sábado, 5 de novembro de 2022

Copa: Fifa envia carta a seleções e pede que países foquem no futebol


A pouco mais de duas semanas do início da Copa do Mundo no Catar, que acontece entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, a Fifa, entidade responsável pela organização do evento, enviou uma carta às 32 seleções que disputarão o Mundial, pedindo que elas foquem no futebol e deixem a política de lado.

Desde 2010, quando definiu a sede da Copa deste ano, a Fifa vem recebendo muitas críticas da comunidade internacional por realizar o Mundial no Catar, que apesar de representar um marco, sendo o primeiro país muçulmano a receber o evento, também é questionado por seu tratamento aos trabalhadores migrantes e pela situação dos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+. Ainda assim, o presidente da entidade, Gianni Infantino, disse à Sky Sports que eles não pretendem se envolver em questões internas do Catar.

"Por favor, vamos agora focar no futebol”, escreveu Infantino às 32 nações que disputam a Copa do Mundo. "Sabemos que o futebol não vive no vácuo e estamos igualmente cientes de que existem muitos desafios e dificuldades de natureza política em todo o mundo. Mas, por favor, não permitam que o futebol seja arrastado para todas as batalhas ideológicas ou políticas que existem”, continuou o dirigente.

O comunicado não cita em nenhum momento os pedidos de Inglaterra, País de Gales e outros seis países que pretendem que seus capitães disputem a Copa com a braçadeira "One Love", em defesa da causa LGBTQIA+ e em protesto às leis homofóbicas existentes no Catar.

Infantino, no entanto, voltou a defender que todos serão “bem-vindos para a confraternização do futebol, independentemente de cor, raça, credo, origem, orientação sexual ou nacionalidade”.

"Na Fifa, tentamos respeitar todas as opiniões e crenças, sem dar lições de moral ao resto do mundo. Uma das grandes forças do mundo é, de fato, sua própria diversidade, e se inclusão significa alguma coisa, significa respeitar essa diversidade. Nenhum povo, cultura ou nação é 'melhor' do que qualquer outro”, disse ele.

"Este princípio é a pedra fundamental do respeito mútuo e da não discriminação. E este é também um dos valores fundamentais do futebol. Então, por favor, vamos todos lembrar disso e deixar o futebol ocupar o centro das atenções", concluiu o dirigente.

No Grupo G, a Seleção Brasileira estreia na quinta-feira, 24, contra a Sérvia. Além do país europeu, Suíça e Camarões também fazem parte da chave.

Por BandSports Foto Twitter/Fifa.com

Taekwondo leva mais um ouro e RN é campeão por equipes nos JEB's 2022


O Rio Grande do Norte fechou a disputa do taekwondo dos Jogos Escolares Brasileiros 2022 com o troféu de campeão por equipes no masculino. Com dois ouros de alunos de escolas públicas, o RN ficou à frente de São Paulo e Pernambuco no pódio. A modalidade teve as lutas realizadas na Universidade da Força Aérea (Unifa), no Rio de Janeiro.

O primeiro ouro havia sido conquistado por Jhonas Gabriel Nunes Ribeiro, da Escola Estadual Prof. Luiz Soares (Natal), na categoria até 61 kg, na quinta-feira.

O segundo ouro da equipe potiguar foi de Thallyson Wenzell Melo da Cruz, da Escola Estadual Maria Ilka de Moura (Natal), nesta sexta-feira. Na comemoração, o campeão brasileiro no peso até 53 kg agradeceu o incentivo recebido dos treinadores Dennys Alison e Jeamerson Melo, que é tio do atleta.

- Essa medalha tem um significado muito grande para minha família, para o meu estado. Quero agradecer muito aos meus professores Dennis e Jeamerson, que estão sempre comigo, principalmente meu tio (Jeamerson). Ele que me fez ficar assim - falou Thallyson.

- É a prova de que o esporte é fundamental. É algo que eu faço com amor. Minha família inteira apoia. É um atleta que se dedicou muito para estar aqui no Rio de Janeiro. E, graças a Deus, deu tudo certo - comemorou Jeamerson, tio e treinador orgulhoso.

O dia também teve a prata de Charlison Yuri Rodrigues, da E.E. Rômulo Wanderley (Natal), na categoria até 45 kg, e o bronze de Davi Medeiros Mitchell de Morais, do Maple Bear (Natal), na acima de 61 kg.

O RN ainda contou com os bronzes de Sebastian Nicolas Paulino, do Centro Educacional Vista Verde (Natal), e de Kátila Meuren Teixeira de Assis, da Escola Municipal Ferreira Itajubá (Natal), ambos na categoria até 37 kg, na quinta-feira.

Por Augusto Gomes ge Foto: Divulgação

Futsal potiguar tem sexta-feira de vitórias e classificação nos JEB's 2022


A sexta-feira 04, foi de vitórias e classificação para o futsal potiguar nos Jogos Escolares Brasileiros 2022, no Rio de Janeiro. No masculino, o Salesiano São José goleou o representante da Paraíba por 6 a 1. No feminino, a Escola Estadual Professora Maria Lídia da Silva, de São Bento do Trairi, bateu o time de Rondônia por 7 a 5.

Os gols da vitória do Salesiano foram marcados por Davi Medeiros (2), Artur, Luca (2) e William.

- Foi uma vitória difícil. A gente sempre vem começando mal as partidas e, ao longo delas, vem melhorando. Desta vez, a gente conseguiu achar o gol, recuou um pouco, levou o empate, mas depois fizemos o segundo e ampliamos nos erros deles. Só temos que agradecer ao grupo e a Fabinho (Morais), e vamos buscar essa medalha - comentou Davi Medeiros.

- Davi está conduzindo nossa equipe muito bem. É nosso capitão, é o cara com quem a gente divide as atribuições, as tomadas de decisões em quadra. Ele e Artur estão fazendo uma grande competição, assim como toda a equipe - elogio o técnico Fabinho Morais.

Após a derrota para o Mato Grosso na estreia, o professor ressaltou que o Salesiano mostrou sua força em uma chave complicada, batendo Sergipe e Paraíba, e vai para a Série Prata.

- É um feito difícil no futsal. São grandes jogos. A Paraíba, que era favorita no grupo, só ganhou uma vez, para vermos como o grupo era equilibrado. Essa classificação é resultado de um trabalho bem feito lá atrás e que a gente está colhendo os frutos hoje - comentou.

No feminino, a Escola Maria Lídia venceu com mais uma grande exibição de Dulce Maria, que fez quatro dos sete gols da equipe. Maria Clara, sua irmã gêmea, marcou mais um, e os outros dois foram de Beatriz. O time potiguar está garantido na Série Ouro, com 100% de aproveitamento na fase de grupos.

Outras modalidades coletivas
No basquete, o time feminino do Marista de Natal fechou a primeira fase com 100% de aproveitamento. A vitória nesta sexta-feira foi sobre o representante do Mato Grosso por 36 a 26.

Lara Diniz e Kaillany Caetano, do Centro Educacional Edmar Filho, de Parelhas, alcançaram a terceira vitória seguida no vôlei de praia e também avançaram para a Série Ouro.

Por Augusto César Gomes Rio de Janeiro Foto: Augusto César Gomes

Começa a segunda rodada do Campeonato Potiguar Feminino


O Campeonato Potiguar Feminino tem a segunda rodada neste domingo 6, com a partida entre SC Parnamirim e Monte Líbano às 8h30 no Estádio Juvenal Lamartine. Na primeira rodada, o time parnamirinense não compareceu e o resultado foi WO. Assim, o União saiu na frente, conquistando três pontos.

ESCALA DO CAMPEONATO POTIGUAR FEMININO 2022
2ª RODADA (IDA)
DATA:06/11/2022 – ÀS 08:30
ESTADIO: JUVENAL LAMARTINE
JOGO:
SC PARNAMIRIM X MONTE LIBANO

Escala:
A.: Francisco de Lima Oliveira – CEAF
A1.: Luciana da Silva – CBF
A2.: Willamy da Silva Santos – CEAF
4A.: Robson Andrade Rodrigues – CEAF

Fonte Agora RN Foto Divulgação

América-RN se reforça com lateral-esquerdo Luiz Paulo, ex-Volta Redonda


O América-RN segue no mercado na montagem do elenco para a temporada 2023 e, nesta quinta-feira, confirmou a contratação do lateral-esquerdo Luiz Paulo, ex-Volta Redonda.

O jogador de 29 anos é natural do Rio de Janeiro e disputou 46 jogos pelo Voltaço em 2022.

Luiz Paulo também vestiu as camisas do Madureira, Athlético-PR, Ferroviária, Tupi, Botafogo-PB e CRB.

Ele é o terceiro reforço do Alvirrubro para 2023 - o clube já havia anunciado o meia Lucas Dias, que estava no FK Riteriai, da Lituânia, e o goleiro Carlão, de 36 anos, ex-Atlético-CE e Portuguesa-RJ.

O clube também renovou com 13 jogadores do grupo que conquistou o título da Série D: o goleiro Bruno Pianissolla; o lateral-direito Everton; os zagueiros Edson Silva, Rômulo e Jean Pierre; os volantes Allef e Juninho; o lateral-esquerdo Rafael Carioca; os meias Araújo e Téssio; e os atacantes Wallace Pernambucano, Iago e Elvinho.

Por ge RN Foto: André Moreira

De olho na pré-temporada, ABC cuida de gramados


Pensando no Campeonato Brasileiro da Série B do ano que vem, o ABC aos poucos começa a ajeitar a casa. Entre renovações e buscas por reforços, o time da Frasqueira deu início ao processo de revitalização do gramado do centro de treinamento, já visando a preparação para a próxima temporada que deve ter calendário cheio com, ao menos, mais três competições: Campeonato Potiguar, Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

Segundo a assessoria de imprensa, a preparação já está em andamento nesta semana. Na quarta 2, os funcionários fizeram novamente a aeração do campo através de uma nova aplicação de adubo, seguido de uma camada de material inerte e granular para melhoramento da grama. No restante desta semana o trabalho continua ainda no CT do alvinegro.

Palco dos principais embates deste ano e casa do ABC, o gramado do Frasqueirão já tem data certa para começar a receber tratamento: a partir da próxima segunda-feira 7. A partir daí, os cuidados serão do gramado que será palco na busca por uma vaga na elite do futebol nacional. Até o momento, o único serviço feito pela equipe foi a aplicação de herbicida.

Preparação
Segundo a assessoria de comunicação abecedista, a reapresentação do elenco abecedista para início da pré-temporada está marcada para o dia 14 de novembro. As atividades começarão no campo do CT. Até o momento, o time da Zona Sul de Natal já anunciou a renovação de contrato de pelo menos sete jogadores: os laterais esquerdos Daniel Vançan e Felipinho; os zagueiros Richardson e Afonso; os volantes Erick Varão e Wellington Reis.

Mais recentemente, o meia Allan Dias também estendeu o vínculo. Ele participou da conquista no campeonato potiguar neste ano mas sofreu uma lesão no tornozelo e ficou de fora da caminhada para a Série B. O contrato vai até o fim de abril, com a chance de renovar até o final da temporada.

Fonte Agora RN Foto: Equipe de Comunicação/ABC F.C.

Rebeca Andrade é campeã mundial no individual geral da ginástica artística


Rebeca Andrade é campeã mundial de ginástica artística. Nesta quinta-feira, 3, a brasileira de 23 anos confirmou o favoritismo e garantiu o ouro no individual geral, em Liverpool.

Para subir ao topo do pódio, a guarulhense somou 56,899 pontos. Ela ficou à frente da norte-americano Shilese Jones, que alcançou 55,499. A britânica Jéssica Gadirova fechou o pódio com 55,199.

Essa é a segunda medalha dourada da ginasta brasileira em mundiais. Antes, ela já havia conquistado o primeiro lugar no salto em Kitakyushu, em 2021. No Jogos Olímpicos, além do ouro no salto, Rebeca levou a prata na categoria geral.

Por BandSports Time Brasil/Ricardo Bufolin/CBG