quinta-feira, 7 de abril de 2016

Didi Gol fala sobre a volta do Campeonato Matutão, a maior festa do futebol amador do RN

Didi Gol (Foto: Divulgação)

Sebastião Pereira do Nascimento, o Didi Gol, falou com exclusividade ao São Gonçalo Esportes, o assunto é a volta do Campeonato Interiorano de Futebol, o Matutão. Acompanhe na íntegra.

Didi Gol, é natural da cidade de Parelhas/RN, saiu do Matutão para o futebol profissional, iniciou nas bases do Cruzeiro/MG, em seguida Sport/PE, Corinthians/SP, Portuguesa/SP, Stuttgart/Alemanha, FC Aarau/Suíca, Busan I’Park/Korea, Juventude/RS, Joinvile/SC, Ituano/SP, Bahia/BA, Internacional/RS, Paisandu/PA, Brasil de Farroupilha/RS, no futebol Mexicano atuou pelo Tigres, Jaguares, San Luís, Salamanca e Tampico Madero.

O que levou você a trazer de volta o Matutão? Eu, particularmente vim do Matutão, ganhei minha vida no futebol profissional por causa do Matutão, a minha estrutura financeira atual foi cria do Matutão. Quero agora, trazer de volta a oportunidade do surgimento de outros craques.

Uma competição que durou exatos 30 anos e há 15 não acontece, é fácil de resgatá-la? Há um apelo de dirigentes do futebol amador do RN, por onde ando no interior do RN, sinto esse desejo, e esse é um dos motivos que me levou a trazer de volta essa competição.

Patrocínio? Já contamos com quatro empresas privadas que apoiarão a competição. O Matutão, que no passado fazia a festa pelo interior do RN, nos dias atuais tem um apelo de mídia, pequeno mais tem, e é nesse rumo que estamos apostando na competição.

A Didi Gol, gerencia o campeonato de futebol de São Gonçalo do Amarante. A Prefeitura de São Gonçalo tem alguma relação com o Matutão? Nem de longe. Alguns idiotas é que não sabem separar as coisas, e acham que tudo que se vai fazer na vida tem a obrigatoriedade de ter dinheiro público. O Matutão, sempre foi uma competição independente e será realizada sob a minha administração, dos patrocinadores e dos clubes filiados. A prefeitura de São Gonçalo nem no cast de patrocinadores vai entrar, a competição é particular.

Haverá taxa de inscrição e premiação financeira? Sim. A taxa de inscrição será de R$ 880,00 por equipe, valor referente a ao piso salarial vigente no país. Quanto a premiação financeira, iremos divulgar nos próximos dias o valor exato do prêmio financeiro para o campeão e o vice da competição.

Quando começam as inscrições? Na próxima segunda feira, dia 21 de março e vai até o dia 22 de abril. Na próxima semana já estaremos disponibilizando todas as informações pertinentes e oficiais da competição.

Já existem solicitações de vagas? Algum clube já se mostrou interessado? 17 (dezessete) equipes já entraram em contato conosco. É pensamento nosso limitar as participação de apenas no máximo duas equipes por cidade.

Previsão de início da competição? Finalzinho de junho para o início de julho, a data precisa somente quando se encerrarem as inscrições dos clubes. Seguindo os moldes antigos, a primeira fase deverá ser regionalizada.

A criação do Matutão foi um bem ao futebol do RN? Não tenha dúvidas. Quero aqui inclusive agradecer aos fundadores da competição, Ilo Rodrigues, Gonzaga e o professor Everaldo Lopes, que juntos fizeram um bem ao futebol amador do RN. Se você listar os jogadores profissionais que saíram do Matutão, aí você vai ver o quanto foi benéfico a existência do Matutão.

Quais são os contatos para os interessados? 9.9994.7913 – 9.8724.8089 – 9.8802.0111 – 9.9821.1111 – 9.9618.1082.

Fonte São Gonçalo Esportes Foto Divulgação

Potiguar tem mudanças para decisão contra o Alecrim

Com três cartões, Vaninho está fora do jogo contra o Alecrim

O técnico Bira Lopes esboçou no treino desta quarta-feira (6), no Nogueirão, o time do Potiguar que deve começar jogando contra o Alecrim no sábado (9), em Mossoró.

Na zaga, permanece o jovem Marinho, que teve boa atuação diante do América. O jogador substitui a Ramon, que ainda se recupera da Chikungunya. No treino de hoje o atleta deu voltas no gramado. Mesmo que se recupere, Ramon não está garantido. Ele volta ao banco dos réus do TJD nesta quinta-feira (7), devido sua expulsão contra o ABC, ainda no primeiro turno.

Outra mudança experimentada por Bira Lopes diz respeito ao meio-campo. Sem poder contar com Vaninho, suspenso por acúmulo de cartão, o treinador escalou o meia-atacante Radames mais recuado, na armação das jogadas.

As mudanças também atingiram o ataque. Gilkley foi escalado para atuar ao lado de João Manoel. Ele substituiu a Bruno Gaúcho, que se recupera de uma pancada no joelho direito e não está garantido no jogo de sábado.

O time testado como titular no treino desta quarta teve Santos, Gilberto Matuto, Marinho, Anselmo e Duduzinho; Odair, Dunga, Jozicley e Radames; Gilkley e João Manoel.

Com 11 pontos, o Potiguar precisa da vitória diante do Alecrim no sábado para garantir-se na final do segundo turno. Obtendo êxito, devido sua pontuação geral, garante vaga na Série D deste ano e Copa do Brasil de 2017.

Nesta quinta-feira (7), o Potiguar tem mais um treino, mas o clube ainda não definiu horário nem local.

Fábio Oliveira/F9.net.br

Zagueiro do ABC destaca empenho do grupo para garantir classificação

Léo Fortunato - zagueiro do ABC (Foto: Assessoria de Comunicação/ABC)

O ABC se prepara para encarar o Assu fora de casa no sábado, às 16h, no Estádio Edgarzão. Depois de vencer o Baraúnas no último final de semana, o Alvinegro voltou a depender das próprias forças para garantir a vaga na final do segundo turno do Campeonato Potiguar. O zagueiro Léo Fortunato reconhece que a equipe deve encontrar dificuldades nos confrontos, mas destaca o empenho que os atletas estão tendo.

- A gente sabe que serão difíceis os dois jogos que vêm pela frente, mas acho que a gente está trabalhando focado. Nosso intuito é fazer um bom jogo e sair com o resultado positivo. A equipe toda está empenhada nisso - frisa.

O defensor também conta que o elenco não pensa em nada além da classificação para o segundo turno, apesar de saber que se a equipe não passar para a decisão do returno pode complicar o planejamento para a próxima temporada, sem a classificação para a Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

- O futebol tem disso. Você pode estar lá em cima, mas basta uma derrota que acaba colocando todo o planejamento para baixo d'água. A gente não pensa nisso. Pensa em passar (para a final) e poder alcançar a meta que a gente almeja - comenta.

Na vice-liderança do segundo turno, o ABC encara o Assu, quarto colocado com oito pontos, no Estádio Edgarzão, no sábado, às 16h.

Fonte GE Natal Foto: Assessoria de Comunicação/ABC

Baraúnas vive dúvidas, desfalques e retornos para enfrentar o Palmeira

Nildo ainda é dúvida para enfrentar o Palmeira.

Preparando-se para o jogo do sábado (9), contra o Palmeira, em Goianinha, o Baraúnas trabalhou em apenas um expediente, nesta quarta (6). Pela manhã, o elenco leonino ocupou o campo da Toca do Leão, onde o técnico Agnaldo Fidélis realizou um treino para acertar o posicionamento da equipe.

Ainda não foi desta vez que o treinador contou com o zagueiro Nildo (foto), recuperando-se de um estiramento na virilha, sofrido ainda na partida contra o Globo, e o lateral-esquerdo Márcio Costa, com febre. Os dois jogadores ainda são dúvida para o compromisso do fim de semana.

Quem está fora desse jogo é o meia Murilo. O atleta segue em tratamento por conta de uma contratura muscular e não tem previsão de retorno.

Em contrapartida a esses desfalques, o técnico Agnaldo Fidélis terá os retornos de Victor e Júnior Borracha, que não atuaram diante do ABC por conta de suspensão por acúmulo de cartão.

O Baraúnas volta a treinar na tarde desta quinta-feira no Nogueirão, quando o treinador leonino deverá esboçar o time que começa jogando contra o Palmeira.

Fábio Oliveira/F9.net.br

Macuglia esboça América-RN diferente para duelo contra o Globo

Treino do América-RN (Foto: Jocaff Souza)

O América-RN terá uma nova formação no confronto contra o Globo FC, no próximo domingo. O jogo é válido pela sexta rodada do returno do Campeonato Potiguar. O técnico Guilherme Macuglia não conta com o zagueiro Flávio Boaventura e o volante Bruno Renan, que cumprem suspensão automática. O também volante Tiago Dutra está entregue ao departamento médico e dificilmente jogará. 

Com estes problemas, o comandante americano aproveitou o treinamento desta quarta-feira, na Arena América, para observar o rendimento de possíveis substitutos. Maracás iniciou a atividade no lugar de Boaventura e depois foi sacado para a entrada de Zé Antônio. O setor de contenção do meio-campo teve Pedro Ivo e Júlio Terceiro, que retorna ao time principal. Cascata ganhou o auxílio do meia David Manteiga na criação. Na frente, Luiz Eduardo treinou ao lado de Lúcio Curió, já que Thiago Potiguar continua lesionado. Rômulo e Brendo estiveram entre os reservas. Outra mudança aconteceu na lateral direita, em que Felipe Macena foi titular na vaga de Gabriel.

O Alvirrubro trabalhou com Pantera, Felipe Macena, Maracás (Zé Antônio), Gustavo e Alex Cazumba; Júlio Terceiro, Pedro Ivo, David Manteiga e Cascata; Lúcio Curió e Luiz Eduardo.

América-RN e Globo FC se enfrentam no domingo, a partir das 16h, no Estádio Nazarenão, em Goianinha. Com cinco pontos, ambos estão praticamente fora da briga por uma das vagas na final do segundo turno. Entretanto, o Mecão precisa pontuar se quiser fazer o segundo jogo da final do Campeonato Potiguar em casa, já a Águia busca uma das duas vagas do RN na Série D. O mando da decisão e a classificação para a Série D são definidos pela pontuação geral somando os dois turnos do estadual.

Fonte GE RN Foto: Jocaff Souza

Globo perde para o Bahia e dá adeus a Copa do Brasil

Éder comemora o primeiro gol do Bahia (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/E.C Bahia).

A história do Globo na Copa do Brasil 2016 terminou na noite desta quarta-feira (6) diante do Bahia.

Jogando na Arena Fonte Nova, em Salvador-BA, o time de Ceará Mirim, que havia empatado em casa por 0x0, foi eliminado na casa do adversário ao ser derrotado por 3×1.

O jogo foi franco, aberto, mas foi o Bahia quem abriu o placar logo com um minuto de jogo, através de Éder. Rivaldo, com um belo gol da intermediária, por cobertura, empatou aos 26 minutos para o clube potiguar. No entanto, Zé Roberto, um minutos depois, e Edigar Junio, aos 32 minutos do segundo tempo, marcaram e carimbaram o passaporte do clube baiano à próxima fase.

Agora, o Globo volta suas atenções para o Campeonato Potiguar.

Faltando duas rodadas para o fim da fase classificatória do segundo turno, a Águia de Ceará Mirim ocupa a sexta posição, com cinco pontos e ainda sonha com vaga na Série D e na final do turno. O líder é o Potiguar, com 11. No domingo (10), o Globo pega o América em jogo marcado para 16 horas, no Nazarenão, em Goianinha.

Fábio Oliveira/F9.net.br Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/E.C Bahia