O Campeonato Potiguar do próximo ano já começou a ser planejado. Em reunião entre representantes dos clubes e a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) nesta quinta-feira (15), na sede da entidade, a disputa começou ser desenhada com promessa de novidades. A principal proposta é a possibilidade da realização de partidas pela manhã, em jogos disputados nos domingos, em Natal.
A proposta foi apresentada pelo presidente da FNF, José Vanildo, e em princípio, não ganhou a simpatia de todos os presentes. O motivo? A alta temperatura nas cidades do interior do estado, como Mossoró e Caicó, e também a falta de estrutura de alguns estádios para receber jogos nesse horário. Assim, as partidas matinais ficariam restritas aos duelos na capital potiguar.
“A Federação não vai tomar uma atitude sem ouvir os médicos. Mas estádios como a Arena das Dunas e o Frasqueirão possuem todos os requisitos para atenderem esses jogos, como houve na Copa do Mundo. Vejo muita dificuldade para implantar isso em Mossoró ou em Caicó, onde há uma temperatura muito elevada”, admite o mandatário.
Dos quatro jogos da Copa do Mundo realizados na Arena das Dunas, dois foram disputados às 13 horas – horário de alta temperatura em todo o Nordeste – por isso, o estádio não é visto como um problema para a realização das partidas que estão previstas para acontecer por volta das 9h30.
O presidente em exercício do ABC, Paulo Tarcísio, considera que o estádio Frasqueirão pode abrigar esses jogos, mesmo por que “um dos maiores públicos do clube aconteceu pela manhã”. O dirigente faz referência ao jogo entre o Alvinegro e o Águia de Marabá, pela Série C de 2010, que ocorreu às 10 horas com grande presença de público.
Para Vanildo, as partidas na manhã do domingo vão “ser para a família” e defende: “Nós vamos trazer essa experiência, que deu certo em todo o Brasil. É muito mais adequado do que o jogo das 19h do domingo, que impossibilita a presença do público, já que logo depois vem a segunda-feira, dia de trabalho”.
Valorização da base
Outra medida que será adotada para o Estadual da próxima temporada é a obrigatoriedade que as equipes terão de relacionar, ao menos, cinco jogadores com idade inferior a 22 anos para cada partida. A intenção é possibilitar o surgimento de jovens talentos no futebol do estado, que em muitas ocasiões, não encontram espaços nos times que participam da disputa.
O presidente do Globo, Marcone Barreto, famoso por investir na base de seu clube buscando lucrar com possíveis negociações comemorou a decisão. “Isso obriga os times a exporem seus jogadores. É uma forma deles aparecerem. O Globo nem precisa desse regulamento, já tenho jogador de 17 anos que será utilizado”.
Por Ayrton Freire Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr
Nenhum comentário:
Postar um comentário