O Santos negocia a contratação do zagueiro Renan Montanha, do ABC. O jogador de 17 anos é observado desde a Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, e, após subir ao time profissional, foi indicado à diretoria santista pelo técnico Geninho, que tem residência na Baixada Santista e dirigiu o Peixe em duas oportunidades.
Renan ganhou o apelido por ter nascido em Montanhas, no Rio Grande do Norte. Apesar de ter só 17 anos e ter subido ao profissional recentemente, o zagueiro já disputou cinco partidas pelo ABC na temporada. Na Vila Belmiro, Montanha, porém, não iria diretamente para o plantel principal.
O objetivo do Alvinegro é comprar 70% dos direitos econômicos do defensor por R$ 300 mil. O ABC, porém, quer negociar apenas 50%, e descarta a possibilidade de um empréstimo com opção de compra.
– O Santos está interessado desde a Copa São Paulo. Eles propuseram, à princípio, a liberação do Renan por uma parte dos direitos econômicos em uma negociação futura. Para nós, não é viável, porque seria apenas uma vitrine e não teríamos lucro dessa forma. Essa possibilidade de ir para um clube grande, como o Santos, mexe com a cabeça do jogador – explica o vice-presidente de futebol do ABC, Leonardo Arruda.
O empresário Diogo Silva, representante da Websoccer, empresa que cuida da carreira de Renan Montanha, afirma que Cruzeiro e Internacional também procuraram o zagueiro, mas que a prioridade é do Santos.
– Ele foi muito bem na Copa São Paulo e despertou interesse de Santos, Internacional e Cruzeiro. Mas a prioridade é do Santos. O Geninho, que mora em Santos, recomendou o atleta, mas o clube queria um empréstimo com opção de compra. O ABC não liberou e agora estamos negociando a compra de parte dos direitos econômicos – afirma o empresário.
A comissão técnica do Santos aprova a contratação de Montanha, mas ainda não definiu em qual equipe o zagueiro jogaria - Santos B ou time sub-20. A ideia é não queimar etapas com o jovem e facilitar a adaptação ao novo clube.
*Colaborou sob supervisão de Antonio Marcos
Por Jocaff Souza e Lucas Musetti*Natal, RN, e Santos, SP Foto: Divulgação/ABC