Ao praticar exercícios físicos regulares, a pessoa consegue reduzir a quantidade de gordura no corpo e aumentar a massa muscular, dois fatores extremamente benéficos para impedir o desenvolvimento de doenças como câncer, hipertensão, osteoporose e diabetes. Mexer-se é um santo e gratuito remédio. E dizer isso já virou um grande clichê mas, que ainda precisa ser muito, bastante mesmo, reforçado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que 70% da população mundial é sedentária, não faz exercícios pelo menos 3 vezes na semana. Quer dizer, movimentar-se com uma medida de esforço que não tem nada de sobrenatural, ninguém está pedindo para que a Terra vire um planeta de atletas, ainda que isso fosse somar pontos extras para a saúde mundial.
Só que, a rotina muitas vezes acontecem assim; acordamos em cima da hora, seguimos de carro ou ônibus para o trabalho, a garagem ou a parada do coletivo fica quase na porta de onde queremos ir, repousamo-nos na cadeira por oito horas todos os dias, optamos pelo elevador em vez da escada, postergamos a promessa de começar a prática de um esporte e nos acomodamos mais duas vezes até o fim do dia, no sofá e na cama, exercitando no máximo o polegar no controle remoto da televisão ou celular.
Hoje, 300 mil brasileiros morrem todos os anos por doenças associadas diretamente à inatividade física, conforme dados da OMS. Se você é daquelas pessoas que só se mexem no susto, não faltam alertas.
Mas, afinal, por que faz tão bem manter o corpo ativo? Bom, a resposta vem em forma de lista. São benefícios sentidos desde o fio de cabelo até o dedão do pé. O movimento do corpo evita a possibilidade de várias doenças crônicas não transmissíveis, lembrando que, o exercício físico de prevenção, é bem diferente daquele chamado estruturado, específico para cada doença e paciente e acompanhado por profissionais da saúde.
Já virou uma pilha o número de motivos para deixar definitivamente de ser sedentário, não? Pois é, corre logo e se mexa! Não é difícil vermos uma pessoa ativa com mais de 70 anos com condição aeróbica melhor do que um sedentário de 40 anos. É importante pensarmos que as últimas gerações estão vivendo mais do que as passadas.
Ainda mais com toda a tecnologia na palma da mão que temos hoje e com o desenvolvimento urbano ocorrido nos últimos anos.
Invista em você mesmo e em sua saúde! Agora, que tal aproveitar essas dicas e mudar seu estilo de vida?! Vamos aos treinos?!
Por Lance Esportivo