quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Ayrton Senna é o mais rápido das últimas quatro décadas da F-1, diz estudo


O brasileiro Ayrton Senna foi o piloto mais rápido das últimas quatro décadas da Fórmula 1, de acordo com estudo encomendado pela própria categoria e divulgado nesta terça-feira Utilizando uma nova tecnologia, a pesquisa apontou o tricampeão à frente do alemão Michael Schumacher, dono de sete títulos da F-1. O inglês Lewis Hamilton, hexacampeão mundial, “completou o pódio”.

Senna, falecido em acidente de corrida em 1994, superou Schumacher por pouco: apenas 0s114. Hamilton aparece a 0s275. O inglês é o atual campeão da F-1 e poderá alcançar o recorde de títulos do piloto alemão nesta temporada.

A lista dos mais rápidos da história tem apenas dez integrantes. Após o Top 3, aparecem o holandês Max Verstappen, o espanhol Fernando Alonso, o alemão Nico Rosberg e o monegasco Charles Leclerc, na sétima posição. A lista tem ainda os pouco expressivos Heikki Kovalainen (8ª), da Finlândia, e o italiano Jarno Trulli (9ª). O alemão Sebastian Vettel, tetracampeão mundial, finaliza a lista.

Curiosamente, a relação dos mais velozes não traz nomes consagrados na história da F-1, como o francês Alain Prost, o brasileiro Nelson Piquet, os britânicos Nigel Mansell, Damon Hill e Jenson Button e os finlandeses Mika Hakkinen e Kimi Raikkonen. Todos conquistaram títulos na categoria.
Estudo comparou pilotos de diferentes idades e épocas

A pesquisa foi realizada pela Amazon Web Services (AWS), a pedido da F-1. O estudo comparou pilotos de diferentes idades e épocas, a partir de dados de 1983 até os dias atuais. A AWS utilizou a tecnologia “machine learning”, algo semelhante à inteligência artificial, com base nos tempos obtidos nos treinos classificatórios, que são as sessões onde os pilotos exigem as maiores velocidades ao longo de um fim de semana de GP.

No estudo, os pesquisadores criaram o algoritmo chamado “Fastest Driver” para padronizar os carros e a equipes de todos os pilotos, de forma a poder analisar somente a performance individual do atleta na pista.

“Tem sido muito empolgante trabalhar neste projeto, retirando o homem da máquina e olhando para uma riqueza de dados de cada piloto ao longo da história. Com a ajuda da AWS, fomos capazes de abordar algo que tem sido solicitado por muitos anos: classificar os pilotos por um atributo bruto de velocidade pura em uma volta voadora, atravessando os anos, independente da qualidade do carro”, disse Dean Locke, diretor de mídia da F-1.

Diretora do Amazon Machine Learning Solutions Lab, Priya Ponnapalli disse que a tecnologia poderia responder a diversas disputas polêmicas na história da F-1. “Com o machine learning, há várias oportunidades de aplicar a tecnologia para responder a problemas complexos e, neste caso, esperamos ajudar a resolver disputas antigas com os fãs usando dados para basear decisões”, declarou.

por Agora RN Foto Divulgação

CBF divulga tabela e Série D do Brasileiro começa no dia 6 de setembro

Série D começa no dia 6 de setembro

A bola vai rolar para a Série D do Campeonato Brasileiro! No dia 6 de setembro, serão disputados os quatro jogos de ida da fase preliminar da competição, que marca o início do torneio nacional. As partida de volta estão marcadas para o domingo seguinte (13).

As datas foram divulgadas nesta terça-feira pela Diretoria de Competições da CBF. A abertura do campeonato terá dois confrontos às 15h do dia 6, com Real Noroeste x Aquidauanense e Tocantinópolis x Brasiliense. Na sequência, às 16h, é a vez de Ji-Paraná x Nacional e Baré x Ypiranga.

No dia 13, mais uma vez, serão dois jogos em cada horário. Nacional x Ji-Paraná e Aquidauanense x Real Noroeste serão disputados às 16h, enquanto Brasiliense x Tocantinópolis e Ypiranga x Baré começarão às 15h.

Tabela da Fase Preliminar
Jogos de ida - 6/9
15h: Real Noroeste - ES x Aquidauanense - MS - Olímpio da Rocha, Águia Branca (ES)
15h: Tocantinópolis - TO x Brasiliense - DF - João Ribeiro, Tocantinópolis (TO)
16h: Ji-Paraná - RO x Nacional-AM - José Bianco, Ji-Paraná (RO)
16h: Baré - RR x Ypiranga - AP - Canarinho, Boa Vista (RR)

Jogos de volta - 13/9
15h: Ypiranga - AP x Baré - RR - MS - Zerão, Macapá (AP)
15h: Brasiliense - DF x Tocantinópolis - TO - Elmo Farias, Taguatinga (DF)
16h: Nacional - AM x Ji-Paraná - RO - Arena da Amazônia, Manaus (AM)
16h: Aquidauanense - MS x Real Noroeste - ES - Noroeste, Aquidauana (MS)

A nova tabela contempla também a desistência de Clube Atlético Patrocinense, Luverdense Esporte Clube e Clube Recreativo Atlético Catalano-CRAC. As agremiações foram substituídas, respectivamente, por Villa Nova Atlético Clube, Sinop Futebol Clube e Associação Esportiva Aparecidense.

A 1ª fase da Série D está prevista para começar uma semana depois, no dia 20 de setembro. Nesta etapa, serão oito grupos de oito times cada, com 64 participantes ao todo. Com isso, ficaram assim as chaves:

1ª Fase da Série D
Grupo A-1
Atlético - AC
Bragantino - PA
Fast Clube - AM
Galvez - AC
Independente - PA
Rio Branco - AC
Vilhenense - RO
Nacional - AM* ou Ji-Paraná - RO

Grupo A-2
Altos - PI
Juventude - MA
Moto Club - MA
River - PI
Santos - AP
São Raimundo - RR
Sinop - MT
Ypiranga - AP* ou Baré - RR

Grupo A-3
Afogados - PE
América - RN
Atlético - PB
Campinense - PB
Floresta - CE
Guarany Sobral - CE
Globo - RN
Salgueiro - PE

Grupo A-4
ABC - RN
Central - PE
Coruripe - AL
Frei Paulistano - SE
Itabaiana - SE
Jaciobá - AL
Potiguar - RN
Vitória da Conquista - BA

Grupo A-5
Águia Negra - MS
Aparecidense - GO
Goianésia - GO
Goiânia - GO
Operário VG - MT
União - MT
Vitória - ES
Aquidauanense - MS* ou Real Noroeste - ES

Grupo A-6
Atlético - BA
Bahia de Feira - BA
Caldense - MG
Gama - DF
Palmas - TO
Tupynambás - MG
Villa Nova - MG
Brasiliense - DF* ou Tocantinópolis - TO

Grupo A-7
Bangu - RJ
Cabofriense - RJ
Cascavel - PR
Ferroviária - SP
Mirassol - SP
Nacional - PR
Portuguesa - RJ
Toledo - PR

Grupo A-8
Caxias - RS
Joinville - SC
Marcílio Dias - SC
Novorizontino - SP
Pelotas - RS
São Caetano - SP
São Luiz - RS
Tubarão - SC

por Agência Futebol Interior

Copa do Mundo de Natação é remarcada para setembro e outubro de 2021


A pandemia do novo coronavírus (covid-19) impactou o calendário de competições esportivas em todo o mundo. Com a Copa do Mundo de Natação não foi diferente. A Federação Internacional de Natação (Fina) remarcou para para setembro e outubro as seis etapas da competição. Todas serão realizadas em piscinas curtas (25 metros). Inicialmente, o Mundial ocorreria no segundo semente deste ano.

Em nota oficial, a Fina explicou que as cidades-sede – Cingapura, Jinan (China), Berlim (Alemanha), Budapeste (Hungria), Doha (Catar) e Kazan (Rússia) – demostraram interesse de manter o cronograma inicial . Mesmo assim, a entidade decidiu reorganizar o calendário do evento.

“Apesar de as cidades-sede da Copa do Mundo de Natação em 2020 demonstrarem continuamente seu interesse em sediar a competição este ano, a recomendação da Força-Tarefa da Fina, indicada para revisar a situação, é de adiá-la para o próximo ano, a fim de garantir a segurança dos atletas e todas as partes interessadas envolvidas”, diz a entidade, em nota publicada segunda-feira (17).

As primeira disputas serão em Cingapura e Jinan, em setembro, ainda sem datas definidas. Em outubro os europeus recebem o evento. A primeira anfitriã no Velho Continente será Berlim (Alemanhã), com prova entre os dias 1º e 3 de outubro. A etapa seguinte será em Budapeste (Hungria), entre os dias 7 a 9. Na segunda quinzena o Mundial estará em Doha (Catar), de 21 a 23. O encerramento do Mundial será em Kazan (Rússia), com provas entre os dias 28 e 30 de outubro. Ao todo, a Fina vai destinar US$ 2,5 milhões em premiações, o equivalente a R$ 13 milhões.

por Agência Brasil Foto Alexandre Castello Branco/ COB

Estreante Zé Eduardo brilha, faz gol relâmpago e América-RN vence Palmeira

Zé Eduardo faz o segundo no jogo

Quem esperava uma nova goleada se decepcionou um pouco, mas o América-RN alcançou mais uma vitória no Campeonato Potiguar e recuperou a liderança do segundo turno na noite desta terça-feira 18. O Alvirrubro bateu o Palmeira por 3 a 1 na Arena das Dunas, com dois gols do estreante Zé Eduardo e um de Thiaguinho. João Aleluia descontou para o Verdão do Agreste. O primeiro gol rubro na partida foi marcado logo aos 8 segundos.

Com 16 pontos em seis jogos, o América-RN é o líder do returno, pelo menos, até sábado, quando o ABC encara o Potiguar. O Alvinegro tem 15 pontos em cinco partidas. O time rubro só volta a jogar pelo estadual no dia 29, justamente no Clássico Rei. Antes, enfrenta o Juventude pela Copa do Brasil, no dia 26. O Palmeira é o lanterna do returno e da classificação geral, e pode ser rebaixado na quinta-feira, caso o Assu vença o Força e Luz.

por GE RN Foto: Alexandre Lago/ge