quarta-feira, 16 de novembro de 2016

ABC quer coroar ano com boa campanha na Copa do NE Sub-20

ABC sub-20 (Foto: Luiz Henrique/GloboEsporte.com)

O ABC estreia domingo na Copa do Nordeste Sub-20, a última competição na temporada. O adversário será o Ceará, na cidade de Coruripe, em Alagoas. O Alvinegro faz parte do Grupo C, que também conta com o Americano-MA e o Coruripe. Na primeira fase da competição, a expectativa do time é de confrontos equilibrados.

- Nós pegamos uma chave equilibrada. O Ceará é uma equipe que a gente conhece, tradicional e muito forte. O Coruripe estará jogando em casa e tem um time muito arrumado. O desconhecido, digamos, é a equipe do Americano-MA - disse o técnico do ABC, Gilmar Oliveira.

Nesta temporada, o ABC conquistou o Campeonato Estadual da categoria e a Copa Metropolitana, além de chegar à terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior - sua melhor campanha na competição. Agora, o time quer ter um bom resultado na Copa do Nordeste para fechar o ano com chave de ouro. 

Para conseguir o feito, as principais armas do Mais Querido são o o zagueiro Vinícius, o lateral-esquerdo Luiz Felipe e o atacante Leozinho, que estavam integrado ao elenco profissional. A experiência trouxe mais confiança ao trio.

- Eu trago a experiência do profissional para cá. Participei da campanha do acesso, estadual e da Copa do Nordeste, também. Aprendi a lidar com muita pressão e cobrança e creio que isso pode ajudar a equipe. Depois de um ano muito bom, estou confiante porque sei que a gente bate de frente com todos os times do Nordeste - afirmou o atacante Leozinho, que chegou a ser titular no estadual.

Na primeira fase da Copa do Nordeste Sub-20, serão cinco grupos de quatro equipes. Se classificam os cinco primeiros colocados e os três melhores segundos lugares. A competição, então, segue no mata-mata até definir o campeão.

Confira os jogos do ABC:
20 de novembro - Estádio Gerson Amaral 
ABC x Ceará

22 de novembro - Estádio Gerson Amaral
ABC x Coruripe

24 de novembro - Estádio Gerson Amaral
ABC x Americano-MA

Por GE RN Foto: Luiz Henrique

Macau vence União e abre vantagem no Potiguar de Futsal

Macau Campeonato Norte-rio-grandense de Futsal (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)

As quartas de final do Campeonato Norte-rio-grandense de Futsal foram abertas na noite desta terça-feira, e Macau saiu na frente do União na briga pela classificação para as semifinais. Em jogo realizado no ginásio Marcelo Carvalho (DED), em Natal, o time macauense venceu por 2 a 1 e agora tem a vantagem do empate no confronto da volta, marcado para sábado.

A vitória foi construída no primeiro tempo. O goleiro Rafael Dipirona abriu o placar em chutaço de longe. Helber Neguinho, destaque da partida, ampliou de cabeça. O União, que é de Goianinha, mas decidiu mandar o jogo em Natal, diminuiu em cobrança de falta de Berg, na segunda etapa. A equipe do técnico Udenis Oliveira tentou pressionar em busca do empate, mas parou na forte marcação de Macau, que quase fez mais um com Neguinho. No lance, o experiente goleiro Neilson fez a defesa parcial e depois se esticou para tirar a bola em cima da linha, arrancando aplausos de todos no ginásio.

Com o triunfo em Natal, o time de Ivan Ribeiro precisa de um empate no ginásio Virgílio Barbosa, em Macau, no sábado, às 20h30. O União joga por uma vitória simples - independentemente de placar, já que não existe saldo de gols - para forçar a prorrogação. Em caso de prorrogação, persistindo o empate, a decisão irá para os pênaltis. O vencedor deste confronto encara o classificado do duelo entre ABC/Nossa Terra e Alecrim/Lajes.

No outro jogo desta noite, o Cadet bateu o Cruzeiro de Assú por 3 a 2, em Touros. As duas equipes voltam a se enfrentar no sábado, na cidade de Assú, com o Cadet jogando por um empate.

Por GE Natal Foto: Augusto Gomes

Bismarck, ex-CSA e Campinense, reforça Globo FC na temporada 2017

Bismarck, CSA (Foto: Ailton Cruz / Gazeta de Alagoas)

Vice-campeão da Série D deste ano com o CSA, o meia-atacante Bismarck é o novo reforço do Globo FC para o Campeonato Potiguar 2017. A contratação foi anunciada pela diretoria da Águia de Ceará-Mirim na noite de segunda-feira. O jogador natalense vai defender pela primeira vez um clube do Rio Grande do Norte.

Bismarck foi um dos destaques na campanha do acesso do CSA em 2016. Ele também tem no currículo o título da Copa do Nordeste de 2013 pelo Campinense; e acessos da Série D para a C com o Guarany de Sobral, em 2010, e o Santa Cruz, no ano seguinte. 

O meia é cria das categorias de base do Fortaleza, onde se profissionalizou e fez mais de 100 jogos com a camisa tricolor, conquistando também dois títulos do tetracampeonato cearense (2007 a 2010). Defendeu ainda Botafogo-PB, Nacional-AM, Rio Branco-PR, Paraná e Aparecidense, além do Esperance de Tunis (Tunísia).

Antes de Bismarck, o Globo havia anunciado a contratação do meia Rivaldo, que estava no Atlético Potengi, na segunda divisão do Campeonato Potiguar, e que tinha vestido a camisa da própria Águia no estadual e na Série D deste ano.

Fonte GE RN Foto: Ailton Cruz / Gazeta de Alagoas

Potiguar de Mossoró escolhe Marco Antônio Fernandes como presidente

Marco Antônio Fernandes presidente do Potiguar de Mossoró (Foto: Marcelo Diaz/Divulgação)

O Potiguar de Mossoró tem um novo presidente. O empresário Marco Antônio Fernandes foi o nome escolhido pelo Conselho Deliberativo para conduzir o clube em 2017. Ele reassume o comando do "Time Macho" após 10 anos e terá Altanir Fernandes como vice-presidente.

A definição do novo presidente veio após reunião na noite de segunda-feira, em Mossoró. Marco Antônio Fernandes tem 55 anos e foi presidente do Potiguar em 2006, ano em que o Alvirrubro terminou o estadual como vice-campeão.

Além de Marco Antônio, participaram da reunião o presidente do Conselho Deliberativo Luzenildo Roberto, os diretores Jorge do Rosário, Tácio Garcia, Haroldo Duarte, Soares Filho, Gregório Jales e Jorge Ivan do Rosário.

O Potiguar chegou a viver um dilema na busca por um nome de consenso para substituir Benjamim Machado, presidente eleito com mandato até 2017, que se licenciou do cargo para concorrer ao cargo de vereador em Mossoró. Sem obter êxito no pleito municipal, ficou descontente e anunciou a renúncia da presidência em outubro. 

Por GE RN Foto: Marcelo Diaz

Santa Cruz de Natal anuncia volante e atacante e renova com mais três

RN - Ramon, volante do Santa Cruz de Natal (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)

O Santa Cruz de Natal anunciou mais duas contratações para o Campeonato Potiguar 2017. O volante Ramon, ex-Globo FC, e o atacante Daniel Caiçara, que estava no Sociedade União 1º Dezembro, de Portugal, são as novas peças do Tricolor para brigar pelo título estadual. A diretoria ainda conseguiu a renovação de mais três atletas que foram campeões da segunda divisão: o volante Ray Silva, 22 anos, e os meias Murillo Carmo, 20 anos, e Thiago Barra, 22 anos.

Ramon Gabriel Santos do Nascimento é natural de Natal e tem 29 anos. O volante passou por Alecrim, Palmeira-RN, Currais Novos, Assu, Santa Cruz-RN e Globo FC, onde conquistou a segunda divisão do Campeonato Potiguar 2013, a Copa FNF 2014 e a Copa RN 2014. O último clube do jogador foi o Paraíba, da cidade de Cajazeiras.

Daniel Conrado da Silva é natural de Caiçara do Norte, no Rio Grande do Norte, e tem 26 anos. O jogador estava no Sociedade União 1º Dezembro, de Portugal, mas acumula passagens por Belo Jardim, Náutico, Botafogo-PB, Corinthians-AL, Vitória de Santo Antão e Socorrense.

Renovados
O volante Ray Silva foi titular na maior parte da campanha do acesso à elite do Campeonato Potiguar. Os meias Murillo Carmo e Thiago Barra também foram aprovados pelo técnico Higor César. O comandante tricolor elogiou o futebol da dupla que veio do Rio de Janeiro e acredita que podem render ainda mais no estadual.

- São dois jovens talentosos, que se mostraram importantes quando acionados na segunda divisão e que poderão nos ajudar bastante em 2017 - declarou Higor César.

Fonte GE Natal Foto: Canindé Pereira

América-RN oficializa polivalente Michel Benhami, ex-Caldense e ABC

Michel Benhami - volante do ABC (Foto: Carlos Arthur da Cruz/GloboEsporte.com)

O América-RN continua a montagem da equipe para a temporada 2017 e, na noite desta terça-feira, oficializou a contratação do volante Michel Benhami, que estava na Caldense. O jogador de 28 anos também atua como lateral-esquerdo e meia, e chega por indicação do técnico Felipe Surian. Os dois trabalharam juntos no Tupi.

- É um excelente jogador, que trabalhou comigo em dois acessos da Série D para a Série C, com o Tupi. Acompanho ele bastante e fez um excelente Campeonato Mineiro pela Caldense, além de uma boa Série D. Ele vai trabalhar conosco e com certeza vai agregar um grande valor à equipe do América - declarou Surian em entrevista à rádio 98 FM.

Esta será a segunda passagem de Michel Benhami pelo futebol potiguar. Em 2014 e 2015, ele vestiu a camisa do arquirrival ABC na Série B do Campeonato Brasileiro. Ao longo da carreira, também passou por Goiás e Mogi Mirim.

Por GE RN Foto: Carlos Arthur da Cruz

Líder isolado: Brasil vence o Peru e iguala marca histórica


A Seleção Brasileira fechou 2016 com chave de ouro! Líder absoluto das Eliminatórias Sul-Americanas com 27 pontos, quatro a mais que o vice Uruguai, o Brasil chegou a sexta vitória seguida, ao bater o Peru por 2 a 0, nesta quarta-feira (16), no Estádio Nacional, em Lima (PER). 

No último compromisso da temporada, o escrete brasileiro contou com gols de Gabriel Jesus e Renato Augusto para vencer os peruanos e igualar a marca histórica da Seleção de 1969, que também acumulou seis triunfos consecutivos em Eliminatórias.


Por Site da CBF Foto Lucas Figueiredo/CBF

Baraúnas desfaz parceria e ameaça se licenciar do Campeonato Potiguar

RN - Gilson Cardoso, vice-presidente do Baraúnas (Foto: Reprodução)

A interdição do Estádio Nogueirão, em Mossoró, gerou outro problema para o planejamento do Baraúnas de disputar o Campeonato Potiguar 2017. Nesta terça-feira, a direção do Leão do Oeste anunciou o fim da parceria com a empresa LM03 Sports, que estava cuidando do futebol e da montagem do elenco tricolor para o próximo ano. Ao Globo Esporte, o vice-presidente do Leão, Gilson Cardoso, lamentou que o impasse com o fechamento da principal praça esportiva mossoroense tenha provocado a ruptura do contrato com o grupo paulista.

- Infelizmente, nós finalizamos a parceria com a empresa LM03 Sports. O que está dificultando para o nosso clube disputar o estadual é a questão do estádio. O Nogueirão está interditado e esse foi o principal motivo para a ruptura do contrato - contou Cardoso.

Apesar da Federação Norte-rio-grandense de Futebol ter firmado um acordo com Liga Assuense de Desportos para que os clubes de Mossoró possam disputar o estadual no Estádio Edgarzão, Gilson Cardoso considera que a medida ainda é vista com receio pelo dirigentes tricolores. O vice-presidente do Baraúnas cita o fato de que a média de público do clube no campeonato deste ano, atuando no Nogueirão, foi muito baixa. As causas estão ligadas à limitação de público com os bloqueios nas arquibancadas do estádio e à campanha irregular da equipe no torneio. Se entrar em campo em 2017, o Leão vai precisar destinar uma parte do orçamento para as viagens e hospedagens dos jogadores, o que se torna inviável diante da situação econômica do clube.

- Nós não estávamos conseguindo levar 500 torcedores para o Nogueirão no campeonato deste ano, imagine se formos jogar em Assú. É um gasto muito grande que nós teremos com viagens e hospedagens, porque mesmo atuando como mandantes, não jogaremos na nossa casa - lamentou.

Para não se licenciar do Campeonato Potiguar, a esperança do Baraúnas está em uma reunião, marcada para a próxima segunda-feira, com outro grupo de empresários, formado por alguns abnegados de Mossoró e outras pessoas da região Nordeste. A intenção é conseguir um patrocínio capaz de estruturar o clube para o estadual 2017. Caso não haja sucesso no encontro, o Leão deve pendurar as chuteiras e abandonar a competição do próximo ano.

- Nos reunimos ontem (segunda-feira) com outro grupo de empresários para realizar uma parceria. Se esse grupo fechar conosco, nós iremos disputar o estadual. Se não tivermos sucesso, nós vamos apresentar o licenciamento. Não é pensamento dos dirigentes, mas, se não tivermos uma posição concreta, nós sairemos da disputa. Acredito que teremos essa definição até a próxima segunda-feira. Se o Baraúnas não conseguir participar do estadual, a culpa vai ser por conta da falta do Estádio Nogueirão - completou.

Confira a nota do Baraúnas:
A Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas vem por meio desta nota comunicar que não seguirá mais a parceria com a empresa LM03 Sports para disputa do Campeonato Estadual 2017. A parceria que tinha sido firmada há um mês entre a diretoria e o empresário Luciano Martins, com objetivo de fornecer jogadores para disputa do campeonato, infelizmente acabou sendo interrompida.

O motivo do rompimento do contrato deu-se em virtude de novas oportunidades de Luciano Martins no mercado europeu. Por este motivo, o empresário e sua empresa optaram em realizar novos investimentos no mercado internacional. O Baraúnas agradece a Luciano Martins e a LM03 Sports por todos os serviços prestados ao clube neste ano. Queremos dizer ainda que sempre estaremos de portas abertas para receber jogadores da LM03 Sports e prontos para novas parcerias futuras.

Com essa desistência, a diretoria já está agindo em busca de novas alternativas para montar seu planejamento para o estadual. Reiteramos ainda nossa cobrança em relação do município com a liberação do estádio Manoel Leonardo Nogueira, que ainda continua interditado por conta da intervenção do Corpo de Bombeiros.

Reforçamos ainda que caso o estádio Nogueirão não seja liberado para o estadual, iremos estudar a possibilidade pedir o licenciamento do campeonato, tendo em vista que iríamos ter prejuízo enorme em relação as receita das bilheterias, uma vez que as despesas aumentariam tendo que mandar os jogos em outro local.

Por Jocaff SouzaNatal