domingo, 9 de março de 2014
'Racista está mais próximo do macaco do que o negro', diz Marcelo Barreto
As notícias envolvendo racismo e esporte têm se tornado cada vez mais comuns no Brasil e no mundo. Depois do fato ocorrido com o jogador Tinga, do Cruzeiro, no Peru, no mês passado, em jogo pela Libertadores, nessa semana o árbitro Márcio Chagas da Silva foi vítima de ofensas e ameaças em jogo do Campeonato Gaúcho, assim como o volante Arouca, do Santos, em partida em Mogi Mirim, pelo Paulistão. Para o apresentador da edição da noite do “SporTV News”, o jornalista Marcelo Barreto, o racista está mais perto do macaco.
- A defesa do Arouca é muito bem colocada e acho que a gente pode ir até mais além. Na cadeia evolutiva, o racista está mais próximo do macaco do que o negro, essa associação que se faz por cor é tão idiota que mostra que o cara que faz essa associação está muito mais atrás na cadeia evolutiva que qualquer um de nós. Todos somos descendentes do macaco, mas parece que o racista ficou um pouquinho mais para trás na evolução humana - afirmou.
O jogador Rivaldo, também presidente do Mogi Mirim, lamentou os fatos ocorridos no Estádio Romildo Ferreira com Arouca, e prometeu ajudar nas investigações para identificar os responsáveis, mas repudiou qualquer punição ao clube, que inclusive já teve seu estádio interditado pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP). Já Marcelo Barreto, discorda.
- Tem que punir quem faz a ofensa e, infelizmente para o Rivaldo, o clube tem que ser responsabilizado. Se não pode controlar a boca dos torcedores, pode tentar conscientizar seus torcedores de que isso não faz. Esse tipo de ofensa está ficando perigosamente comum aqui no Brasil, já aconteceu também na América do Sul, e é uma coisa muito complicada.
O jornalista ainda citou o caso do árbitro Márcio Chagas da Silva, que relatou as ofensas e ameaças na súmula do jogo entre Esportivo e Veranópolis, no Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Marcelo Barreto se disse assustado com o que foi escrito pelo próprio árbitro.
- As frases que constam da súmula do árbitro são assustadoras. Além das ofensas racistas, têm ameaças de morte: "temos que matar todos vocês". É uma coisa que não vale nem à pena repetir de tão escabroso que é - concluiu.
Por SporTV.com Rio de Janeiro Foto Ricardo Saibun
Gramado da Arena das Dunas passa por ajustes
O consórcio Arena das Dunas divulgou nota em que comunica ajustes feitos no gramado do estádio.
Confira na íntegra:
A Arena das Dunas comunica que, com o intuito de manter o nível de excelência de seu gramado, efetuou as seguintes medidas:
- Remoção de sua cobertura foliar, proporcionando a renovação do gramado, que crescerá cada vez mais homogêneo.
- Descompactação do solo, que facilitará a sua oxigenação e ao mesmo aumentará o conforto dos atletas.
- Aplicação de camada sobre gramado de areia fina misturada a adubo orgânico para manutenção do bom nivelamento do gramado e a fertilidade do solo.
Sua condição estética, com fechamento total da cobertura foliar, será retomada em até 15 dias.
Por augusto.gomes
Anã, potiguar se torna gigante no esporte paralímpico brasileiro
Que as mulheres são bem mais fortes do que aparentam, isso não há como negar. No esporte, então, são muitos os nomes que se destacam, e nas mais diversas modalidades. No Rio Grande do Norte, uma atleta não se abateu com suas limitações e encontrou no esporte uma forma de vencer as dificuldades. A halterofilista Maria Rizonaide Silva, de 31 anos, é um exemplo de guerreira que não se acomodou ao nanismo, doença genética que faz com que os indivíduos tenham características especiais e fora do padrão da população em geral como a baixa estatura.
Nascida em Santo Antônio do Salto da Onça, que fica a 70 quilôemetros da capital potiguar, Rizonaide compete no halterofilismo desde 2011. O início da prática esportiva foi uma forma de passar o tempo e se condicionar fisicamente. Mas o tempo passou e o que começou como uma brincadeira tornou-se um motivo de orgulho, colocando a atleta em condições de se destacar em competições nacionais e internacionais, consagrando-se como uma "gigante" no esporte paralímpico.
Em fevereiro deste ano, a atleta conquistou a medalha de foi ouro em uma etapa do Circuito Brasileiro de Atletismo, Halterofilismo e Natação, realizado na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Rizonaide, que pesa pouco mais de 46 kg, conseguiu a impressionante marca de levantar 69 kg, o que corresponde a 20 kg acima do índice exigido e 1 kg a menos que o recorde brasileiro, suficiente para dar a atleta a medalha de ouro na etapa. Em agosto de 2013, a atleta foi a única brasileira a participar da sexta edição dos Jogos Mundiais de Anões, na qual conquistou a medalha de ouro.
- Já havia participado de outras competições regionais, mas essa foi a primeira internacional. Além do mais, me tornei campeã na primeira competição internacional que disputei. A sensação é inexplicável, saber que todo o trabalho feito volta em forma de medalhas. Representar o Brasil é algo que não tem palavras - contou a atleta.
Veja ainda:
DIFICULDADES
EXEMPLO
Por Ferreira Neto Natal
Copa RN chega à rodada final com equilíbrio e quatro clubes na briga pelo título
Restando apenas uma rodada para o fim da Copa Rio Grande do Norte, quatro times ficaram pelo caminho e outros quatro ainda brigam pelo título. Santa Cruz, Potiguar, Corintians e ABC apenas cumprem tabela na sétima rodada enquanto Baraúnas, América, Globo e Alecrim apostam suas últimas fichas na competição. Todos os confrontos finais serão realizados às 17h do domingo (9).
A emoção estará garantida porque será a chance do Alecrim voltar a levantar uma taça no Campeonato Potiguar após quase 28 anos. Além disso, o Globo surpreender novamente na competição e faturar o inédito título do turno. O América mostrar força, mesmo também disputando a Copa do Nordeste, e do Baraúnas destacar a superação, após perder a Copa FNF nos pênaltis.
Em meio a isso, a situação mais confortável é a do Periquito. Líder com 11 pontos, o clube depende apenas das próprias forças para terminar a competição no topo da tabela. Para isso, a equipe do técnico Wassil Mendes precisa de uma vitória simples sobre o Baraúnas, no Estádio Nogueirão, em Mossoró.
Com um ponto a menos, o Globo terá que vencer seu compromisso com o Potiguar de Mossoró, no Estádio Barrettão, em Ceará Mirim, e torcer por um tropeço do Alviverde. Além disso, a Águia não poderá deixar o América superar o saldo de gols, já que as equipes estão empatadas na pontuação e no número de vitórias, a vantagem do segundo colocado está no saldo de gols, sendo 6 contra 1.
Para não se preocupar com o saldo, o América torce por derrota ou empates ou derrotas de Alecrim e Globo. Aliado a isso, o Alvirrubro buscará os três pontos na Arena das Dunas, diante do já eliminado Corintians de Caicó.
Correndo por fora aparece o Baraúnas, com a situação mais complicada para faturar o título. Na quarta colocação, além de vencer o confronto direto em casa com o Periquito, o Leão do Oeste ficará de olho nos compromissos do Mecão e Águia, já que na conta dos mossoroenses as equipes não podem somar os três pontos.
Diante dos decisivos embates, um fator anima ainda mais os clubes na corrida pela conquista: as vagas na decisão do Estadual, Copa do Nordeste e Copa do Brasil de 2015. Por ter vencido a Copa FNF, fase preliminar do estadual, o Globo já tem presença confirmada na competição nacional.
Por Miguel Medeiros Foto Wellington Rocha
Alecrim-RN depende das próprias forças para ser campeão do primeiro turno
Líder com 11 pontos, um a mais que Globo FC e América-RN, o Alecrim é o único clube que depende das suas próprias forças para ser campeão do primeiro turno do Campeonato Potiguar. Para ficar com o título, o Verdão precisa vencer o Baraúnas neste domingo, no Estádio Nogueirão, em Mossoró. O jogo começa às 17h, assim como todos os outros da sétima e última rodada.
A conquista do primeiro turno vale uma vaga na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil de 2015, além do direito de disputar a final do estadual. Para quem esteve ameaçado de rebaixamento na primeira fase do Campeonato Potiguar, a boa campanha poderia ser uma surpresa, mas o técnico Wassil Mendes não vê assim. O comandante do Verdão lembra que a equipe já vinha jogando bem, mas a bola não estava entrando. Agora, a história mudou e o grupo está pronto para entrar na história do clube.
- Foi conversado com os jogadores, no início do campeonato, para a gente chegar na última rodada dependendo só da nossa equipe. Graças a Deus, conseguimos. Agora é fazermos nossa parte no domingo - disse Wassil.
O adversário deste domingo também tem chances de título e pode complicar a vida do Alecrim.
- Será um jogo difícil, complicado. Com a vitória sobre o Corintians-RN, o Baraúnas passou a ter chances e isso torna o jogo bastante perigoso. Vamos jogar fora de casa, contra um adversário de qualidade, temos que respeitar e saber jogar - lembrou o treinador.
Com apenas cinco gols sofridos, o Verdão é a equipe com a defesa menos vazada da competição. Um dos destaques do setor é o zagueiro Alexandre, que aposta na união do grupo para conquistar o título.
- O grupo é unido e dedicado. Isso faz toda a diferença dentro de campo. Todo mundo está se empenhando ao máximo para que a gente possa desempenhar um grande trabalho em campo e sair com o resultado positivo - disse Alexandre.
Fonte Globo Esporte RN Foto Canindé Pereira
Globo recebe Potiguar e ‘seca’ Alecrim por título inédito
O Globo terá neste domingo (9) a chance de fazer história no futebol potiguar. Debutante na elite do futebol local, a Águia recebe o Potiguar de Mossoró, às 17h, no Barrettão, com chances reais de título inédito da Copa Rio Grande do Norte.
Para faturar o primeiro turno, o time do técnico Higor César precisa vencer os mossoroenses e torcer por um tropeço do Alecrim diante do Baraúnas. Como possui dez pontos, um a menos que o Alviverde, uma vitória do Periquito elimina as chances de título da equipe.
Apesar de não depender apenas das próprias forças, o técnico Higor César acredita na combinação de resultados.
“Vai ser um domingo muito decisivo. Agora é torcer por um empate do Alecrim ou vitória do Baraúnas e a gente fazer a nossa parte. Ficou um pouco mais difícil, porque antes a gente dependia somente da gente, mas serão jogos bastante disputados. Na outra partida, o Baraúnas também ainda quer o título, então vai com tudo para cima deles”, disse.
Novo comando
Sem grandes pretensões na Copa RN, o Potiguar apenas cumpre tabela na partida válida pela sexta rodada. O confronto irá marcar a estreia do técnico Ubirajara Veiga, contratado para assumir o lugar de Celso Teixeira.
Em sua primeira missão diante do Time Macho, Veiga contará com o retorno de alguns jogadores. O zagueiro Paulo Paraíba e o meia Neilson cumpriram suspensão no confronto com o América e serão titulares. Outra novidade na escalação do Alvirrubro será o atacante Sávio.
Por Miguel Medeiros Foto Wellington Rocha via Portal no Ar
Ginásios da capital devem receber 10 mil cadeiras em investimento de R$ 1 milhão
Os dois principais ginásios públicos da capital potiguar devem receber a instalação de cadeiras nos próximos meses. O Ginásio Nélio Dias, que recebe pela primeira vez uma edição do UFC em Natal, e o Palácio dos Esportes, em reforma prevista para ser finalizada ainda neste semestre, devem receber juntas até 10 mil assentos fixos. O investimento é próximo de R$ 1 milhão.
O processo de licitação utilizado foi o de ata de registro de preço, no qual o Executivo garante o prazo de até um ano para promover a aquisição ou não do produto sem que ele sofra alteração nos valores apresentados por meio de pregão eletrônico. No total, está prevista a instalação de oito mil cadeiras no Ginásio Nélio Dias, na zona norte de Natal, e duas mil no Palácio dos Esportes, no Centro.
Os assentos, contudo, deverão ser instalados aos poucos. Na praça esportiva da Zona Norte, a expectativa é de que até 2 mil sejam instalados nas próximas semanas. Enquanto o Palácio dos Esportes deverá receber seus assentos antes da entrega da reforma que está sendo realizada desde o ano passado e que ainda não tem data confirmada para conclusão.
“A quantidade de assentos instalados e o prazo em que isso vai acontecer, dentro desse intervalo de um ano, vai depender da disponibilidade do orçamento. Queremos colocar uma parte, ao menos 1,5 mil a 2 mil para cadeiras especiais, com o restante da arquibancada no prazo de um ano”, afirmou o secretário de Esportes de Natal, Eduardo Machado.
Existe a possibilidade de que parte deles sejam instalados até o dia 23 de março, quando o Nélio Dias receberá as lutas do UFC. Caso não seja possível, a própria organização de MMA garante ter um plano B para que os assentos sejam instalados independente da ação da Prefeitura.
Sobre o fim da obra do Palácio dos Esportes, o secretário evitou oferecer um prazo específico para entrega, mas garante que até o final do semestre o ginásio deverá estar pronto. Segundo ele, o atraso ocorreu em virtude de problemas na estrutura que não estavam previstos na obra e que oram encontrados no início do processo.
“Problemas estruturais foram descobertos em áreas em que não estava prevista intervenção, parte de sustentação da cobertura do ginásio, tudo isso a gente vai ter que fazer e outras coisas que possam aparecer. Queremos entregar o Palácio dos Esportes para durar, por no mínimo, pelos próximos 50 anos”, justificou.
Por Bruno Araújo Foto Wellington Rocha Portal no Ar Esportes
Sem pretensões, ABC e Santa Cruz cumprem tabela na Copa RN
Sem chances matemáticas de título da Copa Rio Grande do Norte, o ABC entra em campo neste domingo (9), às 17h, com o pensamento já no segundo turno do Campeonato Potiguar. Diante do lanterna Santa Cruz, no estádio Iberezão, o Alvinegro inicia seu planejamento também para a Copa do Brasil.
Para isso, o técnico Roberto Fernandes irá utilizar novidades do plantel da equipe da capital potiguar. Além de testar os novos contratados, será uma forma de driblar os desfalques para a última rodada, como o atacante Gilmar e o volante Daniel Paulista. A dupla foi vetada pelo departamento médico e não entrou sequer na relação de atletas para o jogo.
Com a saída de Gilmar, Lúcio Flávio poderá ganhar a companhia de Alvinho, que substituiu o atacante que deixou o campo mais cedo, contra o Globo, sentido um problema muscular. No lugar de Daniel Paulista, Daniel Amora deverá assumir a função como volante de contenção, com o auxílio de Somália.
O meia Robertinho, anunciado na sexta-feira (7), aparece pela primeira vez entre os relacionados e poderá fazer sua estreia no segundo tempo de partida, já que o meio de campo poderá ser formado por Lúcio Curió e Moisés. Outra opção é o meio formado com três volantes, neste caso, Michel Schmoller formaria o meio ao lado de Somália e Daniel Amora, enquanto Lúcio seria o responsável pela armação das jogadas.
Diante das alterações, Fernandes destacou a dificuldade de fazer ajustes na equipe. “Com vitória no futebol tudo é mais fácil. Quando você está ganhando, faz os ajustes que você entende que é necessário e não tem tanta repercussão. Quando você está perdendo, tudo vira uma coisa muito maior, toma uma dimensão muito diferente”, disse.
O confronto entre Santa Cruz e ABC é válido pela sexta e última rodada da Copa Rio Grande do Norte, primeiro turno do Campeonato Potiguar.
Nada de lanterna
Na última colocação da Copa Rio Grande do Norte com apenas três pontos conquistados em seis jogos, o Santa Cruz cumpre tabela por mais uma rodada. A única motivação para a equipe do técnico Pedrinho Albuquerque é conquistar a primeira vitória no turno e, quem sabe, ultrapassar o Potiguar de Mossoró na tabela de classificação, deixando para trás a lanterna.
Apesar das poucas pretensões, o Tricolor do Trairi vai para campo com os principais jogadores. Para mais um duelo no Iberezão, o setor ofensivo será formado mais uma vez com Rivaldo e Pantera, que terão a missão de reverter o quadro de pior ataque do turno, com cinco gols marcados.
Por Miguel Medeiros Foto Wellington Rocha via Portal no Ar Esportes
Jogos de estreia de ABC e América pelo 2º turno do Estadual estão suspensos
A Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF) suspendeu as partidas de estreia de ABC e América pela Copa Cidade do Natal, competição equivalente ao 2º turno do Estadual. As duas equipes fariam sua primeira partida no dia 12 de março. As novas datas ainda não foram anunciadas.
A mudança, segundo resolução publicada nesta quinta-feira (06), no site da FNF, justifica a mudança em razão das participações do ABC na Copa do Brasil e do América na Copa do Nordeste.
O ABC, segundo programado pela Federação, enfrentaria o Corintians. O Alvinegro da capital, no entanto, viajará no mesmo dia para enfrentar a equipe da Desportiva-ES, na cidade de Cariacica, no Espírito Santo. O América, que enfrentaria o Santa Cruz, pelo Estadual, atuará em Fortaleza, contra o Ceará, na primeira partida da semifinal da Copa do Nordeste.
O ABC entra em campo já nesta nesta quinta-feira (06), contra o Globo, às 20h30, pela sexta rodada da Copa RN e com chances remotas de classificação. O América encara o Corintians do domingo (09), na Arena das Dunas, às 17h.
Fonte Portal no Ar Esportes
Assinar:
Postagens (Atom)