
Natal recebe nesta quinta-feira 21, a primeira edição da Taça Cochlear de Futebol. O objetivo do evento é chamar a atenção para a inclusão social dos deficientes auditivos no esporte. Os jogos na capital potiguar serão realizados das 17h às 22h, no Sport Club, no bairro de Capim Macio.
O implante coclear é um equipamento implantado cirurgicamente na orelha e tem a função de estimular o nervo auditivo e recriar as sensações sonoras. Os resultados são altamente satisfatórios e muitas vezes os usuários conseguem voltar a falar ao telefone, ouvir música e também conversar em locais ruidosos. A cirurgia e o implante, apesar de pouco conhecidos, são fornecidos gratuitamente pelo SUS, sendo também custeados pelos convênios médicos.
Serão três partidas envolvendo pacientes já implantados, candidatos ao implante, como também médicos e pais de pacientes. A iniciativa terá ainda a presença de atletas de ABC e América-RN, além de ex-jogadores.
Implantado, o garoto Fernando Moura, que treina na Escolinha do Zico, em Natal, se prepara para fazer testes nas categorias de base do Flamengo, no fim do ano.
Além de Natal, o evento será realizado simultaneamente em outras quatro cidades - Belém, Curitiba, Fortaleza e Recife.
Fonte GE Natal Foto: Fabiano de Oliveira