quarta-feira, 20 de maio de 2020

Atividade Física e Saúde: Diabetes Mellitus

Treinamento via WhatsApp ensina a ter uma vida saudável com diabetes

O que é o diabetes mellitus? O diabetes é uma doença metabólica que ocorre quando o organismo é incapaz de produzir insulina, a insulina é um hormônio produzido no pâncreas e responsável pela digestão dos açúcares ingeridos nas refeições, ou até produz, mas em quantidade insuficiente para suprir a demanda do organismo. 

A pessoa pré-diabética já possui uma glicemia elevada (entre 100 a 125 mg/dl) e pode apresentar alguns sintomas,7 como dificuldades de ereção, problemas circulatórios e renais e problemas de memória, mas ainda não atingiu a faixa da glicemia que caracteriza o diabetes (acima dos 126 mg/dl). O valor de referencia deve ser menor que 90 mg/dl.

O diabetes tipo 1 ocorre porque o organismo não consegue produzir insulina, um hormônio que é necessário para controlar a quantidade de glicose (açúcar) no sangue. Normalmente, a insulina é produzida pelo pâncreas para levar a glicose da corrente sanguínea para dentro das células, onde ela é quebrada para produzir energia. Nos portadores de diabetes, isto não ocorre. A causa exata não está completamente entendida, contudo, na maior parte dos casos acredita-se que se trata de um problema auto-imune. Isto quer dizer que o sistema imunológico identifica uma substância natural do organismo como sendo nociva e passa a atacá-la. 

No diabetes tipo 2, o organismo não produz quantidades suficientes de insulina, ou as células do organismo não reagem adequadamente à insulina. Também é possível desenvolver a doença como resultado de ambos os mecanismos. A causa também não está completamente entendida, contudo, existem muitos fatores e na maior parte dos casos, acredita-se que esteja relacionado com excesso de gordura corporal.

Exercícios mais intensos são associados a melhores resultados no controle do diabetes e no condicionamento físico, e hoje, os estudos recomendam e aconselham pelo menos 30 minutos por dia e/ou 150 minutos por semana de atividade física aeróbica continuo de moderada intensidade (entre 50 e 70% da frequência cardíaca máxima). 

A adesão aos treino melhorar o controle glicêmico, reduzir os fatores de risco cardiovascular, contribuir para a perda de peso e aumentar o bem estar, inclusive a expectativa de vida. O tratamento também inclui mudar hábitos de alimentação e comprometimento dos pacientes, acompanhamento profissional e apoio da família.

Ah, lembrando, pratique atividade física com um profissional em Educação Física pois, só ele, saberá organizar, planejar e executar adequadamente seu treino as suas necessidades. 

Invista em você mesmo e em sua saúde! Agora, que tal aproveitar essas dicas e mudar o estilo de vida?! Vamos aos treinos?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário