segunda-feira, 17 de outubro de 2016

ABC comanda Seleção do FI! Carrascos do Guarani, 'Bolt Carioca' e meia 'tiozão' comandam Seleção FI da Série C

Lúcio Flávio comando a goleada por 4 a 0 do ABC sobre o Guarani. (Foto: Frankie Marcone / ABC FC)

A rodada de ida das semifinais da Série C do Campeonato Brasileiro terminou com resultados inesperados para muitos. Uma goleada por 4 a 0 aplicada pelo ABC sobre o Guarani e uma vitória por 2 a 1 do Boa Esporte sobre o Juventude, em pleno Alfredo Jaconi, renderam boas atuações que vão ser coroadas na Seleção FI da Rodada.

Como é de se esperar, a seleção é dominada pelos vencedores: ABC e Boa Esporte. Destaque para o experiente meia Lúcio Flávio, de 37 anos, e o artilheiro do campeonato, Jones Carioca. Além de uma grande atuação do atacante Daniel Cruz.

Goleiro: Leandro Santos (Guarani)
Tudo bem que o Guarani sofreu uma goleada histórica em uma semifinal de Série C, mas a atuação de Leandro Santos impediu que o resultado fosse ainda mais humilhante. O goleiro fez ao menos três excelente defesas e os gols sofridos foram resultado da qualidade dos adversários.

Lateral-direito: Carlinhos (Juventude)
Carlinhos foi um dos muito reservas utilizado por Zago na derrota por 2 a 1 para o Boa Esporte, já que ele poupou grande partes dos titulares. O lateral-direito não teve uma atuação impecável, mas mostrou muita disposição na defesa. Inclusive, evitou o que poderia ser o terceiro gol boveta com um carrinho certeiro para desarmar o atacante Daniel Cruz em um lance claro de perigo.

Zagueiro: Bruno Maia (Boa Esporte)
Depois de um primeiro tempo fulminante, o Boa Esporte teve que segurar alguns momentos de reação do Juventude e deu conta do recado. Isso graças a boa atuação de Bruno Maia, que ao lado de Édson Borges foi soberano nas jogadas pelo alto e mostrou muita segurança no campo de defesa.

Zagueiro: Cleiton (ABC)
Na segunda metade do segundo tempo, o Guarani já havia sido engolido pela fúria do Elefante, mas mesmo assim a defesa teve que trabalhar bastante em alguns momentos. Com muita aplicação tática e tranquilidade, Cleiton foi um dos muitos destaques do time ABC. Além disso, levou a torcida à loucura ao aplicar uma caneta em Eliandro, no campo de defesa.

Lateral-esquerdo: Romano (Boa Esporte)
Durante todo o campeonato, Romano mostrou que é uma das principais armas ofensivas do Boa Esporte, além de ser um dos principais desarmadores do time. Na vitória por 2 a 1 sobre o Juventude, o lateral-esquerdo mostrou o melhor das duas facetas. Roubou a bola no campo de defesa e avançou até o campo de ataque para dar a assistência para o gol de Daniel Cruz, o segundo da equipe boveta.

Volante: Márcio Passos (ABC)
Márcio Passos não saiu de campo com a glória atribuída à Jones Carioca e Lúcio Flávio, mas foi uma das peças essenciais para que o ABC conseguisse ganhar do Guarani com facilidade. Ele foi designado para marcar o meia Fumagalli e cumpriu com maestria a lição de casa, anulando o experiente jogador bugrino.

Volante: Sananduva (Juventude)
Cria das categorias de base do time jaconero, Sananduva saiu do banco de reservas para evitar que o Boa Esporte fosse para o segundo jogo com uma vantagem ainda maior. Ele entrou em campo aos 22 minutos e cinco minutos depois aprontou para cima do boa com um golaço. O volante se livrou da marcação com uma 'roleta à la Zidane' e soltou uma bomba no canto direito do goleiro.

Meia: Lúcio Flávio (ABC)
Sem dúvida, o maior destaque dos dois jogos das semifinais. Comandou o ABC dentro de campo e foi o nome da goleado por 4 a 0 sobre o Guarani. Ele deu uma linda assistência para um dos gols de Jones Carioca e balançou a rede duas vezes em duas belas cobranças de falta.

Meia: Fellipe Mateus (Boa Esporte)
Cabeça pensante do meio de campo boveta, Fellipe Mateus fez o seu dever de distribuir o jogo, mas também mostrou oportunismo ao marcar o primeiro gol boveta. Bem posicionado, ele aproveitou passe de Daniel Cruz para abri o placar logo no primeiro minuto de jogo.

Atacante: Jones Carioca (ABC)
O artilheiro da Série C 2016 está praticamente definido e o nome dele é Jones Carioca. Em mais uma grande atuação, o atacante abecedista balançou as redes duas vezes no Frasqueirão e já somo 12 gols marcados, faltando três jogos para o fim da competição. O jogador mais próximo dele que ainda está na disputa é Hugo, do Juventude.

Atacante: Daniel Cruz (Boa Esporte)
Após esquentar banco no jogo do acesso e só entrar no decorrer da partida, Daniel Cruz voltou a integrar o time titular do Boa Esporte em grande estilo. Além deixar sua marca ao fazer o segundo gol boveta, também foi o responsável pela assistência que originou o gol de Fellipe Mateus, no comecinho do confronto.

Técnico: Geninho (ABC)
O treinador abecedista acertou na formação e anulou os pontos fortes do Guarani, como o meia Fumagalli, caçado em campo por Márcio Passos. Geninho também demonstrou que não foi contagiado pelo clima de oba oba do acesso e teve sucesso ao passar seriedade ao elenco.

CONFIRA A SELEÇÃO FI DAS SEMIFINAIS DA SÉRIE C:
Leandro Santos (Guarani); Carlinhos (Juventude), Bruno Maia (Boa Esporte) , Cleiton (ABC) e Romano (Boa Esporte); Márcio Passos (ABC), Sananduva (Juventude), Lúcio Flávio (ABC) e Fellipe Mateus (Boa Esporte); Jones Carioca (ABC) e Daniel Cruz (Boa Esporte); Técnico Geninho.

Por Agência Futebol Interior Foto Frankie Marcone 

Sub-20 empata com o Chile e conquista o título do Quadrangular de Seleções


Jogo disputado, pressão da torcida e muito frio no Estádio Fiscal de Talca. Este foi o cenário da conquista da Seleção Brasileira Sub-20, que levantou o caneco do Quadrangular de Seleções neste domingo (16) ao empatar em 1 a 1 com os donos da casa, o Chile.

Apesar de contar com a vantagem do empate para conquistar o título, a Seleção Brasileira não jogou de forma defensiva em nenhum momento. Pelo contrário. Já nos primeiros minutos, em falta cobrada por Matheus Sávio, acertou o travessão chileno.

A ofensividade brasileira foi premiada aos 32 minutos do primeiro tempo. Lucas Paquetá fez bela jogada pela direita, deixou o zagueiro no chão e rolou em profundidade para Felipe Vizeu. O camisa 9 emendou de primeira, cruzado e certeiro, e abriu o placar.

Depois de terminar o primeiro tempo sem levar sustos, a Seleção Brasileira voltou para o segundo tempo com Jefferson no lugar de Marlon, que já tinha cartão amarelo, na lateral-esquerda.

O Chile, por sua vez, entrou melhor no segundo tempo e ensaiou uma pressão que terminou em gol, após lance de muita confusão dentro da área brasileira.

Após o gol, Rogério Micale colocou Léo Jabá e Ravanelli nos lugares de Giovanny e Lucas Paquetá, respectivamente. Depois foi a vez de Matheus Fernandes substituir Matheus Sávio.

O jogo seguiu igual, com muita disputa no meio-campo, mas a rede não voltou a balançar. Sendo assim, a Sub-20 conquistou o segundo título das categorias de base da Seleção neste fim de semana. No sábado, a Sub-17 foi campeã da BRICS Cup 2016, na Índia.

BRASIL
Cleiton, Gustavo, Nathan, Lucas Cunha e Marlon (Jefferson); Douglas, Caio Henrique e Lucas Paquetá (Ravanelli); Matheus Savio, Felipe Vizeu e Giovanny (Léo Jabá).

Fonte Site da CBF Foto Lucas Figueiredo/CBF

ABC goleia Guarani no Frasqueirão e coloca um pé na decisão da Série C

ABC x Guarani Estádio Frasqueirão Série C - gol Jones Carioca (Foto: Alexandre Lago/GloboEsporte.com)

O ABC está perto da decisão da Série C do Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo (16), o Alvinegro atropelou o Guarani-SP por 4 a 0 no estádio Frasqueirão, em Natal, na primeira partida da semifinal da competição. Os gols foram marcados por Jones, duas vezes, e Lúcio Flávio, em duas cobranças de faltas.

Com o resultado, o time potiguar precisa apenas de um empate para carimbar o passaporte para a final da Terceirona. O Alvinegro pode perder por três gols de diferença que fica com a vaga. Um novo 4 a 0 leva a disputa para os pênaltis.

O ABC ainda pode ser derrotado por quatro gols desde que marque. O time de Ponta Negra só fica fora se perder por cinco ou mais gols de diferença.

A partida da volta está agendada para o próximo domingo (23), às 20 horas (horário de Natal. O duelo será no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP).

Por Heilysmar Lima via Portal No Ar Foto Alexandre Lago

Conmebol tira vaga do campeão da Copa do Nordeste na Sul-Americana

Resultado de imagem para foto da conmebol

A Conmebol anunciou nesta sexta-feira 14 como se dará a definição dos clubes que disputarão a Libertadores e a Copa Sul-Americana a partir do ano que vem. A entidade confirmou que, no Brasil, os campeões da Copa Verde e da Copa do Nordeste não terão mais direito a uma vaga na Sul-Americana, agora definidas a partir do Brasileirão, apenas.

De acordo com a Confederação Sul-Americana de Futebol, a distribuição das vagas foi decidida em conjunto com as federações nacionais, como a CBF. Ainda segundo a Conmebol, os critérios se baseiam em “mérito desportivo” e as mudanças são produto de um estudo técnico e profissional.

Para a edição deste ano da Sul-Americana, por exemplo, o Brasil enviou, dentre os eliminados antes das oitavas de final da Copa do Brasil, os que obtiveram melhor colocação no Brasileirão de 2015. Até o Vitória, terceiro na Série B do ano passado, conseguiu se classificar. Além disso, deu vaga aos campeões da Copa do Nordeste (o Santa Cruz) e da Copa Verde (o Cuiabá, atualmente na Série C). Ambos os times, porém, também precisavam ser eliminados na Copa do Brasil.

Essa regra, entretanto, acaba colocando na Sul-Americana equipes de nível técnico mais baixo do que o desejado pela Conmebol. A mudança nas regras visa resolver essa distorção. Além disso, o Brasil perdeu duas vagas na competição, ganhando duas na Libertadores, em contraponto.

Serão representantes do Brasil na Sul-Americana do ano que vem os seis primeiros colocados do Brasileirão que não tiverem vaga na Libertadores. Ou seja: do sétimo ao 12.º lugares. Caso o campeão da Copa do Brasil também esteja entre os 12 primeiros, uma vaga será herdada pelo 13.º colocado.

Na prática, deve voltar a acontecer como anteriormente, com os clubes que brigavam pelo rebaixamento até as últimas rodadas acabarem conseguindo uma vaga na Sul-Americana. Dentre os 20 clubes do Brasileirão, 13 irão a competições internacionais e quatro serão rebaixados. Só três ficarão numa faixa intermediária.

A ideia da Conmebol é aproximar suas competições continentais do modelo bem sucedido na Europa. Lá, porém, os clubes eliminados nas fases preliminares da Liga dos Campeões podem jogar a Liga Europa. Na América do Sul, serão 16 times na Pré-Libertadores (três deles brasileiros) e só quatro desses irão à fase de grupos. Quem ficar pelo caminho, já em fevereiro ou março, não terá direito a entrar na Sul-Americana e ficará o restante da temporada sem competições continentais para jogar.

A Confederação Brasileira de Futebol ainda não definiu como fará com a Copa do Brasil, que atualmente acolhe, no segundo semestre, os times que jogaram a Libertadores no primeiro.

Por Estadão Conteúdo

Meia Maratona do Sol alcança 4 mil inscritos e tem atletas de todo o Brasil


Segunda edição da Meia Maratona do Sol leva 5 mil pessoas às ruas de Natal (Foto: Augusto Ratis/Augustoratis.com.br)

Marcada para o dia 12 de novembro, com largada e chegada na Arena das Dunas, a Meia Maratona do Sol chegou esta semana à marca de 4 mil inscritos. Com a presença confirmada de atletas de todo o Brasil, a prova se consolida como uma das principais da região Nordeste.

Em 2015, segundo a organização, foram pouco mais de 4.500 atletas inscritos. Esse ano, o número praticamente já foi alcançado e pode ser justificado. A meta agora é atingir o número de 6 mil atletas. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de outubro, no site oficial do evento

- Optamos por fazer um trabalho voltado para a expectativa do evento, lançamos promoções e benefícios. Pode-se dizer que a junção desses e outros diferenciais refletem nesse número positivo de atletas inscritos na Meia do Sol e nos dá uma base importante para a logística e preparação da prova - apontou Nivaldo Pereira, um dos organizadores do evento.

A expectativa é de que um terço dos atletas seja de fora do Rio Grande do Norte este ano. De acordo com Nivaldo, a Meia do Sol já conta com representantes de 22 estados.

- No primeiro ano, eles foram 700, chegando a 1.200 em 2015, o que já foi batido neste ano. Esta é uma previsão bastante positiva para o turismo e economia da cidade, por exemplo, já que o atleta não viaja sozinho, ele vem com a toda a família, e chega a passar pelo menos três dias na cidade - destacou Nivaldo.

Fonte GE RN Foto Augusto Ratis

Santa Cruz goleia o Força e Luz e volta à liderança da 2ª divisão no RN

Força e Luz x Santa Cruz de Natal Hudson (Foto: Divulgação)

O Santa Cruz de Natal voltou à liderança da segunda divisão do Campeonato Potiguar neste domingo e conquistou um grande passo para conquistar o troféu de campeão. O Tricolor goleou o Força e Luz por 3 a 0, em jogo realizado no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, e atingiu os 15 pontos. Os gols da partida foram marcados duas vezes pelo atacante Hudson, um de pênalti aos 32 do 1º tempo e o segundo aos 39 do 1º tempo. O terceiro gol do jogo foi marcado pelo também atacante Índio Oliveira, aos 14 minutos do 2º tempo.

A nona rodada da segunda divisão do Campeonato Potiguar acontece neste meio de semana. Na quarta-feira, acontece a "decisão" da competição, com o duelo entre Atlético Potengi x Santa Cruz de Natal. O jogo acontece no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, às 15h.

Um empate dá ao Tricolor o título e a vaga na primeira divisão estadual em 2017. Na segunda colocação, com 13 pontos, o Potengi precisa da vitória para retornar à liderança e torcer por uma combinação de resultados na última rodada, marcada para o dia 23 de outubro, para levantar o troféu.

A outra partida acontece na quinta-feira, também às 15h, entre Força e Luz, que está na quarta posição, com seis pontos, e Visão Celeste, que ocupa a lanterna do torneio, com apenas um ponto. O Atlético Potiguar, que venceu no sábado o duelo entre "Atléticos" contra o Potengi por 1 a 0, está na terceira colocação, com 12 pontos, e ainda está vivo na briga pelo título.

Por GE RN Foto Divulgação