sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Croácia desiste e Trinidad e Tobago fica com vaga para torneio em Natal

Seleções estão definidas (Foto: Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira (3) foi anunciada uma mudança nas seleções que vão disputar o Torneio Internacional de futebol feminino, em Natal. Sai a Croácia e entra Trinidad e Tobago. No entanto, as datas não sofreram mudanças e a competição segue agendada para acontecer entre os dias 9 e 20 de dezembro, na Arena das Dunas.

De acordo com Alfredo Carvalho Filho, da Sport Promotion, empresa organizadora do evento, a mudança se deve ao fato de a federação croata ter desistido de participar do campeonato.

“Na última quinta-feira, nós recebemos uma carta do diretor técnico da Croácia dizendo que não seria possível a participação da seleção no torneio em Natal. Em seis anos de disputa, nunca tivemos problemas com desistência”, comunicou.

No documento, os croatas destacaram que “devido ao campeonato não ser durante a ‘data Fifa’, os clubes se recusaram a liberar nossas jogadoras. Assim, sem peças-chaves, não seríamos capazes de montar uma equipe competitiva para representar a Croácia com um bom futebol”.

Carvalho Filho falou ainda que o Chile aceitou o convite, no entanto, acabou não enviando a confirmação. Para preencher a vaga em aberto, Trinidad e Tobago foi convidado. “É um país pequeno, que fez parte do grupo do Brasil no Pan-Americano”, acrescentou.

O secretário de Turismo, Ruy Gaspar, representou o governo do RN na coletiva e festejou a oportunidade de a capital potiguar sediar o evento esportivo pela primeira vez.

“Vai ser um marco para o Estado. Há muito tempo que não temos um evento esportivo internacional aqui em Natal, com exceção da Copa do Mundo. Tenho certeza que será um sucesso”, afirmou o secretário.

O comentário do presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) seguiu ma mesma toada. Para Zé Vanildo, o governo está evoluindo no quesito esporte e relembrou a disputa das Paralimpíadas Escolares, realizada no fim do mês passado.

“O governo está conseguindo demonstrar evolução no esporte ao trazer a competição para cá. Outro exemplo é a Paralimpíada, que aconteceu na última semana. O esporte é uma porta de entrada para o turismo potiguar”, disse.

A Croácia seria a adversária do Brasil na estreia da competição, no dia 9. Agora, o primeiro duelo das meninas brasileiras será contra Trinidad e Tobado, às 20h45, horário de Natal. Antes, às 18h15, México e Canadá se enfrentam também na Arena das Dunas.

A disputa
Como em todos os outros anos, as partidas acontecem às quartas-feiras e domingos, em rodadas duplas. A fórmula da disputa é simples: nos dias 09, 13 e 16, haverá confronto direto em turno único, todos contra todos.

As duas seleções melhores classificadas disputam a grande final no domingo, dia 20. Antes da final, haverá ainda o jogo de disputa pelo terceiro lugar, totalizando oito jogos na competição.

A expectativa é de muita emoção, muitos gols e, claro, uma oportunidade de curtir o futebol como um programa familiar, com as arquibancadas sempre lotadas com mulheres, crianças e famílias inteiras.

Com a aproximação dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, a competição tem um atrativo a mais, já que servirá para a nossa Seleção treinar e medir forças com grandes equipes, já de olho na medalha de ouro das Olimpíadas.

Histórico
O Torneio Internacional de Futebol Feminino começou em 2009, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Desde sua primeira edição, se caracterizou por levar grandes públicos aos estádios nos jogos do Brasil e por alcançar médias expressivas na audiência, comprovando o potencial da modalidade no país.

Em 2013, já em sua quinta edição, a competição foi realizada em Brasília, no novo Mané Garrincha, onde permaneceu até o ano passado. O Brasil busca o sexto título. A equipe canarinha só não conquistou o título em 2010.

Por Heilysmar Lima Foto Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário