
As academias de ginástica vão continuar fechadas no Rio Grande do Norte até o final do decreto estadual e liberação gradual da economia. O governo do RN prorrogou por mais sete dias o decreto de isolamento social, adiando a retomada econômica no estado, que estava prevista para ser iniciada nesta quarta feira dia 24. Em declaração em sua rede social, a Governadora Fátima Bezerra disse que a retomada gradual das atividades econômicas do RN, apenas iniciarão dia 1º julho, atendendo recomendação tanto do Ministério Público, quanto do Comitê Científico local.
O mercado das academias de ginástica foi um dos primeiros a fechar e o mais afetados com o isolamento social, por causa da pandemia do novo coronavírus. No RN, são 2,500 registros profissionais ativos junto ao Cref. Ao todo, são mais 700 academias, estúdios e box de Cross Fit no estado. No total, acredita-se que sejam, em média, quase 100 mil empregos diretos e indiretos. De 100% das academias em todo Brasil, acredita-se que apenas 5% estejam abertas em virtude de liberação, acordo, partindo de conversas com os prefeitos de suas cidades e os empresários.
Para tentar manter os negócios, os proprietários das academias estão tentando segurar os clientes da forma que podem para não perder o faturamento e poder segurar os empregos dos profissionais. Alguns vêm negociando meses pagos durante a pandemia como crédito para quando o isolamento for relaxado mas, sabemos que muitas não terão forças para se manter mais e fecharão suas portas definitivamente.
O setor foi fechado por volta do fim de março. No entanto, a rede academias Noova Store Fitness (foto), foi a primeira a aderir o fechamento que teve início dia 20. Muito antes dos decretos de fechamento. A Noova vem fazendo aulas online todos os dias em suas redes sociais, tanto para alunos e não alunos, e fazendo sua parte social.
Ao todo, são 65 funcionários que atual nas quatro Unidades. Matriz Parelhas-RN, filiais Patos-PB, Currais Novos-RN e a mais recente Caico-RN. Já os empregos indiretos passam dos 150. Quantas outras academias se encontram na mesma situação? Fechadas! Quando volta? Essas perguntas se torna uma incógnita. Os proprietários de todo RN estão preocupados com a situação. Inclusive segue aí @academiasdorn no Instragam.
A decisão da prorrogação do decreto para dia 1º de julho de 2020, partiu dos Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho e acatada pelo governo do RN. A solicitação foi feita por causa da ocupação dos leitos, quase 100% ocupados. Os Órgãos alertam ainda que, a retomada das atividades ocorra apenas quando forem verificadas as condicionantes epidemiológicas e de percentual de taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI Covid. Outras perguntas ficam no ar. Por que o estado não montou um hospital de campanha? Assim como outros estados fizeram. O que faltou?
Os proprietários de academias do Rio Grande do Norte pedem as autoridades que vejam com bons olhos toda essa situação. A ACAD Brasil, Associação Brasileira de Academias, mostra nos vídeos abaixo como se trabalhar e manter as normas de segurança a saúde todas efetivas. Confira a cartilha completa para áreas secas e aquáticas, assim como diversos procedimentos de segurança que vão combater o risco de contaminação do covid19 dentro das academias.
Todas as medidas seguem as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúdes e têm sido adotadas pelos países em que o pico da pandemia já passou e o processo de reabertura está acontecendo.
Veja os procedimentos de reabertura das academias segundo as normas da Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil).
Por Lance Esportivo