quarta-feira, 30 de março de 2016

ELIMINATÓRIAS: Brasil tropeça, cai último invicto e Uruguai assume a ponta

O Brasil só conseguiu responder quando o Paraguai recuou todo o time para o setor de defesa (Pablo Burgos/AFP)

A sexta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo foi disputada nesta terça-feira e o Brasil foi o único dos favoritos que tropeçou. Uruguai, Argentina, Chile e Colômbia venceram suas partidas e a Celeste Olímpica assumiu a liderança da competição e, de quebra, acabou com a invencibilidade do Equador, única seleção que ainda não tinha perdido.

No estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, no Paraguai, o Brasil saiu perdendo por 2 a 0 para a seleção local, mas buscou o empate no último minuto com gols de Ricardo Oliveira e Daniel Alves. O empate deixou o time de Dunga na sexta colocação, fora da zona de classificação com nove pontos, mesma pontuação do Paraguai, em sétimo.

O novo líder da competição é o Uruguai. A Celeste bateu o eru por 1 a 0 no Estádio Centenário, em Montevidéu, com gol de Cavani e chegou a 13 pontos, empatando com o Equador, mas ficando à frente pelo saldo de gols superior. Os peruanos, com quatro pontos, ocupam a oitava colocação.

LIÇÃO DE CASA
Outros dois favoritos também fizeram a lição de casa. A Argentina, terceiro com onze, bateu a Bolívia, penúltimo com três, por 2 a 0 com gols de Mercado e Messi no Estádio Mário Aberto Kempes, em Córdoba.

E a Colômbia, quinto com dez, venceu o Equador por 3 a 1 com dois gols de Bacca e um de Sebastian Pérez em Barranquilla.

A maior goleada da rodada foi fora de casa. Mesmo jogando no Estádio La Carolina, em Caracas, o Chile venceu a lanterna Venezuela, que só tem um ponto, por 4 a 1. Otero abriu o placar para o time da casa, mas Pinila e Vidal, com dois gols cada, transformaram a virada em goleada para os campeões da última Copa América, que pularam para a quarta colocação, com dez pontos.


Confira os resultados da 6ª rodada
Colômbia 3 x 1 Equador
Uruguai 1 x 0 Peru
Venezuela 1 x 4 Chile
Argentina 2 x 0 Bolívia
Paraguai 2 x 2 Brasil

Por Agência Futebol Interior Foto Pablo Burgos/AFP

Alecrim quebra tabus e briga pelo título estadual após três décadas

Alecrim (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)

Bastaram quatro jogos para que o Alecrim deixasse de ser um time postulante ao rebaixamento à Segunda Divisão e entrasse na briga pelo título no Campeonato Potiguar. O clube não levanta um troféu de campeão há 30 anos e demonstra que vai fazer de tudo para que esse jejum não perdure por mais tempo. Atualmente, a equipe tem os mesmos 10 pontos do Potiguar, líder da segunda fase do Estadual, e só está atrás do time de Mossoró por ter um gol de saldo a menos – ambos estão invictos no returno.

A marca negativa que já dura três décadas é um desafio a ser quebrado. Ao menos, o time que tem um periquito como mascote tem mostrado sua capacidade para conquistar o objetivo e da melhor maneira possível. A equipe já quebrou outros quatro tabus só nesta temporada.

Só em um jogo, três marcas foram batidas. No clássico contra o América no dia 5 de março – que abriu a segunda fase do Estadual -, o Alecrim venceu por 1 a 0. O gol do atacante Dalberto deu a ao time alviverde uma vitória que não acontecia há 10 anos. Além disso, a equipe venceu seus maiores rivais em uma só temporada após 16 anos. Isso foi possível porque pelo mesmo placar, o Periquito já havia derrotado o ABC, na primeira fase com tento anotado por Arêz.

A vitória contra os americanos também foi a primeira na Arena das Dunas e a equipe alviverde ainda repetiu a dose. Dessa vez, ao bater, no mesmo estádio, o ABC pelo mesmo placar solitário com direito a golaço de Cleiton no último minuto do jogo. O resultado permitiu que o Alecrim vencesse o time alvinegro duas vezes em um mesmo ano. A última vez que isso havia acontecido foi em 1987.

Naquela oportunidade, o Periquito venceu o primeiro jogo por 2 a 0 com dois gols de Beto e no segundo jogo venceu por 1 a 0, com gol marcado pelo ídolo alecrinense Odilon.

No próximo domingo (3), o Alecrim enfrenta o Globo, no estádio Barrettão. Se o Alviverde vencer a equipe de Ceará-Mirim, em jogo válido pela quinta rodada do returno do Campeonato Potiguar, entrará na zona de classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro. Atualmente, Potiguar e o próprio Globo estão na briga – este último tem apenas um ponto a mais que o Periquito.

Por Portal No Ar Foto: Wellington Rocha

Meia do América-RN ressalta que duelo contra líder deixa time motivado

Cascata meia do América-RN (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)

A goleada sobre o Palmeira-RN na rodada anterior deixou o ambiente no América-RN mais tranquilo, após as cobranças da diretoria e torcida. Para o meia Cascata, o próximo compromisso do Mecão está tornando o elenco mais motivado e, segundo o meia, "vale nove pontos", em virtude da importância. A partida contra o Potiguar de Mossoró, no Estádio Nogueirão, pode aproximar o Alvirrubro da liderança do segundo turno e se tornar campeão de forma direta, já que conquistou o primeiro turno. Como consequência, a vitória vai aumentar a pontuação do clube no classificação geral, critério que será utilizado para dar vantagem a equipe melhor colocada na competição e que disputará o segundo jogo da final em casa.

De acordo com o camisa 10 do Alvirrubro, a conta é alta porque inclui a liderança na classificação geral e a briga para se tornar campeão do segundo turno. Na pontuação geral, o Time Macho está quatro pontos a frente - 24 a 20. Na classificação apenas do segundo turno, os mossoroenses somam 10 pontos contra quatro dos natalenses.

- Essa partida para a gente vale nove pontos, porque na contagem geral o Potiguar está na nossa frente. A gente ganhando do Potiguar fica a três pontos dele (no segundo turno) e sabe que ele enfrenta ainda Alecrim e ABC. Então, a gente continua sonhando, continua na expectativa, sabendo que é difícil, mas vamos continuar trabalhando - planejou.

Para o capitão alvirrubro, a qualidade do adversário é vista como muita preocupação. No duelo entre os dois clubes no primeiro turno, na Arena das Dunas, o América-RN venceu por 3 a 1. Porém, o Potiguar de Mossoró se reforçou e ostenta um aproveitamento de 83,3% no returno do estadual.

- A gente já pegou o Potiguar aqui (em Natal). Sabemos da qualidade da equipe. Não é à toa que hoje é o líder geral. Sabemos que vai ser difícil, mas acreditamos que temos condições de chegar lá e fazer uma grande partida - declarou.

Cascata conta ainda que o elenco americano reconhece a necessidade de mostrar mais qualidade em campo, assunto que abordado pelo técnico Guilherme Macuglia depois da goelada sobre o Palmeira-RN, apesar de grupo ter conquistado o primeiro turno do Campeonato Potiguar.

- A gente sabe que precisa render mais. Nosso time está se encaixando. Nesse segundo turno, a gente tem tudo para mostrar à nossa torcida que temos qualidade para jogar no América-RN - ressaltou.

O jogo entre Potiguar de Mossoró e América-RN é no sábado, às 19h, no Estádio Nogueirão. O Mecão está na sexta posição do returno com quatro pontos e o Time Macho lidera, com dez pontos.

Fonte GE Natal Foto: Canindé Pereira

Por jogo na Copa do Brasil, Globo FC solicita alteração em jogo com Alecrim

Alecrim x Globo FC Estádio Barretão (Foto: Diogenes Baracho/Divulgação)

O jogo entre Alecrim e Globo FC, válido pela quinta rodada do returno do Campeonato Potiguar, deve ser alterado. O duelo, antes marcado para o domingo, às 17h, será antecipado para o sábado, às 19h. O local da partida permanece o mesmo, no Estádio Barretão. A mudança deve ser publicada pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) nesta quarta-feira.


O pedido de alteração foi feito pelo presidente da Águia, Marconi Barretto. A justificativa é a presença do time potiguar na Copa do Brasil. O clube de Ceará-Mirim faz o jogo da volta contra o Bahia na próxima quarta-feira, às 21h45, na Arena Fonte Nova, em Salvador. No primeiro jogo, um empate sem gols. Para o Globo FC, o empate em 0 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Um empate com gols dá a vaga na segunda fase ao time potiguar. O Bahia passa com uma vitória simples.

No Campeonato Potiguar, o Globo FC está na penúltima colocação do returno, com dois pontos e tem chances remotas de chegar à final, enquanto o Alecrim é o vice-líder, com dez pontos e está empolgado com a boa sequência de vitórias. Na classificação geral, que vale uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, a briga é ainda maior. A Águia tem 17 pontos e o Esmeraldinho possui 16 pontos.


Por GE RN Foto: Diogenes Baracho

Partida do Estadual entre Palmeira e ASSU é antecipada para sábado

Palmeira já está rebaixado para a Segunda Divisão (Foto: Wellington Rocha/Portal No Ar)

A quinta rodada do segundo turno começa neste sábado (2) e umas das partidas sofreu antecipação. Palmeira e ASSU que jogariam no domingo (3), às 17 horas, no Nazarenão, se enfrentam no sábado (2), às 19 horas, no mesmo local.

A quinta rodada ainda conta com Potiguar e América, no sábado (2), às 19 horas, no Nogueirão. No domingo, mais duas partidas encerram a rodada, Globo e Alecrim, no Barrettão, às 17 horas e ABC e Baraúnas, às 19 horas, no Frasqueirão.

Por Portal No Ar Foto: Wellington Rocha