/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2017/k/9/O0d8QCTKqScY2bWZD4Xg/img-4323.jpg)
A segunda etapa da temporada 2017/2018 do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia tem largada nesta quarta-feira, em Natal. Os jogos serão realizados na arena montada na Praia do Forte, com entrada franca à torcida e a presença de vários atletas olímpicos e campeões mundiais. É a 10ª vez que a capital do Rio Grande do Norte recebe uma etapa da maior competição nacional da modalidade.
Esta edição vai contar com a participação dos atuais campeões mundiais Evandro e André Stein (RJ/ES) e das campeãs do circuito mundial e atuais tricampeãs brasileiras, Larissa e Talita (PA/AL). Estas foram as duas duplas vencedoras da primeira etapa da temporada 2017/2018, disputada em setembro, em Campo Grande. Também está confirmado o americano Reid Priddy, dono de duas medalhas olímpicas no vôlei de quadra - ouro em Pequim 2008 e bronze na Rio 2016. Ele vai jogar ao lado do campeão olímpico Ricardo.
Fórmula de disputa
O Circuito Brasileiro passou de 16 para 24 times na fase de grupos nesta temporada, em ambos os gêneros. A definição das duplas acontece de duas maneiras. Os primeiros 16 times mais bem colocados no ranking nacional entram direto na fase principal, enquanto as outras oito duplas saem do classificatório, que ocorre na quarta (feminino) e quinta-feira (masculino). O classificatório conta com até 32 times que disputam partidas eliminatórias diretas, com os últimos oito "sobreviventes" finais avançando para a fase de grupos.
As 24 duplas disputam a fase de grupos em seis grupos de quatro times. Os primeiros e segundos colocados de cada chave, além dos quatro melhores terceiros, vão para as oitavas de final. Desta etapa em diante o torneio segue em formato eliminatório direto até a decisão. A final feminina acontece na noite de sábado, enquanto a disputa do ouro no torneio masculino fica para a manhã de domingo.
Duplas confirmadas
No torneio masculino, as 16 duplas já garantidas pelo ranking são Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Pedro Solberg/George (RJ/PB), Vitor Felipe/Guto (PB/RJ), Evandro/André Stein (RJ/ES), Oscar/Thiago (RJ/SC), Jeremy/Bruno Schmidt (RJ/DF), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Léo Gomes/Ferramenta (RJ), Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES), Gilmário/Bernardo Lima (PB/CE), Jô/Léo Vieira (PB/DF), Moisés/Bruno (BA/AM), Anderson Melo/Pedro Marins (RJ), Allison/Márcio Gaudie (RJ), Pedro Henrique/Benjamin (PB/MS) e Ricardo/Priddy (BA/EUA).
As 16 duplas femininas classificadas pelo ranking são Larissa/Talita (PA/AL), Ágatha/Duda (PR/SE), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Elize Maia/Taiana (ES/CE), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Josi/Lili (SC/ES), Juliana/Carol Horta (CE), Val/Ângela (DF/RJ), Victoria/Tainá (MS/SE), Naiana/Rachel (CE/RJ), Vitoria/Juliana Simões (RJ/PR), Andrezza/Andressa (AM/PB), Izabel/Renata (PA/RJ), Sandressa/Neide (AL) e Luiza Amélia/Semírames (CE/SP).
Por GE Natal Foto: Divulgação/CBV