terça-feira, 21 de março de 2023

Xadrez: Natalense conquista o Aberto do Brasil de João Pessoa/PB


O final de semana foi de muitas vitórias para o xadrez potiguar. A primeira Mestre Nacional do Rio Grande do Norte, Renee Brambilla conquistou o Aberto do Brasil de Xadrez - XII Memorial Bobby Fischer, realizado em João Pessoa-PB. Com o título, a enxadrista garantiu vaga às finais do Campeonato Brasileiro.

Os atletas do Absoluto também brilharam conquistando três pódios com o MN Vitor Firmo em terceiro lugar, MN Márcio Jordão, em quarto, e o MN Davi Alves, em quinto lugar. Nas categorias Senior +50, José Arruda conquistou o vice-campeonato, enquanto nos universitários, os melhores foram Rômulo Furtado e Annyara Gomes.

O Aberto do Brasil Memorial Bobby Fischer contou com a participação de 130 enxadristas de 15 estados e valeu como classificação para as finais do Campeonato Brasileiro no final do ano, no Recife-PE. A competição contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), o potiguar Máximo Igor Macedo.

Por Fábio Pacheco

Real reencontra Chelsea nas quartas da Liga dos Campeões


Os confrontos das quartas de final da Liga dos Campeões foram definidos nesta sexta-feira 17, durante sorteio realizado na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça. Atual campeão, o Real Madrid enfrentará o Chelsea, mesmo adversário das quartas do ano passado, quando o time madridista venceu por 3 a 1 na Inglaterra e se classificou após perder por 3 a 2 na Espanha.

Diferentemente do encontro anterior, dessa vez a equipe comandada por Carlo Ancelotti irá jogar a partida de volta na casa do clube inglês. Nas oitavas de final, mostrou não sentir a pressão jogando em território britânico ao golear o Liverpool por 5 a 2 no Anfield, antes de selar a classificação vencendo por 1 a 0 no Santiago Bernabéu.

O torneio europeu também terá um duelo entre o Manchester City de Pep Guardiola e seu antigo clube, o Bayern de Munique, que decidirá a vaga jogando em casa. O time que vencer essa partida e avançar à semifinal será o adversário do vencedor do embate entre Real Madrid e Chelsea.

Na outra chave, haverá um confronto italiano entre Milan e Napoli, no qual os napolitanos terão a vantagem do mando de campo na rodada de volta. É possível que a semifinal tenha um dérbi de Milão, pois a Internazionale, que enfrentará o Benfica e terá o mando do jogo decisivo, está do outro lado da chave.

O sorteio também definiu que os times que decidirão as semifinais em casa serão os sobreviventes de Benfica x Inter de Milão e Manchester City x Bayern de Munique.

Veja os confrontos das quartas de final da Liga dos Campeões
Chave 1
Real Madrid x Chelsea (decide em casa)
Manchester City x Bayern de Munique (decide em casa)

Chave 2
Benfica x Inter de Milão (decide em casa)
Milan x Napoli (decide em casa)

Fonte Novo Notícias

Após cortes, Yuri Alberto e Bremer são chamados à seleção brasileira


O zagueiro Bremer, da Juventus (Itália), e o atacante Yuri Alberto, do Corinthians, foram convocados à seleção brasileira masculina que enfrenta Marrocos em amistoso no próximo sábado (25), às 19h (horário de Brasília), no Estádio Ibn Batouta, na cidade marroquina de Tânger. Eles substituem Marquinhos, do Paris Saint-Germain (França), e Richarlison, do Tottenham (Inglaterra), ambos lesionados.

Presente na última Copa do Mundo, Bremer esteve em duas partidas no Catar: a derrota por 1 a 0 para Camarões (titular) e a goleada por 4 a 0 sobre a Coreia do Sul (entrou na etapa final). O zagueiro de 25 anos defendeu o Brasil em três ocasiões. Yuri Alberto, por sua vez, recebeu a primeira oportunidade na seleção principal. Ele já havia sido chamado às equipes sub-20 e pré-olímpica. O atacante fez 22 anos no sábado (18), justamente quando foi informado da convocação.

Marquinhos sofreu uma lesão abdominal no último dia 8 de março, na derrota do PSG para o Bayern, por 2 a 0, na Allianz Arena, em Munique (Alemanha), pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Segundo o time francês, o zagueiro ainda está em recuperação e treinando separadamente do elenco.

Richarlison, por sua vez, saiu de campo chorando, logo aos cinco minutos do primeiro tempo, no empate do Tottenham com o Southampton, por 3 a 3, no St. Mary's Stadium, na casa do adversário, pela 28ª rodada do Campeonato Inglês. O clube do atacante não divulgou qual a lesão, mas informou ao médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, que o atleta não teria condições de atuar no sábado.

O duelo contra Marrocos será o primeiro compromisso do Brasil desde o Mundial do Catar. Ainda sem técnico após a saída de Tite, a equipe será comandada por Ramon Menezes, treinador da seleção sub-20, que foi campeã sul-americana da categoria.

Agência Brasil Foto Thais Magalhães/CBF