segunda-feira, 29 de maio de 2023

Potiguares são campeões da etapa nacional de tênis de mesa em Natal

 

Mais um título para o tênis de mesa do Rio Grande do Norte. Neste final de semana, a equipe do Desportivo Rio Grande sagrou-se campeã da etapa nacional Tênis de Mesa Brasil - TMB Challenge Plus 2023, realizada em Natal, no ginásio do Complexo de Ensino Noilde Ramalho - EDHC.

O time composto por 30 mesa-tenistas conquistou 36 medalhas, sendo sete de ouro, dez de prata e 19 de bronze. Um grande feito para os potiguares que enfrentaram adversários de vários estados brasileiros. Além do Rio Grande do Norte, participaram atletas de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Vários foram os destaques do Desportivo, entre eles Adriano Santos, que conquistou a medalha de ouro no Rating C e a prata no Veterano 40, firmando-se como o nordestino melhor colocado no ranking nacional. Nesse ano, ele já havia conquistado o ouro da categoria de veteranos no TMB Challenge Plus de Recife.

Félix Dantas foi outro atleta que destacou-se conquistando um ouro e dois bronzes nas categorias Juvenil e Juventude. No feminino, destaque para Ruth Crisanto, que levou o ouro no Rating C e prata no Juventude. Foi a segunda vez que Ruth ganhou uma etapa nacional. A etapa nacional ainda contou com a estreia de Ecildo Oliveira pelo Desportivo, conquistando a medalha de bronze no Veterano 50.

O coordenador e técnico do tênis de mesa do Desportivo, Denys Victor, fez uma avaliação positiva dos resultados. "Cumprimos a expectativa de medalhas, pontuamos nas diversas categorias, nossos atletas mostraram muita qualidade técnica disputando de igual para igual contra adversários de maior tradição e agora é seguir trabalhando para dar mais rodagem ao nosso time", comentou.

O próximo desafio será a etapa do Brasileiro Platinum Ciclo 2, em julho, no Rio de Janeiro. O Desportivo Rio Grande é patrocinado pelo Favorito, através do Programa RN+ Esportes do Governo do Rio Grande do Norte.

Por Fábio Pacheco cedido ao Lancesportivo1 Foto Divulgação

Brasil é bicampeão de Grand Prix Internacional de futebol de cegos


A seleção masculina fez valer seu favoritismo e conquistou de forma invicta o bicampeonato do Grand Prix Internacional, em São Paulo. Neste sábado (27), a equipe pentacampeã paralímpica derrotou o Japão por 2 a 0 na final, com gols de Nonato e Tiago Paraná, que sacramentou a vitória a seis minutos do fim. Pela primeira vez, o Grand Prix, Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês), foi realizado no país.

Foi a segunda vitória da seleção sobre a equipe asiática na competição: a primeira foi por 3 a 0 na estreia da fase de grupos. Para chegar à disputa pela medalha de ouro hoje, no Centro de Treinamento Paralímpico (CTP), a seleção aplicou 4 a 1 na França, atual campeã europeia, na semifinal, na sexta (26). Na outra semi, o Japão superou a Argentina nos pênaltis (2 a 1), após empate em 2 a 2 no tempo normal. Antes, no segundo jogo da fase de grupos, a equipe comandada técnico Fábio Vasconcelos ganhou da Inglaterra por 2 a 0.
De olho nos Jogos de Paris

O Brasil é o único pentacampeão paralímpico, com cinco ouros consecutivos desde os Jogos de Atenas (2004). A modalidade era chamada de futebol de cinco até os Jogos de Tóquio.
A participação do país no Grand Prix Internacional faz parte da preparação rumo a Paris 2024. Serão oito equipes na capital francesa, sendo que quatro já asseguram presença: França, Turquia, Marrocos e China.

As duas principais competições da seleção este ano, classificatórios para Paris 2024, serão a Copa do Mundo, em agosto, em Birmingham (Inglaterra) – inserida dentro da programação dos Jogos Mundiais da IBSA – e os Jogos Parapan-Americanos, em novembro, em Santiago (Chile).

Para confirmar sua vaga, o Brasil terá de ficar entre os três primeiros colocados do Mundial ou conquistar o Parapan.

Fonte Agência Brasil Foto: Tuane Fernandes/CBDV

Escola pública de Natal disputa Taça Nordeste de Handebol em Maceió


O time masculino sub-14 da Escola Estadual Augusto Severo, de Natal, vai representar o Rio Grande do Norte na Taça Nordeste de Handebol, em Maceió, a partir desta segunda-feira.

A equipe veste a camisa da Associação Esportiva Cultural Handebol Clube RN e faz parte do projeto social "Handebol e Cidadania", desenvolvido pelos membros da associação fundada há oito anos por um grupo de amigos do handebol.

O projeto social "Handebol e Cidadania" foi iniciado há um ano e meio e alcançou os primeiros resultados em 2022, quando o Augusto Severo conquistou o título da 50ª edição dos Jogos Escolares do RN (Jern's).

- Essa conquista nos motivou a dar um passo adiante no projeto. E agora vamos disputar uma competição regional, representando o nosso estado - destaca o professor Fábio dos Anjos, membro da Associação Esportiva Cultural Handebol Clube RN.

Fábio dos Anjos destaca que a inclusão do time do Augusto Severo na Taça Nordeste só foi possível graças ao apoio do programa Lei de Incentivo RN + Esporte e Lazer – Professor Sebastião Cunha, do governo do estado, além de uma emenda parlamentar do então vereador Paulinho Freire e do apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Natal (SEL).

- Com essas conquistas e apoios, buscamos promover o desenvolvimento esportivo e social dos jovens, proporcionando-lhes oportunidades únicas e mostrando que eles podem alcançar grandes feitos, independentemente das circunstâncias em que se encontram - concluiu Fábio dos Anjos.

Fonte Ge Foto Cedida