sábado, 15 de outubro de 2016

Potiguar Andrey Valério é eleito para quadriênio 2017-2020 da CBBS

Andrey Valério, representante do Sindicato dos Atletas Profissionais do RN (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

O potiguar Andrey Valério foi eleito como presidente da Confederação Brasileira de Beach Soccer para o quadriênio 2017-2020. A escolha aconteceu na última terça-feira, no Rio de Janeiro, após indicação de 17 das 22 federações da modalidade. A missão da nova presidência e do conselho fiscal é valorizar a entidade, que ficou escanteada após impasses jurídicos com a CBF, que passou a reconhecer a Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB) como parceira oficial.

Formado em Educação Física, o profissional já treinou a seleção brasileira por duas vezes. Entre outros trabalhos, comandou a equipe de areia do Flamengo e foi consultor técnico da seleção da Venezuela de beach soccer. No campo, atuou como treinador de vários clubes potiguares, como Alecrim, Assu e Santa Cruz-RN. Ao Globo Esporte, Andrey Valério revelou que uma auditoria está em andamento na CBBS, para verificar todo a parte financeira dos últimos 12 anos, que estava sob administração de uma empresa de gerenciamento esportivo. Outra medida foi a transferência da sede do Rio de Janeiro para Natal.

- Tivemos essa eleição e recebemos o apoio de 17 das 22 federações. Vamos recomeçar o trabalho e conversar com alguns dirigentes para reerguer o beach soccer brasileiro. O meu nome foi colocado em votação e solicitei algumas contraprovas, como a mudança da sede para Natal. Agora, a Confederação está passando por um processo de auditoria para saber como foi a administração dos últimos 12 anos. Nós queremos saber o que temos a receber e o que, porventura, temos de pagar. Vários contratos estão em aberto e precisamos saber de que maneira foram realizadas pela administração anterior - contou Andrey Valério.

Entre as propostas da nova gestão, Andrey quer impulsionar a formação de atletas, montando estruturas locais para a criação de clubes. Outra ideia é abrir espaço para o futebol feminino e regulamentar a categoria junto ao Ministério do Trabalho.

- As propostas ainda estão sendo estudadas, mas podemos falar da criação de uma copa feminina estudantil sub-17, aumentar a presença de jogadores nas categorias de base e abrir um diálogo para buscar a regularização dos jogadores beach soccer, normatizando a atividade junto ao Ministério do Trabalho - completou.

Texto e Foto por Jocaff SouzaNatal

ABC não perde no Frasqueirão desde março; série invicta é de 17 jogos

ABC - Nando, atacante - ABC x Botafogo-SP (Foto: Frankie Marcone/ABC FC/Divulgação)

O ABC viveu tantas alegrias no Frasqueirão em 2016 que é até difícil lembrar a última derrota em casa. Na verdade, em 23 jogos, foram apenas duas derrotas: para o Alecrim, no dia 3 de fevereiro, ainda pelo Campeonato Potiguar, e para o Salgueiro, no dia 10 de março, pela quinta rodada da Copa do Nordeste. Depois deste confronto, o Alvinegro emendou uma sequência de 17 jogos de invencibilidade. Nesta trajetória, já tendo Geninho como técnico, foi campeão estadual e conquistou o acesso à Série B. 

Além da campanha irregular na Copa do Nordeste, a maior decepção em casa veio com a eliminação na segunda fase da Copa do Brasil, diante do Gama, em junho. Empate no tempo normal (o que assegura a série invicta) e derrota nos pênaltis. Este retrospecto positivo motiva o torcedor alvinegro para a semifinal da Série C contra o Guarani, neste domingo. O jogo no Frasqueirão começa às 20h (horário local).

Atualizada: Fizemos uma correção por não computar os jogos da Copa do Nordeste.

Retrospecto do ABC no Frasqueirão em 2016:
23 de janeiro
ABC 2 x 1 Palmeira

3 de fevereiro
ABC 0 x 1 Alecrim

10 de fevereiro
ABC 1 x 1 Assu

13 de fevereiro
ABC 1 x 1 Campinense

24 de fevereiro
ABC 2 x 1 Imperatriz

10 de março
ABC 1 x 2 Salgueiro

13 de março
ABC 2 x 0 Globo FC

20 de março
ABC 1 x 1 América-RN

2 de abril
ABC 3 x 1 Baraúnas

13 de abril
ABC 3 x 1 Potiguar de Mossoró

20 de abril
ABC 3 x 2 Goianésia

7 de maio
ABC 4 x 0 América-RN

28 de maio
ABC 2 x 0 Salgueiro

11 de junho
ABC 0 x 0 Confiança

15 de junho
ABC 1 (1) x (4) 1 Gama

2 de julho
ABC 4 x 0 River-PI

10 de julho 
ABC 2 x 1 Cuiabá

23 de julho
ABC 1 x 0 América-RN

7 de agosto
ABC 1 x 1 Botafogo-PB

20 de agosto
ABC 2 x 1 Fortaleza

29 de agosto
ABC 2 x 0 Remo

18 de setembro
ABC 2 x 2 ASA

7 de outubro
ABC 1 x 0 Botafogo-SP

Fonte GE RN Foto: Frankie Marcone/ABC FC

Geninho realiza testes no ABC, mas mantém Márcio Passos como titular

ABC - Geninho, técnico (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

O técnico Geninho ainda não confirma a equipe titular do ABC para o primeiro jogo da semifinal da Série C do Campeonato Brasileiro contra o Guarani, mas repetiu a formação dos últimos dias na atividade desta sexta-feira. O volante Márcio Passos treinou no meio-campo no lugar de Anderson Pedra, enquanto Caio Mancha foi mantido na vaga de Nando. As outras mudanças são as voltas de Léo Fortunato para a defesa e Alex Ruan para a lateral esquerda. O treinador alvinegro disse que vai esperar pelo último treino, marcado para a tarde deste sábado, para definir o grupo que começa a partida contra o Bugre.

Na atividade, o Mais Querido treinou com Edson; Filipi Sousa, Léo Fortunato, Cleiton e Alex Ruan; Márcio Passos, Felipe Guedes, Lúcio Flávio e Erivélton; Jones Carioca e Caio Mancha. Na segunda parte do treino, Geninho testou a entrada do meia Echeverría no lugar de Alex Ruan, enquanto o atacante Michel Henrique substituiu Lúcio Flávio. No final, Marrone entrou na vaga de Michel Henrique e foi para a lateral esquerda, com Echeverría compondo o meio-campo.

- Todos os jogadores estão bem motivados e o trabalho de hoje (sexta-feira) me deixou satisfeito. Fiz algumas modificações em virtude das situações do time. Mas eu espero sempre pelo último trabalho, que será amanhã (sábado), para definir a equipe - disse Geninho à Rádio Globo Natal.

Nos confrontos contra o Botafogo-SP, o ABC encontrou muitas dificuldades com a forte marcação adversária. Para o duelo contra outra equipe paulista, Geninho considera que a postura do clube de Campinas será semelhante. O treinador alvinegro reforça a experiência do oponente e o desempenho durante a competição. Mesmo assim, acredita em um bom resultado em casa para buscar a vaga na final da Terceirona no dia 23, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa.

- Eu espero, mais ou menos, como eu esperei o Botafogo-SP. Eles virão, com certeza, tentar um gol para defender e fechar a marcação para lutar pela vaga na casa deles. Nós também esperamos fazer um jogo forte. O nosso grupo está muito focado e sabe que vai enfrentar a melhor equipe da competição. Tem jogadores muito experientes, acostumados a jogar partidas grandes. Mas nós estamos conscientes de que podemos ultrapassar essas dificuldades e buscar a vitória em casa - planejou.

Apesar do jogo ter sido marcado para as 21h (horário de Brasília), Geninho espera a presença da torcida em grande número. No jogo que garantiu o acesso do ABC à Série B de 2017, o Frasqueirão recebeu um público de 14.974 espectadores. Nesta sexta-feira, a direção anunciou uma parceria com o Uber para que o torcedor tenha um desconto e um local exclusivo para embarque e desembarque no estádio. Geninho espera que a torcida abecedista lote o estádio e incentive o grupo a buscar uma vantagem para o jogo da volta, em Campinas.

- A presença do torcedor é fundamental e isso tem sido demonstrado nos últimos jogos. Talvez, se o torcedor não tivesse nos apoiado, nós talvez não estaríamos comemorando o acesso. A gente reconhece que esse horário no domingo é meio louco, mas eu disse aos meus jogadores que é a hora do sacrifício. O torcedor não vem mais com a faca no pescoço, porque nós já conquistamos o acesso, mas contamos com eles para buscar a vitória e uma vantagem para o segundo jogo, que pode nos colocar na final do campeonato - completou.

Fonte GE RN Foto: Jocaff Souza