sexta-feira, 21 de junho de 2013

Potiguar de Mossoró se prepara para amistoso contra rival Baraúnas


O Potiguar de Mossoró treina forte durante a paralisação da Série D para a realização da Copa das Confederações. Antes do retorno ao Campeonato Brasileiro, o alvirrubro fará dois amistosos contra o arquirrival Baraúnas. O primeiro duelo será na segunda-feira, às 20h30, no Estádio Nogueirão, em Mossoró.

Para o técnico Miluir Macedo, o confronto será importante para avaliar os jogadores do atual elenco do Potiguar.

- É um clássico e o jogo vai ter uma motivação a mais. Será um bom teste, pois vamos enfrentar uma equipe que também está se preparando para a sequência de uma competição nacional - disse Miluir.

O volante Judson, que disputou o Campeonato Potiguar pelo Corintians-RN, quer aproveitar o período de intertemporada para garantir lugar na equipe titular, mesmo que seja como lateral-direito.

- Estou aqui ajudar, seja como volante ou lateral. O mais importante é estar sempre lutando em prol do clube. Espero dar o meu melhor dentro de campo e buscar realizar uma boa partida. Minha escalação vai depender do Miluir, mas vou me esforçar ao máximo nos treinos para conquistar o meu espaço - comentou Judson.

O Potiguar é o lanterna do grupo A3 da Série D. O "Time Macho" fez apenas uma partida e foi derrotado pelo Central por 3 a 0. O próximo jogo do alvirrubro será contra o Guarany de Sobral, no dia 7 de julho, no Estádio Nogueirão, em Mossoró.

Fonte Globo Esporte RN

Volante promete 'novo ABC' após retorno da Série B do Brasileirão


Último colocado da Série B, o ABC aproveita a paralisação do campeonato para reforçar a preparação física dos seus atletas e corrigir o que não vem dando certo dentro de campo. O volante Leandro Santos destaca a importância desta intertemporada, e acredita que o Mais Querido se sairá melhor após a Copa das Confederações.

- Todos nós sabemos que não iniciamos bem a competição, e essa paralisação veio em boa hora. Teremos tempo para corrigir o que precisa ser melhorado. O nosso grupo tem qualidade, e com muito trabalho nós vamos conseguir sair dessa situação - falou ao site oficial do clube.

Ainda de acordo com Leandro, a chegada do técnico Waldemar Lemos deu novo ânimo ao elenco alvinegro. O volante promete se esforçar cada vez mais, e garante que a torcida verá "um novo ABC" no retorno da Série B.

- Vamos aproveitar esse período para aprimorar ainda mais a parte física e intensificar a parte técnica e tática com o professor Waldemar. Com muito trabalho, tenho certeza que já diante do Atlético-GO nós veremos um novo ABC e o início da nossa recuperação - finalizou.

O ABC volta a campo neste domingo, quando enfrenta o Alecrim no Estádio Frasqueirão, em Natal. A partida é válida pela Taça Ecohouse, e está marcada para as 16h. Será a primeira oportunidade que o técnico Waldemar Lemos terá para observar o rendimento da equipe. O próximo jogo oficial do alvinegro só acontece no dia 3 de julho, contra o Goiás, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Fonte Globo Esporte RN

Pleno do STJD volta atrás e recoloca Paysandu na Copa do Brasil


O Paysandu está de volta à Copa do Brasil. Na tarde desta quinta-feira, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) considerou o o Naviraiense culpado, por 8 a 1, por escalar dois jogadores de forma irregular nos confrontos da segunda fase da competição nacional e, assim, excluiu o time sul-mato-grossense, em julgamento realizado em Fortaleza. O caso não cabe mais recurso.

Segundo a denúncia apresentada ao STJD, o volante Bahia não poderia entrar em campo pelo confronto. Isto porque ele tinha contrato com o time de Naviraí até o dia 7 de maio, mas esteve em campo no primeiro confronto contra o Paysandu, no dia 8 de maio. Assim como o Paulo Sérgio, que entrou em campo nso dois jogos, incluido posteriormente nos autos.

No primeiro julgamento, realizado no dia 22 de maio, o Navaraiense foi absolvido pelos auditores da Terceira Comissão Disciplinar por alegar que o regulamento do torneio permite renovar um vínculo até 15 dias após o término do contrato. Com o mesmo argumento, o time do Mato Grosso do Sul convenceu os auditores e saiu vitorioso na Primeira Comissão Disciplinar.

Desta vez, o Pleno entendeu que o que se renova é o vínculo do atleta e não o registro de seu contrato. Sendo assim, os auditores entenderam que o clubeinfringiu artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) colocando os atletas em campo sem ter o nome publicado no BID da CBF.

O artigo prevê punição por “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida”. A pena é a perda do número máximo de pontos, independente do resultado, ou “não sendo possível aplicar-se a regra prevista neste artigo em face da forma de disputa da competição, o infrator será excluído da competição”, o que ocorreu.

O Naviaraiense conquistou a vaga para a terceira fase da Copa do Brasil na última quarta-feira ao derrotar o Paysandu fora de casa, por 2 a 0. No primeiro duelo, o da escalação de jogador irregular, o Papão havia vencido por 1 a 0. Na primeira fase, ainda, o time sul-matogrossense eliminou a Portuguesa em pleno Canindé. Agora, o Paysandu enfrentará o Atlético-PR na próxima fase.

Fonte AFI

Fifa descarta cancelamento de Copa das Confederações e nega possível saída de seleções


Após o ataque a um ônibus da Fifa (veja o vídeo ao lado) e tentativa de invasão de um hotel em Salvador, a Fifa fez um pronunciamento nesta sexta-feira, no início do 'briefing' diário para a imprensa. O porta-voz da entidade, Pekka Odriozola, afirmou que nenhuma das seleções solicitou a retirada da competição, apesar dos rumores de que a Itália estaria pressionando nesse sentido, e que até agora em nenhum momento foi discutido ou considerado o cancelamento da Copa das Confederações ou da Copa do Mundo. Questionado se essa discussão poderia acontecer em um futuro próximo, o porta-voz se esquivou, voltando a dizer que hoje não existe esse debate na entidade.


Desde o início da competição, o pronunciamento no início do 'briefing' é o primeiro sinal real de preocupação da entidade com a situação no Brasil (veja o vídeo ao lado). Com grandes manifestações acontecendo em diversas cidades do país, incluindo as que recebem jogos da Copa das Confederações, a Fifa, até então, mantinha uma postura de não interferir nesse tipo de questão, sempre ressaltando que era um assunto para as autoridades locais. Porém, até então, nenhuma das manifestações havia causado danos diretos, como ocorreu em Salvador.

- Apoiamos o direito de liberdade de expressão, desde que de forma pacífica. Condenamos qualquer forma de violência. Vamos continuar a monitorar a situção, estamos em constante contato com as autoridades locais. Em nenhum estágio foi considerado ou discutido pelo COL, pelo Governo Federal ou pela Fifa o cancelamento da competição. Estamos em contato com os times, os mantemos informados e não recebemos nenhum pedido de saída de qualquer das seleções - disse o porta-voz, no pronunciamento antes do início da sessão de perguntas e respostas.


Na quinta-feira, dois micro-ônibus da Fifa foram apedrejados por manifestantes, no bairro do Campo Grande, em Salvador. Em frente ao Hotel da Bahia, onde membros da entidade máxima do futebol estão hospedados, os veículos foram depredados e prédio teve a fachada danificada. Houve uma tentativa de invasão do estabelecimento. A Polícia de Choque logo chegou ao local para conter o protesto. Usando bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha, além da cavalaria, os oficiais entraram em confronto com os manifestantes, que ateavam fogo em objetos na rua.

- O relatório que recebemos foi que o ônibus teve a janela danificada. É um reflexo do que está havendo. Outros veículos foram atacados. O ônibus da Fifa por acaso estava no caminho do protesto. Não temos relatórios de nenhuma invasão - afirmou o diretor de comunicação do COL, Saint Clair Milesi.


Fonte Globo Esporte

Cancelamento da Copa das Confederações não pode ser descartado


Colunista da Rádio CBN, Juca Kfouri noticiou que a gravidade dos fatos ocorridos ontem no país, levantaria a hipótese de suspensão da Copa das Confederações. Procurado pelo colunista de ZH Diogo Olivier, em Salvador, Kfouri confirmou que há especulações, entre os organizadores, de que seleções possam sair do Brasil. O jornalista disse não saber quais, mas acredita que uma delas seria a italiana.

Uma fonte com bom trânsito entre a direção da CBF afirmou ao jornal Zero Hora, no início da madrugada desta sexta-feira, que a possibilidade de cancelamento da competição não pode ser descartada. O raciocínio se baseia no temperamento do presidente da Fifa, Joseph Blatter, um homem até certo ponto intransigente.

Neste contexto, os problemas registrados no hotel da Fifa seriam suficientes para desencadear uma dura reação da entidade — principalmente se houver queixas de uma seleção campeã do mundo, como a italiana. É bom lembrar que jogadores da seleção da Espanha foram vitimas de roubos no hotel onde estavam hospedados.

Fonte Marcos Lopes

Waldemar define time titular do ABC


Depois de quatro dias de muito trabalho físico, o ABC faz hoje seu primeiro e único coletivo para a estreia na Taça Ecohouse, domingo, contra o Alecrim, no estádio Frasqueirão. A expectativa fica por conta de como o técnico Waldemar Lemos vai armar o time titular. Os preparadores físicos do clube solicitaram que os titulares fossem poupados desse primeiro jogo. Já o treinador abecedista quer utilizar todos os jogadores que estejam à disposição para o duelo contra o alviverde. Mas, alguns atletas devem ficar de fora, já que se encontram no departamento médico alvinegro: os atacantes Rodrigo Silva, Vanderlei e Wanderley e Elionar Bombinha e os laterais esquerdos Alexandre e Marcílio.

O goleiro Lopes e o atacante Alvinho, já se recuperaram de suas lesões e podem aparecer no time titular. Com a falta de atletas para compor o ataque do ABC, existe a possibilidade dos recém contratos, Tony e Erick Flores, caso sejam regularizados a tempo, serem utilizados na partida diante do Alecrim. O jovem atacante Felipe Alves é outro que pode ganhar mais uma chance no time.

O presidente do clube, Rubens Guilherme Dantas adiantou que, por enquanto, o clube não vai mais contratar e vai esperar por uma análise do técnico Waldemar Lemos para reforçar o elenco. “Não, por enquanto não chega mais ninguém. Os dois que vieram, Tony e o Erik Flores, o Bira Marques (vice presidente de futebol do ABC), já vinha negociando, e o professor Waldemar quer primeiro fazer uma avaliação do elenco. Por enquanto nenhuma outra contratação vai ser feita”, afirmou Dantas.

O ábitro potiguar Andrielly Elkeit de Oliveira apita o jogo de abertura da Taça Ecohouse, entre ABC x Alecrim.
Fonte Tribuna do Norte

Diretoria do América-RN anuncia contratação do lateral-esquerdo Raí


O América-RN anunciou nesta quinta-feira a contratação do lateral-esquerdo Raí, de 26 anos. O jogador estava no Botafogo-SP, pelo qual disputou o Campeonato Paulista deste ano.

Raí já defendeu o Mecão em 2007 e tem passagens por clubes como Campinense, Sampaio Corrêa, Itumbiara, Mogi Mirim, Grêmio Barueri e Portuguesa.

Raimundo José Cotrim Martins é natural de São Luís e tem 1,76m de altura. A chegada a Natal está prevista para a tarde desta sexta-feira, com apresentação oficial no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim.

O América é o 19º colocado da Série B do Campeonato Brasileiro e aproveita a paralisação da Copa das Confederações para reformular a equipe, e organizar a casa para buscar a recuperação.

Fonte Globo Esporte RN

Amistoso entre Potiguar de Mossoró e Baraúnas é adiado para segunda


O primeiro amistoso entre Potiguar de Mossoró e Baraúnas foi remarcado para segunda-feira. O jogo, antes marcado para domingo, será disputado no Estádio Nogueirão, em Mossoró, com início às 20h30. A informação foi confirmada nesta quinta-feira pelo presidente do alvirrubro, Benjamim Machado.

A segunda partida está mantida para o dia 1º de julho. Os rivais disputam a Taça Manoel Barreto Filho.

Segundo o regulamento estabelecido pelos dois clubes, em caso de empate nos dois clássicos, o campeão será conhecido nos pênaltis. Se cada time vencer um confronto, a disputa também irá para os pênaltis, independentemente do saldo de gols.

Potiguar e Baraúnas aproveitaram a paralisação da Copa das Confederações para faturar renda extra com os dois clássicos. Os amistosos também serão importantes para os treinadores observarem as equipes antes do retorno do Campeonato Brasileiro.

Fonte Globo Esporte RN

Esporte, Símbolo da união nacional, ele, que é sempre vaiado em Barcelona, emociona em território brasileiro


O manifesto dos mais de 50 mil torcedores a plenos pulmões emocionou quarta-feira em Fortaleza. No momento em que os brasileiros pedem urgência nas ruas, o Hino Nacional, cantado à capela mesmo após os 50 segundos oficiais estabelecidos pela Fifa, no jogo entre Brasil e México, foi a afirmação da luta por um país melhor. Ontem, quem foi ao Maracanã ver Taiti x Espanha cantou o hino mais uma vez.

“É uma manifestação cívica muito representativa, significativa da situação que estamos vivendo. Um ato que mostra que as reivindicações não são uma negação, mas, sim, uma afirmação do Brasil”, analisa Eurico Figueiredo, professor da pós-graduação de Ciência Política da UFF. “Na ditadura, os militares se apropriavam do hino e diziam que eram os defensores da pátria. Agora, o hino é usado para mostrar que as manifestações são a favor da nação, e que estão todos juntos neste momento”.

Manifestação pouco comum nos estádios de futebol, onde, como bem dizia Nelson Rodrigues, “o brasileiro vaia até minuto de silêncio”, o coro de torcedores cantando o hino é comum em outros esportes, como o vôlei. De certa forma surpresos e emocionados, jogadores tanto do Brasil quanto do México se disseram arrepiados e confessaram jamais ter presenciado uma cena como a de quarta-feira, na Arena Castelão.

Em contraponto, este patriotismo é algo impensável na Espanha. Somente depois da Copa da África do Sul, muitos espanhóis se atreveram a vestir a camiseta de La Roja. O mesmo acontece com o hino espanhol (Marcha Real), cujo simples soar de sua melodia é rejeitado pelos chamados ‘nacionalismos periféricos’, entre eles catalães e bascos.

Como mostra de rechaço ao hino, a vaia é a principal arma. Foi o que aconteceu mais de uma vez em finais da Copa do Rei. Na decisão de 2009, entre Barcelona e Atlético de Bilbao, em Valência, as vaias de bascos e catalães duraram os 52 segundos da Marcha Real.

Em outubro de 2012, semanas depois que uma maré separatista tomasse conta de Barcelona, o Camp Nou gritou um sonoro “Independència!” num clássico Barça x Real Madrid, aos 17 minutos e 14 segundos de jogo, numa alusão à queda de Barcelona, no simbólico ano de 1714, em uma das últimas operações militares da Guerra de Sucessão espanhola, depois de um ano e meio de luta contra as tropas de Felipe V.

Fonte Gazeta Esportiva

Inscrição regional dos Jerns termina nesta sexta


A mais tradicional competição esportiva do Rio Grande do Norte, em particular do meio estudantil, terá suas inscrições para a edição 2013 encerradas nesta sexta-feira 21. Inscrições estas referentes à fase regional. Será o 41º ano de disputa dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, uma promoção e organização do governo estadual.

Segundo informações prestadas por Gileno Souto, da Coordenadoria de Desporto da Secretaria Estadual de Educação, as escolas interessadas devem procurar esse setor e preencher uma ficha cadastral no seu site, citando as modalidades nas quais pretende participar.
Locais
Depois de passar por 13 municípios na fase regional, os jogos finais serão disputados entre os dias 18 e 28 de outubro, porém não mais apenas em Natal. O futebol, por exemplo, será na cidade de Santa Cruz e o futsal será dividido com a categoria masculina em Assu e a feminina no município de Lajes. 

A etapa regional começa entre os dias 6 e 16 de julho, nas cidades de Santa Cruz e Apodi/Umarizal. As outras cidades que receberão os jogos são Macau, Pau dos Ferros, João Câmara, Currais Novos, Caicó, Parnamirim, Assu, Nova Cruz, Mossoró e Natal, que também sediará a fase final.
Fonte O Mossoroense

Natal sedia primeira edição da Copa Nordeste de Boxe Olímpico


Natal sedia de quinta a sábado, a primeira edição da Copa Nordeste de Boxe Olímpico. O evento é organizado pela Federação Norte-rio-grandense de Pugilismo, em parceria com a Confederação Brasileira de Boxe e a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer. 

O torneio será realizado às 15h, no Caic deLagoa Nova, e são esperados 60 atletas dos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia.

Para o presidente da federação, Nilton Guedes, conhecido como "Sombra", por se tratar de uma edição regional e tendo Natal como cidade-sede, a expectativa é de que os combates sejam de boa qualidade.

- Esperamos um bom nível técnico nesse primeiro campeonato. Teremos campeões brasileiros e atletas da Seleção Brasileira competindo em Natal. O que as federações possuem de melhor no boxe será apresentado nesta competição - disse o dirigente.

Serão disputadas 10 categorias na Copa Nordeste, desde os 49 kg, peso inicial, até a categoria mais pesada, com atletas acima dos 91 kg. A premiação será entregue aos três primeiros colocados de cada categoria, além das três melhores federações no ranking final da competição.

De acordo com Sombra, não existe premiação em dinheiro, já que a competição segue o regulamento da Confederação Brasileira de Boxe.

- No boxe olímpico, não existe uma premiação em dinheiro para os atletas. Somente por meio de medalhas. Essa competição segue todos os padrões estabelecidos pela Confederação Brasileira - explica Sombra.

Para ter acesso ao local da competição, é necessário levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma instituição de caridade.

Fonte Globo Esporte RN

Rodada do Campeonato Potiguar Sub-20 tem briga pela liderança


A quarta rodada do Campeonato Potiguar Sub-20 será disputada no fim de semana. Dois jogos serão realizados neste sábado, enquanto Globo e Alecrim disputam a liderança no domingo.

Palmeira e ABC se enfrentam no Estádio Nazarenão, às 9h deste sábado. O Verdão ainda não pontuou, enquanto o alvinegro soma três pontos, na quinta posição. A arbitragem será de Jair Olímpio de Lima.

No mesmo dia, Baraúnas e América-RN jogam no Estádio Nogueirão, em Mossoró. O duelo começa às 15h, com arbitragem de Tarso Rocha Lula Pereira. O Baru é o lanterna do torneio, enquanto ocupa a quarta posição, com quatro pontos.

Já no domingo, fechando a quarta rodada, tem Globo x Alecrim, às 16h, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim. Os donos da casa estão com 100% de aproveitamento, com seis pontos, na terceira colocação. Já o "Periquito" é o líder do campeonato, com sete pontos.

Rivaldo, do América-RN, e Erisson, do Atlético Potengi, são os artilheiros do Estadual Sub-20 até o momento, com três gols.

Fonte Globo EsporteRN