terça-feira, 28 de abril de 2015

FNF define árbitro Fifa para primeiro jogo da final do Estadual

Paraense Dewson Fernando Freitas Silva comandará segundo Clássico-rei consecutivo (Foto: Wellington Rocha)

Pelo segundo clássico consecutivo, o árbitro paraense Dewson Fernando Freitas Silva, do quadro de arbitragem da Fifa, comandará o confronto da próxima quarta-feira (29), pela primeira partida da final do Campeonato Potiguar. A definição aconteceu na tarde desta segunda-feira (27), pela Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF).

Dewson foi escolhido para comandar o confronto da sexta rodada da Copa Rio Grande do Norte, no último dia 19, na Arena das Dunas, que acabou com a vitória do ABC por 2 a 0, com gols de Kayke e Wellington Bruno. O sorteio contou com a presença do gaúcho Anderson Daronco, também da Fifa.

Dewson foi promovido ao quadro da Fifa em 2014, após dois anos como aspirante ao grupo de elite dos profissionais do apito no país. O árbitro contabiliza experiência em partidas da Copa do Brasil, Série B e Série A do Campeonato Brasileiro.

O trio será completado por Ubiratan Bruno Viana e Francisco Jailson da Silva, da CBF/RN. Suelson Diogenes de França Medeiros será o quarto árbitro.

No primeiro turno, no confronto realizado no Frasqueirão, um árbitro Fifa já havia sido escalado a pedido da equipe americana. Na oportunidade, o árbitro mineiro Ricardo Marques Ribeiro foi escalado para comandar a questão disciplinar do encontro da sexta rodada.

Por Heilysmar Lima Foto: Wellington Rocha

Técnico potiguar festeja título europeu de futsal em cima do Barça; veja gols

Cacau - Kairat - futsal - Cazaquistão (Foto: Sportsfile/Uefa)

O Kairat Almaty, do Cazaquistão, conquistou no último domingo o bicampeonato da Copa da Uefa de Futsal e, desta vez, a vítima na decisão foi o poderoso Barcelona. A vitória por 3 a 2 do time cazaque foi construída com três gols brasileiros: Humberto, Divanei e Igor. Saad e Lin descontaram para o Barça em Lisboa (veja os gols acima). O treinador do Kairat, e também bicampeão europeu, é o potiguar Ricardo Sobral, o Cacau, ex-jogador da Seleção Brasileira, Vasco, Fluminense e Atlético-MG. Ao site da Uefa, ele destacou o empenho da sua equipe e o esquema tático em que utiliza bastante o goleiro Léo Higuita, brasileiro naturalizado cazaque, como um quinto jogador.

- O segredo para ganhar do Barcelona? Respeito sem ter medo de jogar cinco contra quatro (com Higuita como goleiro avançado). O Barcelona é a melhor equipe europeia, tem o melhor plantel e joga num dos melhores campeonatos do mundo. Os jogadores do Kairat jogaram pela sua vida, sabendo que não podiam falhar frente ao Barcelona. Estivemos muito bem na defesa e fizemos um jogo completo. A final foi um grande espetáculo para a modalidade - falou.

Douglas e Joan - Kairat Almaty (Foto: Divulgação)

No título da "Champions League" do futsal, o time do Cazaquistão ainda contou com outros dois potiguares, Joan e Douglas, que, pelas redes sociais, agradeceram o apoio de todos que torceram por esta conquista. Além dos autores dos gols e da dupla do Rio Grande do Norte, o Kairat tem ainda os brasileiros Alexandre, Lukaian, Marcão, Léo e Caio Júnior.

Em 2014, a equipe de Cacau já havia conquistado a Super Copa do Mundo de Futsal.

Fonte GE RN Foto: Sportsfile/Uefa