/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/08/25/erick.jpg)
Operário-PR e Globo FC irão protagonizar uma final improvável na Série D do Campeonato Brasileiro. As duas equipes não eram tidas como favoritas no início da competição, mas contrariaram as previsões, superaram adversários fortes e chegaram à decisão por méritos - tanto que carregam as duas melhores campanhas na classificação geral. Agora, sonham mais além: com o primeiro título brasileiro de suas histórias.
A final é um das mais inusitadas desde que a Série D começou em 2009. São Raimundo-PA e Macaé decidiram o título no ano de estreia. Guarany de Sobral e Madureira também fizeram uma decisão imprevisível, em 2010. A tradição prevaleceu em 2013, por exemplo, com os finalistas Botafogo-PB e Juventude, dois dos favoritos daquela temporada. Santa Cruz, em 2012, e CSA, em 2016, também chegaram à final, mas ficaram sem o título.
Em 2017, América-RN, Portuguesa e Campinense, por exemplo, carregavam o favoritismo pelo acesso. Nenhum deles sequer subiu. "Azarões", Operário-PR e Globo FC se destacaram já na primeira fase, com as melhores campanhas dos seus grupos, e ganharam força no decorrer da competição.
O Fantasma não vivia grande ano até a chegada da Série D. Depois de conquistar o título paranaense de forma surpreendente em 2015, o time de Ponta Grossa caiu para a segunda divisão estadual no ano seguinte e não conseguiu retornar para a elite em 2017. O ano parecia perdido, mas o bom desempenho no Campeonato Brasileiro garantiu o acesso à Série C, competição que a equipe não disputa desde 1992. Agora, a temporada pode culminar com um título brasileiro.
Do lado da Águia de Ceará-Mirim, que ainda vai completar cinco anos de existência, a final também é um passo a mais que o esperado. Vice-campeão potiguar deste ano, o Globo tem tido boas participações no Rio Grande do Norte desde 2014, mas não havia conseguido lograr êxito em competições nacionais. Com baixo investimento, o clube apostou na manutenção do elenco e do técnico Luizinho Lopes e pode colher os frutos com a taça da Série D.
As duas equipes se enfrentam neste domingo, dia 3, às 17h, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, pelo primeiro jogo da final. A partida da volta será em Ponta Grossa - porque o Operário tem melhor campanha -, no Estádio Germano Kruger, no dia 10, às 19h.
Relembre os finalistas de todas as edições da Série D
SÉRI
ANO CAMPEÃO VICE
2016 Volta Redonda CSA
2015 Botafogo-SP River-PI
2014 Tombense Brasil de Pelotas
2013 Botafogo-PB Juventude
2012 Sampaio Corrêa Crac
2011 Tupi Santa Cruz
2010 Guarany de Sobral Madureira
2009 São Raimundo-PA Macaé
Por GE Natal Foto: Diego Simonetti
Nenhum comentário:
Postar um comentário