sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Governo abre inscrições do projeto RN Vida para turmas de 2017

Governo abre inscrições do projeto RN Vida para turmas de 2017

Tem início na próxima segunda-feira (2), as inscrições para o ano letivo 2017 do Centro Integrado de Esporte e Cultura RN Vida, coordenado pelo Gabinete Civil do Governo do Estado. O projeto, que atende crianças e adolescentes da rede pública de ensino, na faixa etária entre 7 e 16 anos, oferece aulas de natação, judô, futsal, vôlei, jiu-jitsu, karatê, ginástica rítmica, ginástica aeróbica, capoeira, balé clássico, música e artes plásticas.

Para realizar a matrícula – que segue até o dia 28 de fevereiro – os interessados devem se dirigir ao RN Vida, no Caic, em Lagoa Nova, das 8h às 17h, portando os seguintes documentos: declaração de matrícula da escola, originais e cópias do RG e CPF do responsável e do aluno, duas fotos 3×4, original e cópia do comprovante de residência. As vagas são limitadas.

O projeto conta com professores de educação física e artes visuais cedidos pela Secretaria de Educação do Estado; além de um convênio com o Sistema Fecomércio/RN, por meio do SESC/RN, que disponibiliza professores de música, esporte, instrumentos musicais e o fardamento das crianças.

Atualmente, cerca de 600 crianças participam do projeto que é voltado para atividades complementares da formação educacional, alicerçado pela consolidação de valores éticos, morais e de solidariedade humana. Mais informações podem ser obtidas através do (84) 3232-4002.

Por Portal No Ar

Após resultado inédito em 2016, ABC planeja repetir a dose na Copa SP

Equipe sub-20 do ABC (Foto: Luiz Henrique/GloboEsporte.com)

O ABC quer, no mínimo, repetir a melhor campanha da história do Rio Grande do Norte em uma edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas sabe que a missão não será fácil. Este ano, o Alvinegro chegou à terceira fase da competição. Em 2017, os adversários da primeira fase serão Atlético-GO e Vitória, além do Atibaia, que sedia o Grupo 12. A expectativa é de conseguir um bom rendimento, principalmente contra os dois clubes que integram a Série A do Brasileirão. O Mais Querido luta contra um maior investimento dos adversários goiano e baiano, respectivamente. Segundo o técnico Gilmar Oliveira, a maior dificuldade será contra o Rubro-Negro, que foi eliminado pelo time potiguar na segunda fase do torneio deste ano.

- O Vitória é uma equipe que dispensa comentários. Tem uma tradição muito grande e um investimento muito alto. O Atlético-GO é um time que subiu agora para a Série A e, por isso, eu tenho certeza que tem um investimento muito maior que o nosso. O Atibaia é uma equipe que vem fazendo bom trabalho na base e tem feito bons jogos nos amistosos de preparação. No entanto, confiamos bastante na nossa equipe e estamos esperançosos de fazer uma boa competição e conseguir superá-los como fizemos na edição de 2016 - analisou o técnico alvinegro.

Depois da boa campanha na Copinha 2016, o ABC engrenou uma sequência de resultados positivos no restante do ano, com os títulos da Copa Metropolitana e do Campeonato Potiguar Sub-19. No entanto, a temporada não foi melhor pelo fracasso na Copa do Nordeste, última competição que o time disputou. O Mais Querido estava em um grupo com Ceará, Coruripe e Americano-MA, mas acabou eliminado na primeira fase. A queda de rendimento não preocupa Gilmar Oliveira, que espera um bom trabalho dos garotos alvinegros na Copinha.

- Na Copa do Nordeste a nossa equipe não foi bem porque tivemos uma chave pesada, contra Coruripe, Ceará e Americano-MA. A final da competição foi entre Coruripe e Ceará. Algumas equipes estavam com jogadores nascidos em 1996 (20 anos) e apostaram tudo na competição, como foi o caso do Coruripe, e nós estávamos com um grupo de com atletas de 18 e 19 anos. O fato é que nós não fizemos uma boa competição, mas estamos trabalhando forte para a Copa São Paulo, uma das maiores competições do país, buscando motivá-los para repetir o que fizemos esse ano - planejou Gilmar.

Para se preparar para a competição, o ABC realizou amistosos durante todo mês de dezembro. O último jogo foi contra o Auto Esporte, na última terça-feira, onde goleou o adversário por 5 a 0. Antes, o Alvinegro havia vencido o Sport por 3 a 0.

Um dos jogadores da equipe que participou da campanha de 2016 e está confirmado para a próxima Copinha é o atacante Pedro Igor, de 19 anos. Nascido no dia 9 de janeiro, será a terceira participação e também o terceiro aniversário comemorado durante a competição nacional. O jogador espera que o presente seja dele para a torcida alvinegra com uma boa campanha no torneio.

- Em todas as edições que participei, fui artilheiro do ABC e espero repetir o feito. Agora, eu também estou passando experiência para a garotada que está chegando e irá pela primeira vez a Copinha. Será mais um aniversário na Copinha e eu não quero receber presente. Quero presentear a torcida do ABC, minha família e meus colegas marcando gols. Fazendo isso, eu já estou satisfeito - completou o atacante.

Fonte GE Natal Foto: Luiz Henrique

Com título da Série D no currículo, Daniel quer por apoio no América-RN

América-RN - Daniel, zagueiro - Felipe Surian, técnico (Foto: Reprodução/TV Mecão)

Recém-chegado ao América-RN, o zagueiro Daniel iniciou os trabalhos físicos no clube nesta terça-feira e passou por exames médicos. Apesar da novidade, o jogador deve não ter problemas com a adaptação ao elenco, que possui quatro ex-companheiros e o técnico com quem trabalhou no Volta Redonda, por onde disputou a Série D deste ano e foi campeão nacional.

Daniel terá a concorrência dos zagueiros Lucas Bahia, Maracás, Richardson e Gustavo, promovido das categorias de base. Apesar disso, o reforço chega com currículo para ser titular no grupo americano.

- Todos que falam sobre o América-RN citam o clube como grande, pelo que já fez no futebol nacional. Eu conto com os torcedores para essa temporada para que o Mecão chegue longe e volte para o lugar onde merece - disse Daniel.

Com 24 anos e a carreira construída no Rio de Janeiro, passando por Madureira e Olaria, Daniel acredita que terá o apoio dos torcedores alvirrubros para trabalhar na temporada 2017. O Mecão estreia no Campeonato Potiguar no dia 14 de janeiro, contra o Santa Cruz de Natal, na Arena das Dunas. Pela Copa do Nordeste, o primeiro desafio será contra o Botafogo-PB, no dia 26 de janeiro, também em Natal.

- Sou do Espírito Santo e joguei minha carreira inteira no Rio de Janeiro e venho para ajudar a equipe do América-RN para fazer uma boa campanha e uma boa temporada - completou.

Por GE Natal Foto: Reprodução

Sem acerto com o Remo, meia Moisés tem volta confirmada ao Alecrim

Moisés - meia - Alecrim (Foto: Jocaff Souza)

O meia Moisés está de volta ao Alecrim. Após ser apresentado pelo Verdão e iniciar a pré-temporada com o clube potiguar, no dia 22 de novembro, o jogador desistiu do contrato e foi tentar a sorte no Remo, mas acabou sem acerto após avaliação do técnico Josué Teixeira. Jogador e treinador trabalharam juntos no Macaé.

O presidente do Alviverde, Osvaldo Trigueiro, confirmou ao Globo Esporte o novo acerto com o jogador para a disputa da Campeonato Potiguar 2017. O retorno do meia ao clube está previsto para o dia 2 de janeiro, quando acontecerá a reapresentação do grupo após o réveillon.

O Alecrim terá Athirson Mazzoli como treinador para o estadual do próximo ano e aposta em um elenco jovem para conquistar o título, o que não acontece há 30 anos.

Fonte GE Natal Foto: Jocaff Souza

Jogo-treino entre Potiguar e Paraíba termina em confusão no interior do RN

RN - Potiguar de Mossoró x Paraíba (Foto: Pádua Júnior)

O jogo-treino entre Potiguar de Mossoró e Paraíba, realizado na tarde desta quinta-feira no Estádio Freirão, em Upanema, cidade distante a 268 km de Natal, terminou em confusão entre jogadores e comissões técnicas. O Paraíba vencia por 2 a 1, com gols de Maranhão e Correia, com Giovanni descontando para o Alvirrubro, quando o atacante Lucas Viccari, do Time Macho, deu uma forte entrada em um dos zagueiros do clube paraibano, causando revolta ao elenco de Cajazeiras.

Mesmo com a presença da Polícia Militar e da Guarda Municipal, a direção do Paraíba resolveu retirar os jogadores de campo e o confronto foi encerrado. Ainda em pré-temporada, o Potiguar de Mossoró fará um amistoso contra o Horizonte, no dia 4 de janeiro, às 15h30, no Estádio Domingão, na cidade de Horizonte. A estreia no estadual será no dia 15 de janeiro contra o Assu no Estádio Edgarzão. A partida está marcada para as 17h.

Por GE RN Foto: Pádua Júnior

Santa Cruz de Natal encara Bota-PB no CT da Maravilha, nesta sexta

Santa Cruz de Natal - Higor César, técnico (Foto: Diego Simonetti/Santa Cruz de Natal)

Após semanas de treinos físicos e alguns jogos-treino, o Santa Cruz de Natal fará o primeiro amistoso nesta sexta-feira, contra o Botafogo-PB. A partida será no centro de treinamento da Maravilha do Contorno, que passou por reformas nos últimos meses, a partir das 15h. O duelo servirá como preparação para os clubes que disputarão os estaduais de 2017. Atual campeão da segunda divisão potiguar, o Tricolor natalense reforçou o elenco com mais de 15 atletas e espera brigar pelo título da divisão principal. O técnico Higor César realiza, nesta quinta-feira, uma atividade tática no campo do IFRN Central e deve definir a equipe para iniciar o confronto.

- A preparação está boa e iniciamos a semana após o recesso do Natal com um trabalho forte. Tivemos trabalhos físicos e teremos outras atividades até quinta-feira, quando viajaremos para a Paraíba para fazer um amistoso contra o Botafogo-PB. É um duelo muito importante para a nossa equipe, um trabalho de preparação em que vou poder observar alguns jogadores. 

Nesta semana, a direção confirmou a permanência do meia-atacante Índio Oliveira, que estava em negociação com clubes cariocas, além de anunciar a contratação do atacante Felipe Piraju, ex-Alecrim e Nacional-SP. O treinador espera utilizar todos os jogadores para fazer uma avaliação do elenco tricolor. A estreia do Santinha no Campeonato Potiguar será no dia 14 de janeiro contra o América-RN, às 19h30. A partida está marcada para a Arena das Dunas, em Natal.

- A minha intenção é usar o máximo de substituições, até para observar como está a minha equipe. Será uma boa preparação diante do planejamento que estamos fazendo e tenho certeza de que faremos um bom jogo. Nesse momento, o que menos importa é o placar, mas não queremos sair de casa para jogar fora e pensar em empatar ou perder. Vamos pensar em um resultado positivo e também na forma como a nossa equipe vai jogar. Esse é um teste de fogo contra uma equipe profissional e esperamos fazer um bom jogo - completou.

Por GE RN Foto: Diego Simonetti

Um mês após acidente, Chape se reconstrói aos poucos

Resultado de imagem para fotos da chape

O dia 29 de novembro de 2016 escreveu na história a maior tragédia do futebol brasileiro. A queda do voo que levava a delegação da Chapecoense para a primeira final de uma competição internacional da sua história completa um mês nesta quinta-feira. Se tanto o time catarinense como os sobreviventes lutam para seguir em frente com dignidade, ainda existem algumas questões referentes ao acidente a serem respondidas.

Uma das poucas certezas que já se têm a respeito da tragédia que deixou 71 mortos e apenas seis sobreviventes é o fato de que o voo tinha irregularidades, e não deveria ter sido aprovado pelas autoridades de aviação bolivianas. As investigações do próprio país culparam a companhia aérea LaMia pelo acidente. A empresa é acusada de realizar trajetos utilizando a carga de combustível abaixo do que manda a lei – planos de voo apontam que é necessário ter combustível suficiente para a viagem, além de uma reserva em caso de imprevistos como o ocorrido, que provocou a pane seca e, consequentemente, a falha elétrica que derrubou o avião.

Apesar disso, a LaMia era frequentemente utilizada por equipes de futebol da América do Sul em seus percursos. A seleção da Argentina e a própria Chapecoense já haviam voado pela companhia aérea boliviana – um vídeo gravado antes da decolagem com a delegação catarinense, inclusive, continha elogios do técnico Caio Júnior e de membros da diretoria ao serviço prestado na viagem anterior, nas semifinais do torneio, contra o San Lorenzo

A Colômbia, local do acidente, decidiu liderar as investigações, afirmando que a Bolívia não teria capacidade para avaliar o caso corretamente. Nesta semana, as autoridades locais confirmaram que o voo da LaMia possuía excesso de peso e um plano de voo irregular.

O país, inclusive, demonstrou enorme solidariedade após a tragédia, com manifestações vindas de políticos, equipes de futebol e cidadãos comuns. A mais emblemática delas partiu do próprio rival da Chapecoense na decisão, o Atlético Nacional, de Medellín – destino final do voo -, que demonstrou espírito esportivo e sentimento ao “entregar” o título da Copa Sul-Americana ao rival.

O local da queda, inclusive, vai mudar de nome: o governador da região de Antioquia, Luis Perez, decretou que a montanha da região conhecida como Cerro Gordo, no município de La Union, passará a se chamar “Chapecoense”, em memória aos mortos no acidente.

Procedimentos e regimentos internos da Bolívia, no entanto, seguem sendo investigados. Nesta quarta-feira as autoridades de Santa Cruz de la Sierra, cidade de onde partiu o avião, processaram o chefe de controle aéreo municipal e mais quatro funcionários da agência de aviação local, que, na avaliação deles, não deveriam ter aprovado o plano de voo da LaMia.

QUEDA DO VOO DEIXA SEIS SOBREVIVENTES, QUATRO DELES BRASILEIROS

A queda do avião da LaMia matou 71 pessoas, mas outras seis resistiram ao acidente. O primeiro a ser resgatado na ocasião foi o lateral Alan Ruschel. Ele também foi o primeiro sobrevivente brasileiro a ter alta. O goleiro Jackson Follmann foi o segundo, ainda que tenha tido sequelas severas – ele perdeu uma das pernas e é o único a ainda seguir internado. Rafael Henzel, único jornalista a sobreviver, deu entrada no hospital ainda consciente.

O caso mais difícil foi o do zagueiro Neto. Ele foi encontrado quando as buscas já estavam sendo encerradas: um dos bombeiros ouviu gemidos do atleta e o encontrou seis horas após a queda. Ainda com algumas sequelas respiratórias, perdeu muito sangue e estava hipotérmico quando foi achado, mas já teve alta médica e seguirá sua recuperação em casa.

Dois únicos tripulantes do voo boliviano que sobreviveram, Erwim Tumiri, um mecânico, e Ximena Suárez, comissária de bordo, também já receberam alta hospitalar.

COM VAGA NA LIBERTADORES, TIME OLHA PARA O FUTURO

Com membros da diretoria mortos no voo – incluindo o presidente do clube, Sandro Pallaoro -, a equipe catarinense teve de se reconstruir praticamente do zero. Dentre os três sobreviventes, apenas o lateral Alan Ruschel, quem melhor se recupera do acidente, deve ter condições de voltar a atuar em um futuro próximo. O zagueiro Neto só deverá ser liberado pelos médicos para realizar exercícios físicos dentro de pelo menos quatro meses. Jackson Follmann, por sua vez, pode se tornar atleta paralímpico.

Plinio David De Nes Filho, que fazia parte da diretora da Chapecoense, assumiu a presidência, e trouxe alguns reforços para o elenco, como o goleiro Elias (ex-Juventude), o zagueiro Douglas Grolli (ex-Cruzeiro), o meia Dodô (ex-Atlético-MG) e o atacante Rossi (ex-Goiás). Eles vestirão o uniforme verde a partir de janeiro de 2017 e disputarão a próxima edição da Copa Libertadores – vaga a que tem direito o campeão da Copa Sul-Americana, em conquista confirmada pela Conmebol após a tragédia.

Por Rodrigo Luiz, especial para a AE via Estadão Conteúdo