sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Parapan Toronto 2015:Joaninha e Esthefany "imitam" lendas, e Edênia se emociona com hino

Joaninha e Esthefany de Oliveira garantiram dobradinha para o Brasil no Parapan de Toronto (Foto: Washington Alves/MPIX/CPB)

Daniel Dias e Clodoaldo Silva haviam acabado de conquistar ouro e prata nos 50m livre S5. Na versão feminina da prova, Joaninha e Esthefany de Oliveira se agigantaram e mostraram que também estão rápidas o bastante para garantir dobradinhas para o país. Na piscina do Centro Aquático de Toronto, a campeã mundial conquistou seu quarto ouro nos Jogos Parapan-Americano com 38s90, novo recorde da competição. Para completar a noite de gala das mulheres, Edênia Garcia levou o título nos 50m costas. 

Recém sagrada campeã mundial em Glasgow, Joaninha chegou à prova como favorita absoluta. Dona do melhor tempo da fase classificatória, ela manteve o favoritismo e liderou de ponta a ponta. Esthefany, com 45s72, bateu na borda com sobras para a terceira colocada, a americana Haley Beranbaum (50s05).

- A equipe feminina da natação está crescendo. Nós éramos poucas meninas, e hoje estamos esbanjando, como dizem, estamos crescendo e evoluindo. É muito bom saber que assim como dois homens estão fazendo dobradinha, nós também estamos fazendo e representando o Brasil muito bem – disse Joaninha.

 Clodoaldo Silva e Daniel Dias com as medalhas de prata e ouro (Foto: Washington Alves/MPIX/CPB)

Nos 50m costas S4, Edênia Garcia disputou o ouro braçada a braçada com a mexicana Nely Miranda, que avançou à final com tempo mais de dois segundo mais baixo que o da brasileira. Valendo medalha, a cearense aguentou a pressão e levou a melhor com 53s73. O pódio teve ainda outra mexicana, Aidee Aceves.

Na hora do hino, Edênia usou uma faixa com as cores da bandeira no cabelo. Esforçou-se muito para segurar a emoção, mas não conteve as lágrimas. Segundo ela, aquela era uma emoção que estava presa há quatro anos, desde o Parapan de 2011.

- Eu sabia que a mexicana estava perto porque vi bastante bolha do meu lado, sabia que estava muito em cima e que o que definiria o ouro da prata seria a chegada. Estou sempre atenta a melhorar esses detalhes, e a chegada fez total diferença. Minha emoção no pódio foi porque desde Guadalajara eu não ouvia o hino em uma competição grande. Então é muito bom. Em Londres eu fiquei com a prata, e quando você sobe no pódio e escuta o hino junto com a torcida, é um momento único – disse Edênia.

Veja também:

Por Helena Rebello Toronto, Canadá Foto: Washington Alves/MPIX/CPB

Guardiola nega contato com a CBF: “A Seleção precisa de um brasileiro”

O técnico catalão garante não ter se oferecido à CBF para a Copa do Mundo (Foto: Nampa/AFP)

Em julho deste ano, Daniel Alves causou polêmica ao declarar que Pep Guardiola teria se oferecido para comandar a Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 2014. Nesta quinta-feira dia 13, o treinador negou a informação.

“O time do Brasil precisa ser treinado por um brasileiro. Um brasileiro que conheça o futebol do país e sua história. É a melhor opção”, começou o comandante do Bayern de Munique em entrevista coletiva.

“Nunca conversei com nenhum dirigente da CBF ou com qualquer representante da Seleção Brasileira”, prosseguiu Guardiola. “O Brasil sempre teve e sempre terá treinadores de alto nível”, comentou.

Na ocasião, Daniel Alves disse à Espn que o técnico catalão teria se oferecido para o comando da Seleção durante a Copa do Mundo. Segundo o lateral brasileiro, Guardiola só receberia pelo trabalho se obtivesse o resultado esperado pela torcida.

“O Dani Alves é um amigo e gosta muito de mim, e eu certamente gosto muito dele. (…) Trabalhamos juntos por quatro anos. Nesse período, conversamos sobre milhões de coisas”, minimizou o treinador, colocando um ponto final nos rumores que o ligaram à Seleção Brasileira.

Fonte Gazeta Esportiva Foto: Nampa/AFP

Brasil jogará no Nordeste contra Venezuela e Peru pelas Eliminatórias

Gilmar Rinaldi confirmou que os dois primeiros jogos da seleção em território brasileiro acontecerão no Nordeste (Foto: Rafael Ribeiro)

Poucos antes de Dunga anunciar nesta quinta-feira (13) a lista de convocados para os amistosos contra Costa Rica e Estados Unidos, que serão realizados no próximo mês em solo norte-americano, o coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi, confirmou os locais dos dois primeiros jogos que o Brasil fará em casa pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2018.

As duas partidas ocorrerão em outubro, ainda em datas a serem confirmadas, sendo que a primeira delas, contra a Venezuela, pela segunda rodada do qualificatório, foi marcada para acontecer no Castelão, em Fortaleza. Depois, no segundo confronto fora de casa pelas Eliminatórias, a equipe nacional terá pela frente o Peru na Fonte Nova, em Salvador.

Já a estreia brasileira em sua caminhada ao Mundial de 2018, na Rússia, será contra o Chile, campeão da Copa América, em Santiago, enquanto a terceira partida da seleção das Eliminatórias será a temida Argentina, em Buenos Aires. Estes jogos serão também em outubro, em datas a serem confirmadas.

Antes destas partidas pelo qualificatório sul-americano, o Brasil enfrentará a Costa Rica, no dia 5 de setembro, em Boston, e os Estados Unidos, três dias depois, em Nova Jersey, em seus dois últimos amistosos de preparação para as Eliminatórias.

Os quatro primeiros colocados das Eliminatórias Sul-Americanas garantirão vaga na Copa de 2018, enquanto o quinto colocado disputará uma repescagem contra uma seleção da Oceania. O Brasil voltará a jogar um qualificatório para um Mundial depois de ter ficado fora do último, pois já tinha vaga garantida na Copa de 2014 como país-sede.

Por Estadão Conteudo Foto: Rafael Ribeiro

Dunga convoca seleção com surpresas e volta de Kaká

Dunga deve promover novidades na convocação  (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

O técnico Dunga anunciou nesta quinta-feira (13) os convocados para os próximos dois amistosos da seleção brasileira, que serão realizados em setembro. O primeiro jogo será contra a Costa Rica , no dia 5, e o segundo contra os Estados Unidos, no dia 8. Confira a lista abaixo.

Penta no grupo
O coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, anunciou que pentacampeão Edmílson será o auxiliar-técnico pontual nos dois próximos amistosos.

GOLEIROS:
Jefferson (Botafogo), Marcelo Grohe (Grêmio), Alisson (Internacional)

ZAGUEIROS:
David Luiz (PSG), Marquinhos (PSG) , Miranda (Inter de Milão), Gabriel Paulista (Arsenal)

LATERAIS:
Daniel Alves (Barcelona), Filipe Luís (Atlético de Madrid), Danilo (Real Madrid), Douglas Santos (Atlético Mineiro)

MEIAS:
Luis Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City), Elias (Corinthians), Ramires (Chelsea), Oscar (Chelsea), Firmino (Liverpool), Willian (Chelsea), Kaká (Orlando City) e Lucas Lima (Santos).

ATACANTES:
Neymar (Barcelona), Lucas (PSG), Hulk (Zenit), Douglas Costa (Manchester de Munique)

Fonte Portal no Ar Esportes Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Estadual de handebol contará com mais de 20 jogos neste fim de semana

Equipe da UFRN venceu a primeira etapa em Currais Novos (Foto: Divulgação/FNH)

Mais de 20 jogos de handebol serão disputados durante o fim de semana em Apodi, cidade a 340 km de Natal. As partidas, válidas pela segunda etapa do Campeonato Estadual, serão disputadas entre equipes de diferentes cidades do Rio Grande do Norte.

A competição, promovida pela Federação Norte-Rio-Grandense de Handebol, pretende divulgar a modalidade pelo interior do estado, o que tem sido a grande busca da FNH que conseguiu reunir equipes de cinco cidades do RN.

“O campeonato é de fato estadual, pois temos times não apenas da capital, mas também de Mossoró, Apodi, Currais Novos e Rio do Fogo”, comentou o presidente da FNH, Fúlvio Mafaldo.

Ao todo, 11 clubes vão duelar nas categorias adulto masculino e feminino. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Team Handball Club de Mossoró são as únicas agremiações que contam com equipes nas duas categorias.

A primeira etapa do Campeonato Potiguar de Handebol aconteceu no mês de junho em Currais Novos e terminou com título para a UFRN. A terceira e a quarta etapa vão acontecer em Mossoró e em Natal, respectivamente.

Por Ayrton Freire Foto: Divulgação/FNH via Portal no Ar 

América-RN treina na Arena das Dunas visando o ASA e tem novo ataque para sexta

Treino do América-RN - Arena das Dunas (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

O América-RN tem um confronto direto contra o ASA nesta sexta-feira dia 14, e o técnico Roberto Fernandes tenta manter o controle da situação, apesar de ter quatro importantes desfalques. De cara, ele não terá o ataque titular, formado por Adriano Pardal e Max. O primeiro cumpre suspensão pelo terceiro amarelo e o segundo foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O meia Álvaro também está suspenso e o zagueiro Flávio Boaventura se recupera após sofrer acidente de carro. 

- Eu não vou ter o Max, o Adriano Pardal, o Álvaro, e Boaventura. São quatro peças que não dá apenas para suprir com aqueles jogadores que vêm entrando na equipe de forma corriqueira. Então, a gente deve, sim, ter algumas novidades. São jogadores que estão treinados, mas vai pesar o ritmo de jogo - declarou Roberto Fernandes.

No treino desta quinta-feira, realizado na Arena das Dunas, palco do jogo, Roberto escalou Thiago Potiguar e Reis no ataque. Zé Antônio Potiguar ganhou a vaga de Boaventura na zaga, enquanto Bruno Farias foi testado no meio-campo. Com isso, o time treinou com Pantera, Maguinho, Cleber, Zé Antônio Potiguar e Arthur Henrique; Judson, Zé Antônio Paulista, Bruno Farias e Cascata; Thiago Potiguar e Reis.

- São problemas demais para um jogo só, mas a gente conta com a dedicação do grupo e, sobretudo, com o apoio do torcedor. Série C, antes de mais nada, é superação. É uma competição onde a técnica e a qualidade vão fazer a diferença a partir do momento em que a raça, a determinação também estiver em alta. Quando se tem a técnica, mas não se coloca esses outros ingredientes em jogo, se perde para o lanterna do campeonato. Esse jogo é um que eu posso considerar como de oportunidade para aqueles que vem jogando pouco, como uma decisão - concluiu.

Efeito suspensivo
O América-RN ainda tem esperança de contar com o atacante Max no jogo desta sexta-feira. O clube aguarda a resposta do STJD quanto ao pedido de efeito suspensivo. Segundo o departamento jurídico do Mecão, esta decisão só será anunciada na manhã desta sexta.

Fonte GE RN Foto: Jocaff Souza

No ABC, Toninho Cecílio faz cinco mudanças para encarar Boa Esporte

Treino do ABC (Foto: Carlos Cruz/GloboEsporte.com)

O ABC está há sete jogos sem vencer na Série B do Campeonato Brasileiro. São seis derrotas e um empate nas últimas rodadas. O técnico Toninho Cecílio, que ainda não venceu em cinco partidas oficiais sob o comando do Alvinegro, tem a última cartada neste sábado, em duelo contra o Boa Esporte. As duas equipes abrem a zona de rebaixamento, com os mineiros na 17ª posição e os potiguares na 18ª. No treino desta quinta-feira, o comandante abecedista fez cinco mudanças na equipe titular. A ausência mais sentida foi a do goleiro Saulo, substituído por Gilvan na atividade. A novidade foi a presença do meia Ronaldo Mendes, recuperado de lesão no joelho direito.

O único desfalque certo é o lateral-direito Reginaldo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O atacante Fabinho Alves, com dores na coxa esquerda, não treinou. O lateral-esquerdo Marcílio e o meia Bismark são os outros dois sacados do time.

Ednei fará sua estreia na ala direita, enquanto o volante Michel vai ocupar a esquerda. Com isso, Dedé apareceu no meio-campo alvinegro. No ataque, Rafael Oliveira deve ser o titular ao lado de Edno. O ABC treinou com Gilvan, Ednei, Luizão, Leandro Amaro e Michel; Fábio Bahia, Rafael Miranda, Dedé e Ronaldo Mendes; Edno e Rafael Oliveira.

Fonte GE RN Foto: Carlos Cruz