terça-feira, 11 de outubro de 2016

Seleção Brasileira escalada para pegar a Venezuela e Felipe Luís será o novo capitão!


Como de praxe, pela quarta vez seguida, o técnico Tite não fez mistério e divulgou a escalação da Seleção Brasileira na véspera da partida seguinte. Nesta segunda-feira (10), no Estádio Metropolitano de Mérida, palco de Brasil x Venezuela, ele confirmou o time.

O Brasil entrará em campo com Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho, Paulinho e Renato Augusto; Willian, Philippe Coutinho e Gabriel Jesus.

Foi exatamente com esta formação que ele comandou um treino tático nesta tarde nublada em Mérida. Primeiro foi um exercício entre os que vão começar jogando e os que estarão no banco. O objetivo era trabalhar a pressão na saída de bola adversária, com marcação em cima sempre que perdiam a bola.

Depois, Tite e seus auxiliares fizeram uma atividade de posicionamento só com os titulares. Para terminar, os jogadores ainda treinaram jogadas de bola parada.

Coerente em suas convicções, o técnico Tite manteve o rodízio de capitães para a partida contra a Venezuela. Nesta terça-feira (11), quem utilizará a braçadeira será o lateral-esquerdo Filipe Luís.

Atuando fora do Brasil desde os primeiros anos da carreira, mas com uma vasta história com a amarelinha - é convocado desde 2009 e já conquistou uma Copa das Confederações, em 2013 -, esta será sua primeira vez com a faixa.

- Me sinto muito honrado em receber esta responsabilidade. Fiz a escolha certa quando decidi defender o país que eu amo. Sempre me senti brasileiro, mesmo estando longe - comemorou o lateral.

Coincidência ou não, quis o destino que Filipe Luís fosse capitão justamente em um jogo especial para ele. Em 2009, na sua estreia pela Seleção Brasileira, o adversário foi exatamente a Venezuela. Para completar, a partida valia pelas Eliminatórias Copa do Mundo África do Sul 2010. 

Naquela ocasião, o Brasil já estava classificado para o Mundial e jogava apenas para garantir o primeiro lugar das Eliminatórias. O placar de 0 a 0 garantiu a liderança.

Fonte Site da CBF Foto Lucas Figueiredo/CBF

Sem Neymar, Oscar herda a camisa 10 do Brasil contra a Venezuela

Oscar ficou com a 10 de Neymar (Foto: Divulgação/CBF)

Com Neymar suspenso, será de Oscar a responsabilidade de utilizar a camisa de número 10 da seleção brasileira no duelo desta terça-feira com a Venezuela, em Mérida, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018. Foi o que revelou a CBF nesta segunda, quando divulgou a numeração da equipe dirigida por Tite para o confronto.

Embora tenha herdado a camisa de Neymar, o treinamento do último domingo, em Natal, indicou que Oscar ficará no banco de reservas contra a Venezuela. O meia do Chelsea foi titular da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014, mas depois vinha perdendo prestígio na equipe.

Oscar, inclusive, ficou fora da primeira lista de convocados de Tite à frente da seleção brasileira, depois sendo lembrado para os confrontos com a Bolívia, em que não foi aproveitado, e a Venezuela. Agora tenta convencer o treinador a torná-lo um nome constante no grupo da seleção.

Enquanto Oscar herdou a camisa de Neymar, o volante Paulinho, que cumpriu suspensão no duelo com a Bolívia, ficou com o número 15, que foi do meia do Chelsea no último compromisso. Mas ele será titular nesta terça-feira, recuperando a vaga que foi de Giuliano no compromisso anterior do Brasil nas Eliminatórias.

O restante da numeração do Brasil para o duelo com a Venezuela ficou igual a do confronto com a Bolívia. Confira quem usará cada número da seleção no duelo desta terça-feira:

Por Estadão Conteúdo Foto Divulgação CBF

Globo FC inicia planejamento para buscar o título inédito no estadual

Luizinho Lopes técnico do Globo FC (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

A previsão para o início do Campeonato Potiguar de 2017 é para o mês de janeiro e o Globo FC já iniciou o planejamento técnico para a competição. Os trabalhos com bola estão agendados para o próximo mês. O Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, recebe alguns ajustes no gramado e parte do elenco foi emprestada ao Atlético Potengi, clube de disputa a segunda divisão do estadual.

Ao Globo esporte, o técnico Luizinho Lopes revelou que a Águia conta com 33 atletas, incluindo o goleiro Rafael, os volantes Leomir e Pablo Oliveira e o atacante Romarinho, que foram emprestados ao América-RN para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. Sete atletas da categoria sub-20 serão integrados ao grupo profissional. 

- Estamos na fase de planejamento técnico e administrativo. Alguns de nossos jogadores estão disputando a segunda divisão do estadual pelo Atlético Potengi, e, caso o clube consiga o acesso, a parceria será mantida. Do nosso elenco profissional, a base que disputou a Série D está mantida. A exceção é o volante Niander, que voltou a São Paulo - contou o treinador. 

Vice-campeão potiguar em 2014 e presente na últimas duas edições da Série D, o Globo quer voar mais alto e buscar o primeiro título estadual. Para isso, algumas apostas devem ser feitas na equipe principal. O atacante Luizão, que foi contratado no início deste ano, mas sofreu uma fratura na perna direita e ficou parado por cerca de seis meses, deve ser o camisa 9 do Tricolor. Mesmo com um perfil de clube formador, o time de Ceará-Mirim deve fazer alguns investimentos para o elenco e Luizinho Lopes prevê a chegada de até três jogadores para reforçar o grupo. 

- Nosso grupo é muito qualificado e a estrutura de base proporciona a descoberta de bons valores. Para o estadual, a nossa perspectiva é de buscar três nomes de peso e que possam agregar em técnica aos nossos garotos. Queremos um bom grupo para brigar pelo estadual e na Série D - planeja. 

Sobre a quarta divisão nacional, o Globo FC ganhou mais um concorrente local na disputa pelo acesso - o Potiguar de Mossoró também possui uma das vagas. Com o rebaixamento do América-RN, o Rio Grande do Norte terá três representantes na competição e Luizinho Lopes espera uma batalha mais difícil no segundo semestre de 2017.

- Infelizmente, o América-RN caiu e não merece estar na Série D. Nós já disputamos a competição e sabemos como é difícil. Esse ano, nós fizemos mais pontos na fase de grupo do que o Campinense, mas no mata-mata eles acabaram nos eliminando. É preciso montar um bom elenco para uma competição tão complicada - finalizou.

Texto e Foto por Jocaff SouzaNatal

Remanescente da queda em 2015, Erivélton dá a volta por cima no ABC

Erivélton meia do ABC (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)

Uma arrancada pela direita, um toque na saída do goleiro adversário e um grito de alegria que sacudiu o Frasqueirão por inteiro. A noite foi mágica para o jovem Erivélton. Reserva na primeira partida contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, esperou a oportunidade de voltar a ser titular no jogo mais importante do ano para o ABC. E não decepcionou. Dono da camisa 7 e um dos jogadores mais regulares do Mais Querido nesta Série C do Campeonato Brasileiro, o meia potiguar precisou marcar duas vezes, mas somente um gol foi validado e serviu para garantir o acesso à Série B, um ano após o fatídico rebaixamento.

Ao final da partida, diante de uma invasão da fanática torcida, Erivélton chorou de felicidade. Correu para o alambrado. Foi em busca dos pais, da mulher e da filha. Sorriu de satisfação e, principalmente, de dever cumprido. Em uma equipe formada por atletas experientes como o capitão Lúcio Flávio e o goleiro Edson, que foi campeão da mesma competição em 2015 pelo Vila Nova, Erivélton foi o herói.

Emocionado, contou ao GloboEsporte.com que sofreu muito com a queda para a terceira divisão nacional. No duelo contra o Bota-SP, era o único jogador em campo remanescente de um elenco que fracassou. Mas Erivélton conseguiu dar a volta por cima e festejou o primeiro objetivo do ABC, que foi voltar a Segundona.

- É um momento muito especial para mim. Só Deus sabe o que eu sofri no ano passado. A gente caiu (o ABC foi rebaixado da Série B para a C), mas Deus sempre vem me honrando. Eu venho batalhando muito. Nada foi fácil na minha vida, mas eu sempre trabalhei com os pezinhos no chão, junto com a minha família, que sempre está ao meu lado. Quero agradecer muito à minha mulher, aos meus pais, à minha filha, à torcida do ABC, que sempre estão comigo... Esse é um momento inesquecível na minha vida e eu só tenho que agradecer a Deus, do fundo do meu coração. Agora, é comemorar esse acesso maravilhoso que todos nós merecemos - disse, em meio às lágrimas.

O adversário da semifinal será o vencedor do confronto entre Guarani e ASA, em Campinas. No primeiro jogo, vitória do clube alagoano por 3 a 1. A segunda partida acontece neste sábado, às 18h30, no Estádio Brinco de Ouro. Para Erivélton, o ABC precisa estar mais preparado para encarar os próximos desafios e, quem sabe, chegar à final da Série C.

- Nós temos mais quatro decisões pela frente, mas o nosso objetivo foi alcançado, que era conquistar o acesso à Série B. Esse grupo merece tudo isso, o professor Geninho, todo mundo do clube trabalhando unido e, graças a Deus, nós conseguimos. Vamos focar na semifinal, fazer duas boas partidas e buscar esse título que vai ser muito importante para a história do clube - completou.

Por Jocaff SouzaNatal Foto: Augusto Gomes

Campeão da Série D é anunciado como novo técnico do América-RN

Felipe Surian, Treinador do América-RN (Foto: América-RN)

Felipe Surian é o novo técnico do América-RN. A contratação do campeão da Série D do Campeonato Brasileiro deste ano com o Volta Redonda foi oficializada nesta segunda-feira. A missão do treinador de 35 anos é justamente montar o planejamento para a temporada 2017, quando o Mecão irá disputar a quarta divisão nacional, além da Copa do Nordeste e do Campeonato Potiguar.

Surian tem uma curta carreira como técnico, mas já soma dois acessos da Série D para a C. O primeiro veio com o Tupi, em 2013, e agora com o Volta Redonda. Como auxiliar de Ricardo Drubscky, havia sido campeão da mesma Série D pelo Tupi em 2011. Também comandou Anápolis, Caldense e Villa Nova-MG.

No Volta Redonda, iniciou o trabalho em dezembro de 2015. Ao todo, foram 33 jogos oficiais à frente do clube, com aproveitamento de 63,64% dos pontos disputados: 17 vitórias, 12 empates e quatro derrotas. Deixa o clube com 19 jogos de invencibilidade, sendo a última derrota no dia 10 de abril, para o Fluminense, por 2 a 0, ainda no Carioca.

Na Série D, deu ao Voltaço o acesso e o primeiro título nacional do clube. A conquista veio de forma invicta: 10 vitórias e seis empates, com aproveitamento de 75%. Felipe Surian se despediu do Volta Redonda no último dia 6, com uma carta de agradecimento

Por GE RN Foto: Canindé Pereira

Santa Cruz de Natal bate o Atlético Potiguar e se isola na liderança da 2ª divisão do RN

Klysman, Régis Potiguar e Hudson Santa Cruz de Natal (Foto: Divulgação)

Não foi fácil, mas o Santa Cruz de Natal conquistou neste domingo a quarta vitória na segunda divisão do Campeonato Potiguar e se isolou na liderança do torneio, com 12 pontos. Após sair perdendo, o Tricolor conseguiu a virada no segundo tempo e venceu o Atlético Potiguar por 2 a 1. O atacante Hudson e o volante Régis Potiguar foram os autores dos gols da equipe do técnico Higor César.

“Foi uma vitória muito importante, que nos dá a liderança. Estou muito feliz pelo gol, mas fico mais feliz ainda pelo desempenho do grupo, pela garra, pela força de vontade. Estamos no caminho certo. Agora é ‘pezinho’ no chão, descansar e corrigir os erros que aconteceram no jogo”, falou Régis Potiguar.

O Santa Cruz folga na sétima rodada, que será disputada na quarta-feira, e só volta a campo no próximo domingo, diante do Força e Luz. O jogo está marcado para as 15h, no estádio Barretão, em Ceará-Mirim.

O atacante Miller aproveitou desatenção da defesa do Tricolor e soltou a bomba para abrir o placar, aos 24 minutos do primeiro tempo. Índio Oliveira teve a chance do empate, mas não foi feliz na finalização.

Na volta para a segunda etapa, Higor César optou pela entrada do atacante Klysman no lugar do volante Júlio Terceiro. E foi de Klysman o passe para o gol de Hudson, deixando tudo igual aos quatro minutos. A virada veio em cobrança de falta, aos 19 minutos. Régis Potiguar chutou forte e contou com a falha do goleiro Sávio. Klysman por pouco não ampliou após ótimo lançamento de Índio Oliveira. O goleiro Daylon também teve trabalho no final da partida e fez duas defesas importantes para garantir o resultado e a liderança.

Por Portal No Ar Foto Divulgação