terça-feira, 19 de maio de 2020

Marcos Braz empolga flamenguistas com mensagem para Jesus: 'Vamos em frente'

Ver imagem no Twitter

Uma troca de mensagens entre o técnico Jorge Jesus e Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, neste domingo, 18, encheu o torcedor rubro-negro de esperança de que o acordo para a renovação do contrato do português com o clube esteja próximo de ser selado. O atual vínculo chega ao fim em 20 de junho.

Após passar cerca de 40 dias em quarentena em Portugal, em função da pandemia do coronavírus, Jesus está no Rio desde o início de maio, embora o clube ainda não tenha retomado as atividades. E publicou neste domingo a foto de uma vista da cidade, elogiando a sua beleza, mas também o carinho com que é tratado desde a sua chegada em 2019 ao Brasil.

"Uma linda manhã de outono, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, cidade que me acolheu maravilhosamente e que me encanta cada vez mais por sua beleza, pelo carinho que recebo do povo carioca", escreveu Jesus em seu perfil no Instagram.

A reposta de Braz veio pelo Twitter. E teve tom de consonância do treinador, além de sequência do trabalho. "O dia está maravilhoso mesmo, Jorge (risos). Vamos em frente", escreveu o vice-presidente de futebol, adotando um estilo enigmático.

Jesus chegou ao Flamengo em junho de 2019, tendo assinado contrato por um ano. Desde então, teve desempenho praticamente perfeito à frente do time, tendo sido campeão da Copa Libertadores, da Recopa Sul-Americana, do Campeonato Brasileiro, da Supercopa do Brasil e da Taça Guanabara.

Fonte Band Esportes 

Premier League anuncia seis casos de covid-19 após realização de 748 exames

BOLA DE FUTEBOL DE CAMPO NIKE CBF STRIKE - AMARELA - UNISPORT

A Premier League anunciou, nesta terça-feira, 19, que seis pessoas de três clubes testaram positivo para a covid-19 durante os 748 exames realizados no domingo e segunda-feira.

"Jogadores e funcionários que testaram positivo terão de ficar isolados por um período de sete dias", informou em comunicado a liga, que manterá em sigilo o nome das pessoas. "Nenhum detalhe específico sobre clubes ou indivíduos será fornecido pela Liga e os resultados serão divulgados após cada rodada de testes."

Ficou decidido na segunda-feira, após votação, que os clubes que disputam o Campeonato Inglês poderiam começar os treinamentos em grupos pequenos, mas sem contato. Alguns times já retornaram nesta terça.

De olho na possibilidade de voltar com os jogos em junho, a Premier League decidirá no início da próxima semana quando vai permitir o contato entre os jogadores nas atividades. O campeonato foi paralisado em 13 de março, na 29ª rodada, a nove jogos do fim, com o Liverpool na liderança, com 82 pontos, 25 à frente do Manchester City.

No sábado, a Alemanha foi a primeira grande liga europeia a retomar os jogos. A Bundesliga somou dez casos positivos em 1,7 mil testes, em 4 de maio, antes do retorno aos treinos.

Da Redação BandSports, com Estadão Conteúdo Foto: Phil Noble/Reuters

Quem é a favor, quem é contra: entenda o debate sobre a volta do futebol brasileiro no meio da pandemia

Carrossel coronavirus — Foto: Infografia

A pressão do governo federal pela volta dos jogos de futebol e a sugestão da CBF do dia 17 de maio como data para o reinício dos campeonatos encontram resistência entre autoridades estaduais – do futebol e da saúde. Com a pandemia do novo coronavírus espalhada pelo Brasil, ainda sem chegar ao pico, tudo indica que não será possível tirar tão cedo do papel ou do discurso essas ideias de retorno aos gramados.

O Globo Esporte consultou as 27 federações e as 27 secretarias estaduais de saúde. As respostas variam em alguns aspectos, mas todas apresentam um ponto em comum: nenhum estado é capaz de garantir a realização de um jogo, mesmo sem torcida, na data mencionada pela CBF durante reunião com federações e clubes na semana passada. A maioria é contra estipular uma data para a volta do futebol.

Por Martín Fernandez e Raphael Zarko* São Paulo e Rio de Janeiro GE

Atividade Física e Saúde: Hipertensão!

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Primeiro entenda o que é hipertensão. A hipertensão arterial é o aumento anormal e por longo período da pressão que o sangue exerce para circular pelas artérias e veias, esse mecanismo é chamada de pressão alta. 

O sangue é bombeado a partir do coração exercendo uma força natural contra as paredes internas das artérias para chegar a cada parte do organismo. Os vasos, por sua vez, oferecem certa resistência a essa passagem e é essa disputa que determina a pressão arterial.

A atividade física pode ser considerada, um dos melhores e mais eficientes tratamentos para pessoas hipertensas, pois além de contribuir no controle da pressão, proporcionará ao indivíduo uma vida mais saudável.

Em um passado, não tão longe, a atividade física era proibida para quem tinha algum risco cardiovascular, hoje em dia ela virou arma eficaz contra a hipertensão, sem contar que, de bônus, ainda baixa o colesterol e a glicemia entre outros benefícios. 

A praticar esportiva ajuda a regular o sistema nervoso simpático, responsável pelos movimentos automáticos do organismo, como o ritmo da respiração, a abertura da pupila, a pressão arterial e etc. O exercício, bem prescrito e orientado, promove uma diminuição da força e do número de batidas do coração, hoje, muito recomendado, além de deixar os vasos sanguíneos periféricos mais dilatados.

Mexer o corpo melhora, ainda, o endotélio, a camada que reveste o interior das artérias. Essa película produz uma substância chamada óxido nítrico, cuja função é relaxar os tubos e facilitar a passagem de sangue. Em suma, o exercício baixa a pressão de 5 a 8 mmHg. 

“A sugestão é fazer duas horas e meia de treino aeróbico numa intensidade moderada associada a duas sessões de resistência por semana“.

Muitos estudos constatam o papel essencial do exercício no combate à hipertensão, por isso vamos fazer pelo menos meia hora por dia ou duas horas e meia distribuídas ao longo da semana.

Corroborando ainda, fortalecer os músculos tem impacto positivo na pressão, inclua hábitos alimentares saudáveis a sua vida. Lembrando que, é necessário tomar cuidado com as cargas, que não ultrapasse 50% da carga máxima. A ideia é evitar sobrecargas ao coração. Nesse caso, a prática regular de atividade física é de enorme importância para diminuição da pressão arterial. 

Ah, lembrando, pratique atividade física com um profissional em Educação Física pois, só ele, saberá planejar, organizar e executar adequadamente seu treino as suas necessidades. 

Invista em você mesmo e em sua saúde! Agora, que tal aproveitar essas dicas e mudar o estilo de vida?! Vamos aos treinos?!

Coronavírus afeta esporte mundial e causa impacto gigantesco em mais de 14 modalidades. Confira!


A pandemia do novo coronavírus, o Covid-19, tem deixado milhares de infectados e mortos ao redor do mundo. E as consequências já chegaram ao esporte. Grandes competições alterações e paralisações, desde a restrição de portões fechados até o adiamento e cancelamento.

No futebol, por exemplo, há mudanças em dezenas de torneios. Como nas Eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2022, na Liga dos Campeões, nas cinco principais ligas nacionais da Europa (Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha e França) e na Libertadores; todas tiveram partidas adiadas para datas ainda não definidas. Aqui no Brasil, estaduais como o Gaúcho, Potiguar, Mineiro e Paranaense e partidas nas capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo serão sem público quando voltarem os jogos.

O novo calendário esportivo, redesenhado pela pandemia, não se limita ao futebol. Na Fórmula 1, as quatro primeiras etapas foram desmarcadas. No surfe, todos os eventos de março, incluindo a abertura do Mundial, em Gold Coast, Austrália, foi cancelada. 

Na corrida pela classificação à Olimpíada, 84% das modalidades - 42 de 50 - foram afetadas pelo coronavírus e não conseguiram ter, ainda, a definição dos atletas que participarão de Tóquio-2020. Incluindo o boxe, que teve o Pré-Olímpico cancelado. Assim, a baiana Beatriz Ferreira, campeã mundial, ainda não está classificada.

Os próprios Jogos estão em risco de adiamento, ainda que o Comitê Olímpico Internacional (COI) siga bancando que a data marcada, entre 24 de julho e 9 de agosto, será mantida.

Futebol:
O futebol internacional foi amplamente afetado pelos casos do Covid-19. Jogos de vários campeonatos ao redor do mundo foram adiados ou serão realizados com portões fechados. 

Os jogos no Brasil foram paralisados. Na Europa, a Uefa adiou os jogos de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões que seriam nos dias 17 e 18 de março (Juventus x Lyon, Bayern x Chelsea, Barcelona x Napoli e City x Real Madrid).

A Bundesliga teve seu retorno neste último sábado, com seis partidas, depois de 66 dias de paralisação. Além do sucesso das medidas do governo da Alemanha e do comportamento da população contra a pandemia do coronavírus, a retomada do campeonato só foi possível graças à definição de um planejamento detalhado para minimizar os riscos de contaminação. É a vez dos protocolos de jogo serem postos à prova.

Atletismo:
Depois da Maratona de Tóquio ter sido realizada só com atletas de elite, a de Boston foi adiada pela primeira vez em 124 anos. Mais de 30 mil corredores participam da prova, que foi transferida de 20 de abril para 14 de setembro. Maratonas de Roma, Paris, Londres e Barcelona estão adiadas. O Mundial de Atletismo Indoor 2020 foi transferido para 2021.

Basquete:
A NBA ficará paralisada por pelo menos um mês. A decisão foi tomada após o pivô Rudy Gobert, do Utah Jazz, ser confirmado com o coronavírus. A Federação Internacional de Basquetebol (Fiba) também suspendeu suas competições. A NBB terá jogos com portões fechados e o Jogo das Estrelas 2020 mudará de data; o Pré-Olímpico de basquete 3x3 foi adiado.

Boxe:
O Pré-Olímpico de boxe aconteceria em Buenos Aires, na Argentina, mas o país suspendeu as atividades esportivas, incluindo a competição. Assim, a baiana Beatriz Ferreira, campeã mundial na categoria até 60 quilos, ainda não está classificada para Tóquio-2020/21. Por enquanto, não há nova data para o torneio.

Fórmula 1:
O GP da Austrália, em Melbourne, foi cancelado. Antes da decisão ser anunciada, um funcionário da McLaren tinha testado positivo para o coronavírus. Os GPs do Bahrein, Vietnã e China foram adiados.

Surfe: 
A Liga Mundial de Surfe (WSL, na sigla em inglês) cancelou todos os eventos. Isso inclui a etapa de abertura do Circuito Mundial, em Gold Coast, na Austrália, que seria de 26 de março a 5 de abril. Não foi tomada decisão sobre etapas de Bells Beach (de 8 a 18 de abril) e Margaret River (22 de abril a 2 de maio), no mesmo país. 

Tênis:
A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) suspendeu o circuito profissional por seis semanas. Assim, todos os eventos ATP e de nível Challenger programados até a semana de 20 de abril não ocorrerão. A medida afeta o Masters 1000 de Indian Wells (EUA), o Masters 1000 de Monte Carlo (Mônaco), o ATP 500 de Barcelona (Espanha) e outros torneios menores.

Vôlei:
A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) adiou a Liga das Nações - masculina e feminina. O campeonato anual de seleções passou de maio para após os Jogos de Tóquio-2020/21, que terminam em agosto. Data a definir. Uma etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia foi suspensa em Yangzhou, China.

Judô:
A Confederação Brasileira de Judô suspendeu todas as atividades esportivas, incluindo competições e treinamentos de campo. A Federação Internacional de Judô também suspendeu todos os torneios da modalidade. O Grand Slam de Ecaterimburgo, na Rússia, foi cancelado.

Vela: 
O Troféu Princesa Sofia, que teria as atuais campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze na disputa, e o Mundial da classe 270 foram cancelados. Ambos aconteceriam a partir deste mês em Mallorca, na Espanha. A Copa do Mundo de Gênova, das classes RS:X, Laser, Laser Radial, 49er, que distribuiria vagas para a Olimpíada, foi cancelada.

Ginástica artística:
As finais da etapa de Baku (Azerbaijão) da Copa do Mundo de ginástica artística por aparelhos foram canceladas. O Brasil tinha quatro atletas na disputa do pódio: Rebeca Andrade, Arthur Zanetti, Francisco Barretto e Thaís Fidelis. A etapa de Doha, no Catar, da Copa do Mundo por aparelhos foi reagendada com datas a definir.

Esportes aquáticos:
O Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos, em Buenos Aires, na Argentina, foi cancelado. O evento reuniria as modalidades natação, saltos ornamentais, polo aquático, nado artístico e maratona aquática. O Torneio Pré-Olímpico de Polo Aquático, que seria realizado em Roterdã, na Holanda, teve data alterada para o dia 7 de maio.

MMA:
O esporte teve reinício mas, com muitas restrições. 

Tênis de mesa:
O Mundial de Tênis de Mesa, em Busan, na Coreia do Sul, foi remarcado. A competição agora está prevista para entre 21 e 28 de junho, mas a situação do Covid-19 será monitorada até lá. O Aberto do Japão, considerado platinum e que rolaria em abril, foi suspenso.

Fonte Correio Foto: Shutterstock/Reprodução

“É difícil se conter”, diz Raffael sobre comemoração de gols no Campeonato Alemão

É difícil se conter”, diz Raffael sobre comemoração de gols no ...

O mundo dos esportes teve o seu primeiro retorno com o futebol alemão neste final de semana. E no Jogo Aberto desta segunda-feira, 18, Raffael, meia-atacante do Borussia Monchengladbach, contou como eles receberam a notícia da volta do torneio enquanto o mundo segue parado.

“Quando foi anunciado que voltaríamos a jogar muita gente não acreditou, nós mesmos jogadores não acreditamos que poderia voltar assim, o mundo parado e a gente voltar a jogar. Mas com o passar dos dias fomos nos acostumando com a notícia e nos preparamos bem. Acredito que da parte dos nossos jogadores não teve receio de entrar em campo e ter o contato de ser contaminado”, confirmou

Raffael também falou sobre o momento de ápice dos jogos: o gol. O atacante disse p quão difícil é não abraçar os colegas durante as comemorações.

“É difícil se conter naquele momento, é o momento máximo do futebol, mas a gente tem que obedecer às regras e por isso a gente tem que se conter ali e não comemorar de uma maneira que a gente normalmente comemora”, disse o meia-atacante.

O jogador revelou ainda quem ele escolheria para jogar no seu time entre Haaland ou Lewandowski. “Eu tô há muito tempo aqui na Alemanha e o Lewandowski para mim sempre foi o melhor atacante que eu já vi jogar aqui. Sem dúvidas eu escolheria ele para a minha equipe”, afirmou o atleta.

Fonte Band Esportes Foto: Reprodução/Borussia

CBF: Retorno do Campeonato Alemão é 'animador', mas futebol no Brasil deve voltar em outro momento

Bundesliga: Borussia goleia no retorno do futebol na Alemanha ...

Para a Confederação Brasileira de Futebol, o retorno do Campeonato Alemão é considerado "muito animador"; um passo importante visando a volta do esporte também no Brasil, porém, em outro momento. Essa é a análise do secretário-geral da CBF, Walter Feldman, em entrevista exclusiva ao repórter Lucas Herrero, da Rádio Bandeirantes.

Na Alemanha, protocolos rígidos foram seguidos, como o distanciamento de um metro e meio entre jogadores, seja na entrada em campo ou no banco de reservas. Todos com máscaras, menos os 22 titulares e a arbitragem.

Nada de cerimônia de abertura, aperto de mão e entrevistas pós-jogo. Um futebol diferente, mas que, segundo o secretário, é um bom exemplo a ser seguido no futuro.

"É muito animador. Quando a Alemanha começa a voltar, é uma sinalização de que é possível se pensar em algum retorno nesse momento no Brasil em termos de treinamentos. O Brasil se prepara para que em momento adequado e muito responsável possa um dia voltar. E esperamos que esse dia não esteja tão longe", disse Feldman.

Quanto às partidas em si e ao pré-jogo alemão, o secretário-geral da CBF observou alguns tópicos que precisam ser corrigidos, como abraços na hora dos gols e casos de jogadores que saíram da concentração, mesmo com a ordem para que todos permanecessem confinados por uma semana em hotéis antes das disputas.

Novas medidas
Um protocolo formulado pela coordenação médica da CBF para o retorno do futebol no Brasil está sendo avaliado pelo Ministério da Saúde e por secretários de estados e municípios, porém não há prazo para resposta.

Walter Feldman adiantou com exclusividade à Rádio Bandeirantes um aprimoramento brasileiro em relação as medidas tomadas na Europa. A implementação do teste olfativo da Covid-19 nos jogadores durante o período de preparação.

Planejamento alemão
Na Alemanha, a testagem tradicional é muito utilizada. Mais de 1.700 exames foram feitos em clubes da primeira e da segunda divisão nas últimas semanas.

O ex-atacante Cacau, brasileiro naturalizado alemão que atuou pela seleção germânica, destrincha o planejamento feito pelas entidades do país, iniciado ainda no fim de março.

"A Bundesliga (Liga Alemã) trabalhou muito com o governo, porque eles falaram que o futebol não pode tirar testes de Covid da sociedade só para os jogadores terem essa vantagem", disse Cacau.

Durante as oito partidas do fim de semana, o protocolo permitiu no máximo 322 profissionais nos estádios, vestiários com portas abertas e permanência dos atletas no local por até 30 minutos. Detalhe: os jogadores precisaram lavar os uniformes em casa.

Antes da Alemanha, a bola já tinha rolado em países como Bielorrússia e Coréia do Sul. Em Portugal, tudo planejado para o dia 4 de junho e na Espanha, os times foram liberados hoje para os primeiros treinos coletivos.

Fonte Band Esportes Foto: Martin Meissner/Reuters

Em noite de decisões divididas, Barboza perde e Gadelha vence no UFC em Jacksonville. Tudo sobre o UFC. Confira!

Cláudia Gadelha festeja a vitória sobre Angela Hill no UFC: Overeem x Harris — Foto: Getty Images

Em uma noite de decisões divididas dos juízes laterais nas lutas dos brasileiros no card principal do "UFC: Overeem x Harris" realizado neste sábado dia 16, em Jacksonville, o país saiu com uma derrota e uma vitória. Estreante no peso-pena, Edson Barboza foi derrotado pelo havaiano Dan Ige em uma luta muito disputada. Já no peso-palha, Cláudia Gadelha precisou superar a velocidade da americana Angela Hill para sair com a vitória no retorno do UFC.

Gadelha sofre para vencer Angela Hill
Em uma luta equilibrada e muito movimentada, a peso-palha brasileira Cláudia Gadelha teve muita dificuldade, mas venceu a americana Angela Hill por decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29 e 29-28). Gadelha começou bem a luta, mas sofreu um knockdown no segundo round e aparentou cansaço no round final, tendo de superar o melhor preparo físico da rival para vencer. Após a luta, Gadelha desafiou Carla Esparza.

Dan Ige surpreende e vence Edson Barboza
Após 22 lutas no peso-leve, o brasileiro Edson Barboza fez sua estreia no peso-pena diante do número 15 do ranking da categoria, o havaiano Dan Ige. Com uma atuação agressiva e sem demonstrar receio de receber os famosos chutes do brasileiro, o havaiano saiu do octógono com a vitória por decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29 e 29-28), chegando à quinta vitória consecutiva na divisão.

Krzysztof Jotko vence Eryk Anders em luta morna
Em uma luta sem muita emoção e disputada praticamente da mesma forma nos três rounds, o peso-médio polonês Krzysztof Jotko venceu o americano Erik Anders por decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28 e 29-28).

Song Yadong vence Marlon Vera em luta parelha
Na abertura do card principal, os pesos-penas Marlon Vera e Song Yadong fizeram uma luta muito equilibrada e técnica durante três rounds. No fim, a decisão dos juízes laterais pendeu para o lado do chinês, que venceu por unanimidade (triplo 29-28). Vera deixou o octógono inconformado com o resultado da luta e recusou-se a cumprimentar Yadong. O chinês manteve sua invencibilidade no UFC, venceu sua quinta luta em seis aparições no evento (teve ainda um empate).

Por Combate.com — Jacksonville, EUA

Parceria entre VivaVôlei e Instituto Percepções promove curso on-line

?20200516202538

O Instituto VivaVôlei firmou parceria com o Instituto Percepções de Responsabilidade Social. O objetivo é promover um curso on-line de capacitação aos profissionais e colaboradores dos núcleos do VivaVôlei em todo país. Entre os dias 18 e 25 os interessados terão aulas sobre a inclusão de crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência ou necessidades específicas.

A iniciativa permitirá que no retorno às atividades, após o período de isolamento social, os núcleos do projeto VivaVôlei estejam ainda mais preparados para a promoção da diversidade por meio da prática recreativa do voleibol.

A programação contará com seis módulos formados por workshops e webinares sobre Intervenção e qualidade dos educadores no desenvolvimento de atividades esportivas para crianças e adolescentes, além da inclusão socio-esportiva destes indivíduos (ver conteúdo no quadro abaixo).

As aulas serão ministradas por Marco Vitale, presidente do Instituto Percepções, pela Dra Alessandra Carneiro e Dra Cláudia Vitale, e somam uma carga horária de nove horas. Ao todo 80 profissionais do projeto VivaVôlei estão inscritos para esta capacitação, e ganharão o certificado digital.

CONTEÚDO
Módulo I
Conceito de Inclusão
Como reconhecer uma criança de inclusão
Equipe de Saúde Mental: processo de integração, papel dos educadores e importância da atividade física
Habilidades socioemocionais e a prática de esportes coletivos
Perfil comportamental e cognitivo das crianças
Manejos comportamentais dos educadores
Etapas de análise e atuação dos educadores em relação aos comportamentos
Papel e responsabilidades da família educador
Papel e responsabilidades da família
Documentação: laudos e registros

Módulo II
A diversidade em nossas vidas
A importância da diversidade nas organizações
Inclusão e diversidade
As pessoas com deficiência no Brasil - crianças e adolescentes
Como identificar a deficiência e situação de inclusão
Universo de pessoas com deficiência no Brasil e familiares
A sociedade e a pessoa com deficiência
Desafios à inclusão de crianças e adolescentes com deficiência
Acessibilidade: física, atitudinal e comunicacional
Tipos de deficiência
A participação na população por tipo de deficiência no Brasil
As crianças e adolescentes por tipo de deficiência
Vocabulário
O que não é adequado e muito utilizado em nossa sociedade
A correta expressão por cada tipo de deficiência
Vocábulos usados com crianças e adolescentes com deficiência
Vocábulos usados com crianças e adolescentes em situação de inclusão
Relacionamento
A comunicação com familiares de crianças e adolescentes com deficiência
Os benefícios da convivência com a deficiência
Atitudes e iniciativas para o relacionamento com cada tipo de deficiência
O braile
A linguagem de Libras
Desafios
Eliminando barreiras: inclusão, exclusão, segregação e integração
A inclusão através do esporte e o seu caráter multidisciplinar
O sentimento de culpa dos familiares de crianças com deficiência
Práticas parentais com afeto, limites e participação
A inclusão de crianças e adolescentes através do esporte
O esporte na prevenção de comorbidades
Atividade física para crianças e adolescentes com deficiência intelectual
Atividade física para crianças e adolescentes com deficiência visual
Atividade física para crianças e adolescentes com deficiência física ou motora
Atividade física para crianças e adolescentes com deficiência múltipla

Fonte e Foto CBV