quinta-feira, 21 de maio de 2020

Atividade Física e Saúde: Contratura Muscular

Aliviar uma contratura: 5 conselhos para tratá-la - Melhor com Saúde

O que é contratura muscular? É uma dor que ocorre por posições inadequadas, praticar de exercício muito forte, uma noite mal dormida ou por excesso de tensão no corpo causada pelo excesso de estresse e de preocupações.

As contraturas podem acontecer em diversas partes do corpo, como pescoço, cervical ou coxa, em cima dos ombros e na cintura escapular por exemplo. A contratura muscular ocorre quando o músculo contrai de forma errada e não retorna ao seu estado normal. Geralmente a região afetada aumenta de volume, apresentando dor e desconforto na região.  

A contratura causa dor, desconforto e muitas vezes limita os movimentos, podendo ser na maioria dos casos facilmente sentida quando se coloca a mão sobre o músculo e nota-se uma parte mais dolorida e rija.

Saiba quais são os sintomas?
Dor e desconforto na região afetada. 
Sensibilidade e dor na parte do músculo mais dura. Presença de uma parte rígida e semelhante uma bolinha ou caroço.
Dificuldade em alongar a musculatura afetada. 
Dificuldade em movimentar a articulação. 
Rigidez da musculatura. 

Saiba como evitar o surgimento das contraturas musculares! 
Manter uma boa postura.
Fortalecimento muscular, manter os músculos suficientemente fortes e alongados.
Alongamento muscular.
Realizar aquecimento antes de começar a treinar.
Diminuir o estresse diário.
Evite o sedentarismo.

O diagnóstico da contratura muscular é de fácil identificação. Por isso, assim que perceber o problema, procure um profissional adequado. Além disso, compressas quentes na região afetada, massagens, liberação miofacial, alongamento muscular feitas por profissional habilitado e repouso fazem parte de um bom tratamento.

Ah, lembrando, pratique atividade física com um profissional em Educação Física pois, só ele, saberá organizar, planejar e executar adequadamente seu treino as suas necessidades. 

Invista em você mesmo e em sua saúde! Agora, que tal aproveitar essas dicas e mudar o estilo de vida?! Vamos aos treinos?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário