Esporte RN Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Fogo Sagrado é aceso em Palmas para o início dos Jogos Mundiais Indígenas

Fogo foi aceso nessa quinta-feira (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Poucas pessoas compreendiam o que se passava nessa quinta-feira (22) na Praça dos Girassóis, no centro de Palmas (TO), mas de uma coisa todas tinham certeza: aquele era um momento único, singular na história dos indígenas de vários países. Em que outra oportunidade as etnias Guna (Panamá), Txche (Nicarágua) e Manoki (Brasil) dividiriam o mesmo ritual? E quando pensaríamos ver os Maori, da Nova Zelândia e os Xavante, brasileiros, frente a frente?

A Cerimônia de Acendimento do Fogo Sagrado, que antecedeu a abertura dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), misturou indígenas brasileiros, argentinos, bolivianos, neozelandeses, panamenhos e muitos outros em uma miscelânea de cores, cantos e danças. Hoje, o povo de Palmas e de várias partes do mundo pode ver a dimensão desse evento.

Várias etnias chegaram à praça para a cerimônia do Fogo Sagrado por volta das 17h20 e, antes do ritual começar, vários indígenas abriam rodas, cantavam e dançavam em apresentações completamente espontâneas e simultâneas. Filmando e fotografando, centenas de pessoas tentavam entender o que se passava e acompanhar tudo que acontecia.

“Eu acho perfeito trazer esse evento para cá. É um marco histórico para a cidade”, disse o servidor público Alex Tosta, 36. O piso da praça, inclusive, traz vários desenhos de tribos do estado. Segundo a organização dos jogos, a praça foi escolhida pelos deuses indígenas para o acendimento do Fogo Sagrado e, por isso, o local só foi divulgado horas antes de sua realização.

Pouco antes das 18h, o articulador dos JMPI, Marcos Terena, reuniu as várias tribos para o início do ritual sagrado, enquanto a população local se aglomerava para entender o que se passava. O fogo estava sendo preparado. Então, os Maori iniciaram um ritual tradicional. Fazendo caretas e empunhando lanças e outros objetos, os Maori abriam caminho entre a multidão e dominaram as atenções. Homens brancos e índios assistiam fascinados à performance neozelandesa.

“Tentamos mostrar nossa força interior arregalando os olhos e pondo a língua para fora. É para apresentar quem somos, quão forte amamos as pessoas e o quanto queremos doar aos outros. Somos muito espirituais. Então, antes que tudo aconteça, o caminho espiritual precisa ser limpo. Depois disso, nós sorrimos e falamos com as pessoas”, explicou o sorridente maori Thomas Strickland.

Então, os índios Xavantes, em frente aos Maori, começaram seu canto e uma cena improvável acontecia. Maoris encarando e Xavantes cantando, frente a frente, olho no olho. Após esse momento, uma roda se abriu para o acendimento do Fogo Sagrado. Ao modo tradicional, provocando faíscas no atrito entre um graveto e uma pedra, o fogo foi aceso, já no início da noite.

Com isso, uma verdadeira festa teve início, com várias tribos dançando ao redor do fogo, celebrando o momento. “O fogo, para todos os povos do mundo, é extremamente importante. É um conhecimento milenar em todos os povos. E ele é vida, é energia, tem uma energia espiritual e em torno dele se unem todos os povos”, disse a indígena Joana Munduruku, integrante do Comitê Intertribal.

O Fogo Sagrado foi retirado da praça e será levado à Arena Verde dos JMPI amanhã, durante a abertura oficial do evento, marcada para as 17h30. Aos poucos, indígenas, moradores da cidade e turistas deixaram a praça, cientes de terem presenciado um acontecimento inédito e marcante em suas vidas.

Por Marcelo Brandão/Agência BrasilFoto: Marcelo Camargo/ABr

Federação define fórmula de disputa e divulga tabela do Potiguar de Futsal

tabela campeonato norte-rio-grandense de futsal (Foto: Reprodução)

Estão definidas as equipes e a fórmula de disputa do Campeonato Norte-rio-grandense de Futsal deste ano. Os nove times inscritos foram divididos em duas chaves. Com quatro equipes, o Grupo A conta com Macau, Cruzeiro/Seleção de Lajes, Alto do Rodrigues e Linfsal/Areia Branca. A chave B tem Ceará-Mirim/Nossa Terra, São Gonçalo/URV, SEA/UFRN, Ulbra e Cadet/Touros.

Os times se enfrentam em turno único e os dois primeiros de cada grupo se classificam para as semifinais, onde o primeiro de um grupo duela contra o segundo do outro. Os vencedores avançam para a decisão. Semifinais e final serão disputadas em jogos de ida e volta. As datas previstas para os dois duelos que decidem o campeão são os dias 28 de novembro e dia 5 de dezembro, ambos às 20h30.

A abertura da competição será no dia 7 de novembro. Serão quatros jogos, mas os locais das quatro partidas ainda não foram divulgados:

Confira a primeira rodada:
7 de novembro - 20h30 - Cruzeiro/Seleção de Lajes x Macau
7 de novembro - 20h30 - Alto do Rodrigues x Linfsal/Areia Branca
7 de novembro - 20h30 - São Gongalo/URV x Ceará-Mirim/Nossa Terra
7 de novembro - 20h30 - Ulbra x SEA/UFRN

Fonte Globo Esporte Natal Foto: Reprodução

Giro dos Jerns: Colégio Equipe é campeão no vôlei juvenil masculino

Jerns 2015 - Volei juvenil masculino - Colégio Equipe x Encanto (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

O Colégio Equipe, de Macaíba, conquistou o título no vôlei de quadra na categoria juvenil dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte. Na decisão, realizada nesta quinta-feira no ginásio Marcelo carvalho, o DED, no bairro de Candelária, a escola de Macaíba venceu o colégio Encanto, do bairro de Santarém, na zona Norte de Natal, por 3 sets a 1. As parciais da final foram 25/18, 25/16, 18/25 e 25/23.

Antes, houve três finais da modalidade, também realizadas no ginásio do DED - a juvenil feminina e a infantil masculina e feminina. Na final da categoria infantil feminino, o Henrique Castriciano venceu o CEI Romualdo Galvão por 3 sets a 0. Na decisão da categoria infantil masculino, o colégio Tereza de Lisieux bateu o Marista por 3 sets a 1. Na categoria juvenil feminina, vitória do Henrique Castriciano sobre o Facex por 3 sets a 0.

A programação dos Jerns 2015 segue até o dia 29 de outubro, com as finais da Ginástica Rítmica. A competição será realizada no ginásio do DED, em Candelária.

Fonte GE RN Foto: Jocaff Souza

Técnico confirma única mudança no ABC para confronto contra o Paraná

Sérgio China - técnico do ABC (Foto: Carlos Arthur da Cruz)

No penúltimo trabalho antes do embarque para a cidade de Curitiba, onde o ABC encara o Paraná no próximo sábado 24, o técnico Sérgio China confirmou a única mudança que o time titular do Alvinegro terá para o confronto. Com o zagueiro Suéliton suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Luizão formará a dupla de zaga com Adriano Alves. Além disso, ele poderá contar com o atacante Bismark, autor de um dos gols na vitória por 4 a 2 contra o América-MG, como opção ofensiva. O jogador chegou a ser poupado de alguns trabalhos por ter sentido dores no tornozelo.

- A gente já tem uma equipe base, principalmente pelo que vimos do jogo passado. O time foi muito bem e criou situações boas. E ainda tem o Bismark que voltou a treinar no meio da semana e é um atleta que vai nos dar uma opção no decorrer da partida - confirmou China.

Com a definição, o Mais Querido irá a campo com Saulo, Ednei, Luizão, Adriano Alves e Marcílio; Fábio Bahia, Rafael Miranda, Erivélton e Ronaldo Mendes; Romarinho e Rafinha. O treinador aposta mais uma vez na velocidade e habilidade dos homens de frente.

- A nossa é uma equipe que do meio para a frente são jogadores extremamente velozes. É uma equipe que tem que se defender muito bem para sair em velocidade e buscar os espaços deixados pelo adversário - analisou.

Em relação aos resultados dos concorrentes diretos na briga contra o rebaixamento - como a vitória do Ceará sobre o Botafogo, na última terça-feira - Sérgio China afirma que prefere não pensar muito sobre isso e mantém o foco nos próprios jogos para tentar tirar o ABC da situação atual.

- É lógico que a gente observa os jogos e fica sabendo dos resultados, mas, se a gente for pensar realmente nessas situações, termina até desacreditando mais na possibilidade de permanência. Nós temos que buscar a nossa vitória, que dá a condição de almejar a permanência, independente do resultado dos outros times - comentou.

ABC e Paraná se enfrentam no sábado, às 21h (horário de Brasília), no Estádio Durival de Britto, em Curitiba. O Alvinegro é 18º colocado, com 27 pontos, e o Tricolor está na 13ª posição, com 39 pontos. A partida é válida pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Fonte GE RN Foto: Carlos Cruz