quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Tite escala Brasil com Coutinho em vez de Willian e Thiago Silva no banco

Tite entre Willian e Philippe Coutinho no treino da seleção brasileira em Natal (Foto: Pedro Martins/MoWa Press)

O técnico Tite promoveu uma mudança importante no segundo dia de trabalho da seleção brasileira em Natal, o primeiro com todos os jogadores convocados. Philippe Coutinho treinou no lugar de Willian entre os titulares que se preparam para enfrentar a Bolívia, nesta quinta-feira, na Arena das Dunas, às 21h45 (de Brasília) - TV Globo, SporTV e Globo Esporte transmitem ao vivo. O meia do Liverpool ganhou a posição depois de substituir o companheiro do Chelsea no segundo tempo contra Equador e Colômbia e melhorar o desempenho ofensivo da equipe nas duas partidas.

O que chamou a atenção também foi algo que se manteve. Em entrevista ao Globo Esporte, Tite afirmou que o critério para escalar ou não Thiago Silva como titular seria a coerência. Nesta terça-feira, ele revelou o que diz sua coerência: Marquinhos e Miranda, elogiados nas vitórias sobre Equador e Colômbia, há um mês, vão permanecer na equipe, enquanto o zagueiro do PSG ficará no banco de reservas.

No treino na Arena das Dunas, o técnico separou titulares e reservas, e manteve a dupla de zaga de seus dois primeiros jogos. De um lado do campo, os atletas que iniciarão na quinta-feira enfrentaram uma linha de quatro defensores, formada por jovens da Seleção sub-20. Do outro, os reservas treinaram em campo reduzido.

Thiago Silva tem total confiança de Tite, e a tendência é até recuperar seu lugar com o tempo, mas o longo período fora da Seleção – não era chamado desde a Copa América do ano passado, quando Dunga, que já não era dos maiores fãs do zagueiro, perdeu a paciência com o pênalti cometido por ele na eliminação para o Paraguai – e as boas atuações de Miranda e Marquinhos farão o jogador esperar.

Na mesma entrevista, vale lembrar, Tite colocou Thiago Silva ao lado de Neymar e Marcelo, como os jogadores brasileiros de maior prestígio no futebol mundial, e disse que o trio tem "qualidades incontestes". Disse também que o zagueiro será um dos capitães da Seleção.

No meio-campo, a tendência se confirmou. Autor de nove gols desde que estreou pelo Zenit, há quase dois meses, Giuliano será o substituto de Paulinho, suspenso. Filipe Luís e Fernandinho, como já se esperava, entrarão nos lugares dos lesionados Marcelo e Casemiro.

Tite escalou o Brasil com Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho; Giuliano, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus e Roberto Firmino treinaram juntos como "9", isso porque o palmeirense se apresentou apenas na manhã desta terça-feira, depois de jogar na segunda à noite pelo Campeonato Brasileiro, e foi poupado dos trabalhos mais forte. Ele deverá ser titular, com Firmino no banco.

Por Alexandre Lozetti e Edgard Maciel de SáNatal Foto: Pedro Martins/MoWa Press

CBF divulga numeração dos jogadores para partida na Arena das Dunas

Neymar é o dono da camisa 10 (Foto: Divulgação/CBF)

A Seleção Brasileira já tem sua numeração oficial para a próxima partida das Eliminatórias Copa do Mundo Rússia 2018, contra a Bolívia, em Natal, na Arena das Dunas.

Neymar é o dono da camisa 10. Um dos destaques da Série A do Campeonato Brasileiro, o atacante Gabriel Jesus ostenta o número 9. Thiago Silva, que voltou a ser convocado, é o 14.

Diferentemente de outras vezes, esta numeração pode ser alterada para a segunda partida desta data FIFA. Isto porque o meia Paulinho, que se encontra concentrado com o time, está suspenso para a partida contra a Bolívia, mas liberado para pegar a Venezuela.

Brasil e Bolívia se enfrentam na quinta-feira (6), às 21h45, na Arena das Dunas. A Seleção está na segunda colocação das Eliminatórias, com 15 pontos, atrás apenas do Uruguai.

Por Portal No Ar Foto Divulgação

ABC e América conhecem adversários da primeira fase da Copa do Nordeste 2017

manoel flores, sorteio, copa do nordeste (Foto: Hévilla Wanderley / GloboEsporte.com/pb)

ABC e América conheceram os adversários na primeira fase da Copa do Nordeste 2017 na noite desta terça-feira (4). O sorteio realizado em João Pessoa colocou o Alvinegro no grupo D ao lado de Itabaiana-SE e da dupla alagoana CRB e CSA. Já o Alvirrubro está no grupo E com Vitória-BA, Botafogo-PB e Sergipe-PE.

O grupo A com Náutico-PE, Santa Cruz-PE, Campinense-PB e um representante do Ceará, que pode ser o Ceará. pode ser considerado o grupo da morte. O Bahia está no grupo B e terá Fortaleza-CE, Moto Club-MA e Altos-PI como adversários.

O outro cabeça de chave é o Sport-PE, que divide o grupo com C com o Sampaio Corrêa-MA, Ríver-PI e Juazeirense-BA.

A disputa
Assim como na edição 2016, oito equipes vão avançar à segunda fase. Os primeiros colocados de cada grupo têm vagas garantidas. Os três melhores segundos colocados completam os classificados.

Na primeira fase, as equipes se enfrentam no sistema de ida e volta, dentro da chave. As quartas de final, semifinal e final serão disputadas em dois jogos, no sistema de ida e volta.

Indefinição
Uniclinic-CE, que deveria estar no grupo A, desistiu da competição. A confirmação foi feita apenas na segunda-feira (3). O time cearense será substituído posteriormente pela CBF.

Confira os grupos
Grupo A: Náutico-PE, Santa Cruz-PE, Campinense-PB, CE 2;
Grupo B: Bahia-BA, Fortaleza-CE, Moto Club-MA, Altos-PI;
Grupo C: Sport-PE, Sampaio Corrêa-MA, Ríver-PI, Juazeirense-BA;
Grupo D: ABC-RN, CRB-AL, CSA-AL, Itabaiana-SE;
Grupo E: Vitória-BA, América-RN, Botafogo-PB, Sergipe-SE.

Por Heilysmar Lima Foto: Hévilla Wanderley

Felipe Guedes confessa ansiedade por primeira "decisão" com o ABC

Felipe Guedes Jones Carioca Erivélton ABC (Foto: Frankie Marcone/ABC)

A ansiedade toma conta dos jogadores do ABC antes do duelo contra o Botafogo-SP, na sexta-feira, no Estádio Frasqueirão. Para Felipe Guedes, agora é hora de dedicação total, dentro e fora de campo, para conseguir a vitória e o acesso à Série B. O volante chegou ao time na reta final do Campeonato Potiguar, mas só estreou no Brasileirão. Agora, vive a empolgação pela primeira "decisão" com a camisa alvinegra.

- Confesso que estou muito ansioso para a decisão desta sexta-feira. No treino e em casa, estou pensando muito no jogo que vem pela frente. Nós estamos estudando eles (Botafogo-SP), sabemos o jeito que o time deles joga. Sabemos que eles querem vencer tanto quanto nós. Então, quem estiver mais concentrado, não só no jogo, mas se cuidando no dia a dia, na alimentação, tem mais chances. Todo atleta tem que estudar o adversário não só aqui, mas em casa. É uma decisão que define o ABC no ano que vem e a gente tem que se preparar diariamente - declarou.

Ao lado de Anderson Pedra, Guedes vem formando uma dupla segura e entrosada no meio-campo alvinegro. No confronto em Ribeirão Preto, os jogadores tiveram uma atuação de de destaque, com muitos desarmes, principalmente no primeiro tempo, quando o jogo ficou muito preso na metade do campo.

- Eu e Pedra temos uma amizade bacana não só aqui dentro do ABC, mas fora também. A gente tenta levar isso para dentro de campo e vem dando certo - afirmou Felipe Guedes.

Na tarde desta terça-feira, o técnico Geninho realizou um trabalho de análise do adversário por meio de vídeo. O Mais Querido também treinou finalização e repetiu os ensaios de bola parada e cobranças de pênalti. Com os desfalques de Léo Fortunato e Alex Ruan na defesa, o comandante alvinegro evita demonstrar as mudanças do time à imprensa.

- Já sabemos mais ou menos o que o técnico Geninho está pensando para as mudanças de sexta, mas eu vou deixar isso para ele dizer. São coisas do técnico - esquivou-se Guedes.

Fonte GE RN Foto: Frankie Marcone/ABC

Ricardo revela "conversa adiantada" para seguir no América-RN em 2017

Ricardo goleiro do América-RN (Foto: Diego Simonetti/Blog do Major)

O América-RN ainda espera pela definição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva sobre o caso Sapé, mas já inicia o planejamento para 2017. A diretoria quer manter uma base para o Campeonato Potiguar e 12 nomes estão em uma lista para renovações. Um deles é o goleiro Ricardo, que chegou ao Alvirrubro na reta final da Série C deste ano, após as lesões de Daniel e Rafael. Ao Globo Esporte, o jogador revelou que tem uma "conversa bem adiantada" e que espera o retorno do presidente Beto Santos do Rio de Janeiro para concretizar a permanência em Natal. Enquanto aguarda a definição, Ricardo está com os familiares em Santa Catarina.

- A gente está negociando e as conversas estão bem adiantas. Já passei para o meu procurador a minha vontade de ficar no América-RN. Gostei da estrutura do clube. O sentimento é de que ficou algo incompleto. Acho que posso contribuir ainda mais com o clube para a próxima temporada. Estamos aguardando o presidente retornar dos assuntos na CBF. Quando isso acontecer, espero que, no máximo em duas semanas, nós possamos resolver a situação - contou.

Aos 29 anos, Ricardo disputou apenas cinco jogos pelo América-RN na Terceirona. Foram três derrotas, um empate e apenas uma vitória, tendo sofrido seis gols. Com o rendimento abaixo do esperado, o goleiro lamenta o rebaixamento do clube e o momento de pressão que passou na competição.

- Foram vários fatores que acarretaram nessa má campanha do clube. Não temos um culpado, porque o rendimento da equipe foi muito abaixo do que nós jogadores pretendíamos ter. Ficou de lição para o próximo ano - analisou Ricardo.

Diante de tantos problemas, Ricardo reforça o clima de transparência da diretoria americana. O jogador revela que todas as contas e pendências financeiras com o elenco que terminou a competição foram quitadas.

- Acredito que com esse presidente e com a diretoria que busca sanar as dívidas do clube, o ano de 2017 pode ser mais positivo. Pelo pouco tempo que estive no clube, vi que são pessoas honestas. Na nossa conversa sobre a renovação, foram passadas várias ideias, com a principal em busca do acesso à Série C - completou.

Por Jocaff SouzaNatal Foto: Diego Simonetti

FNF divulga arbitragem para a quinta rodada da segunda divisão do RN

Santa Cruz de Natal x Força e Luz (Foto: Divulgação)

A quinta rodada da segunda divisão do Campeonato Potiguar será realizada nesta quarta-feira, com dois jogos disputados às 15h. No Estádio Nazarenão, em Goianinha, o Visão Celeste enfrenta o Santa Cruz de Natal, com a arbitragem de Tarcísio Flores da Silva. O segundo confronto é entre o Força e Luz e Atlético Potiguar, no Barretão, em Ceará-Mirim, com Luiz de França Varela no apito.

O líder da segundona do estadual é o Atlético Potengi, com sete pontos em quatro jogos. O time folga nesta rodada e pode ser ultrapassado por Força e Luz e Santa Cruz, ambos com seis pontos em três partidas. O Atlético Potiguar tem três pontos e é o quarto colocado. O Visão Celeste, com apenas um ponto, amarga a última posição.

Confira a escala de arbitragem:
Visão Celeste x Santa Cruz
Estádio Nazarenão (Goianinha) - 15h
Árbitro: Tarcísio Flores da Silva
Assistentes: José Givanilson dos Santos e Belchior Ferreira Neto

Força e Luz x Atlético Potiguar
Estádio Barretão (Ceará-Mirim) - 15h
Árbitro: Luiz de França Varela
Assistentes: Edson Trajano da Cruz e Pedro Sanderson

Fonte GE RN Foto Divulgação