segunda-feira, 8 de junho de 2020

Retorno de atividades físicas dos clubes paulistas pode acontecer em breve

band.uol.com.br

Após o Bragantino realizar, na última semana, algumas atividades físicas no CT, clubes paulistas se mobilizaram para pedir a retomada de seus respectivos times. No Jogo Aberto desta segunda-feira, 8, Chico Garcia informou que as atividades físicas podem retornar em breve e que atitude do clube de Bragança não gerou um descontentamento.

“Ela [atividade física] vai acontecer muito em breve. Eu conversei com muito dirigentes ontem (7) dos clubes [paulistas] e o que mais me surpreendeu é que eles não estavam, digamos assim, ‘descontentes’ com o que o Bragantino fez. Até há uma leitura de que o Bragantino possa obter uma vantagem física, porque começou uma semana antes, mas que esse movimento [do Bragantino] acabou puxando a fila de uma pressão na Federação e também no governo estadual para que o futebol seja contemplado também, já que alguns shoppings e algumas áreas estão sendo liberadas em algumas cidades”, disse o jornalista.

Dirigentes de alguns clubes entendem que, se atividades econômicas como shoppings e outros comércios voltarão em breve, os treinamentos também podem voltar, afinal, eles passarão por testagem.

“O que entendem os dirigentes e também a comissão médica da Federação: com a testagem e com os protocolos, na prática da atividade física do futebol dentro dos centros de treinamentos, esses atletas e funcionários estarão mais protegidos do que em outras áreas já liberadas como: ônibus, shopping (...) Tudo isso está sendo levado para a Federação que vai levar para o governo do estado, para que isso seja entendido como um retorno”, explicou Chico.

Da Redação, com Jogo Aberto via BandSports Foto: Michal Jarmoluk/Pixabay

Federação apresenta novo protocolo ao Governo e torce por retorno do futebol em SP


Federação apresenta protocolo ao Governo e futebol deve voltar em ...

A volta do futebol de São Paulo deverá ser debatida entre a Federação Paulista de Futebol (SP) e o Governo do Estados nesta quarta-feira, às 15h. A reunião aconteceria nesta terça, mas a gestão estadual pediu adiamento para conseguir analisar com mais calma o protocolo de segurança enviado pela entidade.

A confiança é grande por parte da Federação, que acredita sair desse encontro com datas para o retorno dos treinamentos e até mesmo da própria retomada do Paulistão. A iniciativa foi tomada após a flexibilização anunciada pelo Governo nos últimos dias.

A Federação já enviou três protocolos para o Governo, sempre fazendo algumas mudanças em relação ao modelo inicial, devido à solicitação da própria gestão estadual. Assim como a entidade, os clubes também estão a favor do retorno da competição.
"A Federação Paulista de Futebol e os 16 clubes do Paulistão Sicredi se reúnem nesta quarta-feira, 10 de junho, às 15h, por videoconferência. O adiamento do encontro, anteriormente agendado para terça-feira (9), tem o intuito de possibilitar maior tempo de avaliação do protocolo de treinamentos com foco retomada do futebol, quando esta for autorizada", disse a entidade em nota oficial.

PAULISTÃO
O Campeonato Paulista precisará de seis datas para ser finalizada, sendo duas para a primeira fase, uma para as quartas de final, uma para semifinal e duas para a grande decisão.

Por Agência Futebol Interior

Clubes de futebol definem as regras para a retomada do Campeonato Carioca

Clubes de futebol definem as regras para a retomada do Campeonato ...

Os clubes de futebol do Rio de Janeiro definiram nesse sábado, 6, as regras para a retomada do Campeonato Carioca. No entanto, ainda não foi acertada uma data para o reinício da competição.

Em reunião do Conselho Arbitral, que durou cerca de quatro horas e teve a participação de representantes de todos os clubes da Série A, foi aprovado um protocolo de segurança.

A resolução define que os jogos deverão ser disputados sem a presença de público e preferencialmente em três estádios: São Januário, Nilton Santos e Maracanã.

Todos os envolvidos na partida, incluindo profissionais de imprensa, serão examinados e só poderão trabalhar com teste negativo para a Covid-19.

O protocolo será enviado nesta segunda-feira, 8, para avaliação do Governo do Estado. Só então será marcada uma nova reunião para decidir a data do reinício do Campeonato Carioca.

Na sexta-feira, o governador do Rio, Wilson Witzel, publicou decreto em edição extra do Diário Oficial que flexibiliza o isolamento no estado, e permite a disputa de jogos sem público.

Da Redação, com BandNews Fm Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

CBF divulga protocolo e prevê cinco fases em retorno do futebol


CBF divulga protocolo e prevê cinco fases em retorno do futebol ...

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou neste sábado seu "Guia Médico de Sugestões Protetivas para o Retorno às Atividades do Futebol Brasileiro". O documento foi elaborado por Comissão Médica Especial e seguiu orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde do Brasil (MS), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB).

O documento reforça a importância dos clubes seguirem medidas preventivas, como lavar as mãos, não cumprimentar pessoas tocando-as, não cuspir em campo, usar máscaras quando não estiverem em atividade nos campos, limpar com mais frequências equipamentos usado nas atividades, entre outras.

Quanto a retomada das atividades, a CBF definiu cinco fases: Fase preliminar, Fase de treinamentos individuais ou em pequenos grupos, Fase de treinamentos coletivos, Fase de competições e Fase de acompanhamento.

FASE PRELIMINAR
A Fase preliminar é marcada principalmente pela testagem de jogadores, comissão técnica e funcionários. Os testes em familiares é facultativo, mas um questionário detalhado deverá ser aplicado. Os casos suspeitos serão isolados.

TREINOS INDIVIDUAIS
Na fase seguinte, que prevê treinos individuais ou em pequenos grupos, todos "deverão utilizar condução própria e individual, uniforme de treino desde a sua residência e, após o término, retornar imediatamente para a sua residência".

Será preciso verificar a temperatura de todos, de preferência ainda no veículo, e barrada a entrada dos que apresentarem medida acima de 37,5º C.

TREINOS COLETIVOS
Na terceira fase, de treinamentos coletivos, a CBF afirma que suas competições voltarão 'em concordância com as normas das autoridades de saúde'. Medidas de segurança, como verificação de temperatura, uso de máscaras, avaliação clínica, continuarão nesta fase.

Durante a sessão de treinamento, os atletas estarão dispensados do uso de máscaras. Não será servidas refeições e o nutricionista do clube deverá preparar kits individuais. Caso seja necessário fisioterapia ou massagem, agendar horários individuais.

"No treinamento coletivo, o período de aquecimento deverá respeitar a distância mínima de 1 metro entre os atletas e membros da comissão técnica", afirma o documento. "A cada intervalo do treino todos deverão higienizar as mãos com álcool em gel a 70% e utilizar garrafas individuais para hidratação", acrescenta.

O guia ainda determina que todos os vestiários devem ser utilizados para evitar aglomeração e que as roupas devem ser separadas pelos próprios jogadores para recolhimento posterior da equipe de rouparia. Todos os funcionários também deverão usar máscaras.

RETORNO DAS COMPETIÇÕES
Sobre o retorno das competições, que corresponde à quarta fase, o documento afirma que 'a dinâmica da epidemia certamente influenciará no período de treinamento mínimo necessário para um retorno seguro às competições. Ajustes na tabela de jogos podem ser necessários para acomodação das datas disponíveis para a disputa das partidas'.

Todas as partidas serão realizadas sem a presença de público e a participação de imprensa deve ser organizada previamente em reunião por videoconferência com a participação da CBF.

Além disso, prevê diversas outra medidas, como proibição de troca de camisas, fechamento de salas não utilizadas, locais específicos para enfermaria, comemoração de gols individual, por exemplo. No banco de reservas, todos devem utilizar máscaras e respeitar distância de um metro.

ACOMPANHAMENTO
Por fim, na fase de acompanhamento, a CBF diz que os clubes devem enviar dados semanalmente e prevê testes aleatórios em jogadores.

Por Agência Futebol Interior Fotos Lucas Uebel/Grêmio FBPA

CBF deve diminuir intervalo entre os jogos para 48 horas no Brasileiro


CBF deve diminuir intervalo entre os jogos para 48 horas no ...

O Campeonato Brasileiro já era para ter iniciado, mas a bola ainda não está rolando por conta da pandemia do novo coronavírus. Para manter os pontos corridos, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve fazer uma alteração no regulamento.

Um acordo fechado em 2018 entre a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) e a CBF no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, definiu que seja respeitado o intervalo de 66 horas entre um jogo e outro em competições coordenadas pela entidade máxima do futebol brasileiro.

No entanto, para que o Brasileirão seja realizado em pontos corridos e com 38 rodadas, a CBF estuda diminuir esse intervalo para 48 horas. Pelo menos foi o que postou o colunista Lauro Jardim, no jornal O Globo, na edição deste domingo.

"Para que o Brasileirão caiba no apertado calendário de 2020 pós-Covid, a CBF já tem como praticamente certa de que vai reduzir o intervalo entre uma partida e outra de cada clube. Em vez das atuais 72 horas, passará a ser 48 horas. Uma das consequências óbvias: para ser competitivo, o clube terá que contar com um plantel extenso", escreveu Lauro Jardim, que se equivocou ao falar das 72 horas.

NADA DEFINIDO
Em contato com o Portal Futebol Interior, o presidente da Fenapaf, Felipe Augusto, disse que ainda não tem nada definido, mas que a entidade aceita diminuir esse intervalo entre os jogos desde que não sejam utilizados os mesmos jogadores.

"Não foi definido nada. Todavia, nossa possição é de que seja possível intervalos de menos de 66 horas, desde que não se repitam os mesmos jogadores. Os atletas não aceitam contrariar o intervalo definido pelo TRT de Campinas", afirmou Felipe Augusto.

Por Agência Futebol Interior

Com domínio total Amanda Nunes vence Felicia Spencer


Amanda Nunes exibe os dois cinturões do UFC — Foto: Getty Images

Na noite desta sábado dia 06, em Las Vegas, a lutadora Amanda Nunes entrou no Octógono para vencer sua oponente Felicia Spencer por pontos. A Leoa dominou os cinco rounds e venceu Spencer por decisão unânime confira: 50-44, 50-44, 50-45.

Com a vitória, Amanda manteve o cinturão dos penas na categoria até 66kg. Amanda Nunes se tornou a única atleta a ser campeã em duas categoria simultâneas peso galo até 61kg e peso pena já mencionado acima.

A lutadora brasileira acumula em seu cartel 11 vitórias consecutivas e não perde desde 2014. Spencer valorizou muito a vitória de Amanda suportando um castigo enorme essa, é a segunda derrota da lutadora de Felicia. A primeira derrota foi para Cris Cyborg.

Por Lance Esportivo Foto Getty Imagem

Estádio em Israel instala túnel para desinfetar jogadores

Estádio em Israel instala túnel para desinfetar jogadores - Band ...

O estádio Bloomfield de Tel Aviv, em Israel, instalou nesta semana um túnel especial para pulverizar jogadores de futebol que chegam para as partidas com uma fina névoa desinfetante, para ajudar a impedir a propagação do novo coronavírus.

Ainda em fase de testes, a estrutura tem previsão de ser colocada em uso até o final da temporada, que foi retomada em Israel no dia 30 de maio, sem a presença de torcedores.

O túnel usa água eletrolisada - produzida pela eletrólise de água e sal - que há muito tempo é aprovada para uso como desinfetante. Pesquisadores da Universidade Bar-Ilan, em Israel, dizem ter desenvolvido a tecnologia para prolongar a vida útil da água eletrolisada.

"O material usado neste sistema é produzido a partir de água da torneira e sal de mesa, usamos reação eletroquímica com eletrodos em nossos reatores para obter um desinfetante muito forte e que não agride o meio ambiente", explicou o dr. Issak Cohen, da Universidade Bar-Ilan.

A RD Pack, empresa israelense especializada em automação, instalou o sistema de dispersão desinfetante no túnel. Uma máquina de bomba d'água detecta quando alguém entra e pulveriza os bicos automaticamente por 15 segundos, banhando os jogadores e seus pertences com uma névoa desinfetante.

"O mais importante é explicar que não somos uma cura para o coronavírus, estamos lutando contra a disseminação. Basicamente, estamos tentando parar a cadeia de infecção", disse Eran Druker, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da RD Pack.

Da Redação BandSports Foto: Reprodução/Facebook RD Pack

Tênis: Djokovic mostra preocupação com condições 'extremas e impossíveis' do US Open


Djokovic mostra preocupação com condições 'extremas' do US Open ...

O tenista sérvio Novak Djokovic, líder do ranking mundial da ATP, se mostrou preocupado neste sábado com as condições sanitárias para o US Open, um dos quatro Grand Slams da temporada, em Nova York, nos Estados Unidos, defendendo que são "extremas e impossíveis" devido à pandemia do novo coronavírus.

"Ainda ontem (sexta-feira), conversei por telefone com os líderes do tênis mundial. Houve conversas sobre a continuação da temporada, principalmente o US Open, previsto para o final de agosto, mas não sabemos se será realizado", afirmou o número 1 do mundo em uma entrevista ao canal sérvio Prva TV, acrescentando que "as regras para jogar com simplicidade vão ser extremas".

O tenista, de 33 anos, explicou as condições e restrições "impossíveis" que os atletas vão ter, caso a competição se realize este ano.

"Não teríamos acesso à Manhattan (centro de Nova York), teríamos de dormir em hotéis no aeroporto para sermos testados duas ou três vezes por semana. Além disso, só poderíamos trazer uma pessoa para o clube, o que é realmente impossível. Nós precisamos de um treinador, de preparador físico e, depois, de um fisioterapeuta", sustentou.

Contudo, em um momento em que toda a temporada do tênis se encontra suspensa até, pelos menos, o final de julho, Djokovic compreende que "por razões financeiras e face aos contratos existentes, o US Open tenha mesmo de ser realizado".

Por Agência Estado

Temporada de F1 não será interrompida, mesmo com casos de covid, garante CEO

Temporada de F1 não será interrompida, mesmo com casos de covid ...

Com ou sem covid-19 a temporada da Fórmula 1 vai começar em julho e nenhuma corrida será cancelada, mesmo se algum piloto testar positivo para a doença. Quem garante é Chase Carey, presidente e CEO da categoria.

“Estamos trabalhando com uma ampla gama de especialistas, bem como com os governos locais. Montamos um conjunto rígido de diretrizes, que incluem procedimentos para as viagens, hotéis e circuitos”, conta Carey. “Reconhecemos que existe a possibilidade [de alguém se infectar], mas estamos preparados para lidar adequadamente com a situação, se encontrarmos um resultado positivo. Temos procedimentos para lidar com essa pessoa ou pessoas”, diz o CEO.

O circuito Red Bull Ring, em Spielberg, Áustria, irá receber as duas corridas inaugurais do calendário, em 5 e 12 de julho, respectivamente. O GP da Hungria acontece uma semana depois, no dia 19. Após um intervalo, será a vez de Silverstone receber duas provas seguidas, em 2 e 9 de agosto, seguido pelo Grand Prix da Espanha, em Barcelona, uma semana depois, Bélgica no dia 30 e o GP da Itália, em 6 de setembro.

Ainda em razão da pandemia do novo coronavírus, todas as provas serão realizadas com portões fechados. Por questões de segurança, as equipes também terão um número limitado de funcionários trabalhando nos circuitos durante os fins de semana de corrida. A pandemia levou ao cancelamento dos GPs da Austrália, Mônaco, França e Holanda.

“Nossa esperança é, à medida que avançarmos, poder incluir os fãs nas corridas, mas isso é um outro nível de complexidade. Não vamos dar prazo agora. Penso novamente com a fluidez da situação, um prazo criaria pressões que podem não ser corretas ou realistas para a situação com a qual estamos lidando”, explica Carey.

Da Redação BandSports Foto: Divulgação/Fórmula 1

Chapecoense rejeita proposta de time do Brasileirão por joia



Considerado uma das principais promessas da Chapecoense nos últimos anos, o meia Vini Locatelli recebeu uma proposta oficial do Athletico-PR.

A oferta, que giraria em torno de R$ 1,5 milhão, foi recusada pela diretoria alviverde. O Furacão, porém, não desistiu da contratação de Vini Locatelli e pode fazer uma nova investida.

Em março deste ano, a Chapecoense acertou a renovação de contrato com Vini Locatelli até 2022, com um aumento também na multa rescisória, que gira em torno de R$ 70 milhões.

O jogador de 22 anos foi promovido ao elenco principal da Chapecoense no ano passado, quando fez parte do grupo que amargou o rebaixamento para a Série B do Brasileiro.

Nesta temporada, Vini Locatelli passou a ter mais oportunidades e havia atuado em 11 jogos, sendo oito como titular, antes da paralisação do futebol por conta da pandemia do novo coronavírus.

Por Agência Futebol Interior Foto Márcio Cunha/Chapecoense