quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Santa Cruz e América de Boa Cica decidem o Matutão no próximo dia 12

Santa Cruz - Matutão (Foto: Divulgação)

O futebol amador do Rio Grande do Norte viu este ano a volta do Matutão, torneio que marcou época nas décadas de 70 e 80. Depois de 22 anos de hiato, a edição que marca o retorno da competição está chegando ao fim. No dia 12 deste mês, a final será disputada entre as equipes do Sport Club Santa Cruz e América de Boa Cica, no Estádio Iberezão, no município de Santa Cruz, a 111 km de Natal. O jogo está marcado para as 16h.

As expectativas em relação à volta do Matutão eram altas. No entanto, a edição deste ano esbarrou em dificuldades financeiras e em exigências que excluíram muitos times. No início, a meta era reunir 20 equipes na competição, mas apenas nove participaram. 

- Este ano foi muito difícil porque, com o processo eleitoral, muitos times não puderam participar. Muitas vezes a prefeitura e os vereadores são a principal fonte de renda desses times e as eleições prejudicaram. Algumas exigências que a gente fez também atrapalharam. Por exemplo, a gente quis estádios com boas condições de segurança, com alambrados, e muitos times não tinham em seus municípios. Então, de 72 times na pré-inscrição, apenas nove conseguiram participar. Ficou um grupo com quatro e outro com cinco - declarou Francinaldo Bezerra da Costa, um dos organizadores do torneio este ano.

Mesmo com as adversidades, a volta do Matutão conquistou bom público em jogos em cidades como Campo Redondo, Lajes, Senador Elói de Souza, Jaçanã e Santa Cruz.

Dos finalistas que estarão em campo no dia 12, o Sport Club Santa Cruz já é conhecido do futebol potiguar. Fundado em 2003, no município de Santa Cruz, o clube chegou a ser campeão do primeiro turno do estadual em 2011. Por problemas financeiros, a equipe profissional pediu afastamento das competições oficiais em 2016. Para não deixar o futebol do município apagado, a decisão foi participar do Matutão como amador e aproveitar a estrutura do clube. 

- A ideia de participar do Matutão surgiu de um projeto da Secretaria Municipal de Esportes para valorizar os atletas de Santa Cruz. Então, procuramos os melhores jogadores daqui e formamos o time. Hoje, tem apenas um jogador de fora do município. Nós treinamos semanalmente no Centro de Treinamento da cidade, usamos academia. Temos uma certa estrutura - disse Jaedyson Silva, um dos diretores do Santa Cruz.

O América de Boa Cica existe desde a década de 70, sempre como amador. O distrito de Boa Cica fica na cidade de Touros, a 90 km de Natal. A equipe sempre se manteve em atividade em campeonatos municipais e regionais. Sem o principal torneio do estado, restava alguns municipais e regionais.

- A gente sempre disputou os campeonatos amadores. Alguns municipais, outros regionais. Com a volta do Matutão, a gente conseguiu apoio financeiro de alguns empresários locais e também da prefeitura. Apesar de não ter estrutura para treino, os jogadores já tinham um certo entrosamento por causa dos outras competições e isso facilitou bastante a nossa campanha - afirmou Eugênio Antunes, presidente do América.

O retorno do Matutão
Nas décadas de 70 e 80, não foram poucas as histórias que encheram os campos pelo interior do Rio Grande do Norte. O clima de rivalidade entre os municípios e os episódios que aconteciam em campo são sempre lembrados. Em 1994, no entanto, tudo isso ficou restrito à memória dos interioranos e jogadores que participavam do torneio. Entre estes estava Francinaldo Bezerra, que participou da seleção de Elói de Souza. 

Depois do fim do torneio, Francinaldo chegou a trabalhar na Federação Norte-rio-grandense de Futebol por nove anos, de 2004 a 2013. Lá, esteve no Setor de Transferência e Registro de Atleta e no Departamento Técnico, onde auxiliava na organização de tabela de jogos e calendário. Foi, então, que acumulou a experiência necessária para ter coragem de voltar a escrever a história do Matutão.

Matutão Sub-15 em 2017
Para organizar o Matutão deste ano, a única fonte financeira de Francinaldo foi a taxa de inscrição dos times, de R$ 400. O valor arrecadado deu para pagar o troféu e as medalhas, mas as dificuldades não foram poucas. Para 2017, além de repetir a dose com os adultos, será realizado o torneio na categoria sub-15. As equipes interessadas podem entrar em contato pelo telefone (84) 99985-7641.

- Já estou organizando o Matutão Sub-15, para janeiro de 2017. As inscrições estão abertas, com o mesmo valor de R$ 400, e alguns clubes já demonstraram interesse. A ideia de organizar o Matutão para jovens é tentar revelar jogadores para o nosso estado. Sem um campeonato como o nosso, muitos se perdem - concluiu Francinaldo.

Por Luiz Henrique*Natal * Estagiário sob supervisão de Augusto César Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário