A campanha do ABC na Série B, longe de render aplausos da torcida, já resulta numa marca histórica e negativa para o Alvinegro no ano de seu centenário. Desde que a competição nacional passou a ser disputada no sistema de pontos corridos, em 2003, nenhuma outra equipe passou 19 rodadas sem vitória, número alcançado pelo time potiguar na terça-feira (6), após o empate por 1 a 1 com o Atlético-GO, na Arena das Dunas, em Natal, pela 30ª rodada da Segundona.
No ranking que inclui os donos dos maiores jejuns de triunfos apenas uma equipe não acabou rebaixada. O último triunfo alvinegro aconteceu ainda na 11ª rodada justamente contra os goianos. Na ocasião, o time potiguar venceu pelo placar de 2 a 1, fora de casa.
Desde então, disputou 19 partidas. Empatou oito e sofreu 11 derrotas. Dos 57 pontos que poderia ter conquistado, apenas oito foram somados à campanha alvinegra, o aproveitamento durante estas rodadas é de 14,81%. Número que se reflete na tabela de classificação. A equipe potiguar ocupa a 18ª posição, com apenas 24 pontos conquistados.
O recorde de jejum de vitórias, que incomoda o torcedor abecedista, antes pertencia ao Duque de Caxias, do Rio de Janeiro. A equipe passou 16 rodadas da Série B de 2011 sem uma única vitória e apenas quatro empates. Embora a escassez de triunfos alvinegros seja maior, o aproveitamento do time carioca foi de 8,33% durante o período. A equipe acabou rebaixada segurando a lanterna daquele ano, com 17 pontos.
Como se não bastasse o recorde negativo do ABC, o terceiro clube que mais tempo passou sem ganhar na história do Campeonato Brasileiro também foi potiguar. Na Série A de 2007, o arquirrival América viveu um jejum de vitórias que perdurou durante 15 rodadas. Durante esses jogos, apenas três empates ocorreram. O aproveitamento foi mínimo, 6,66%.
Assim como o clube carioca, o América acabou rebaixado também na última posição com os mesmos 17 pontos. Na atual temporada, o Águia-PA acumulou 13 jogos seguidos sem vencer na Série C do Campeonato Brasileiro e é o dono da quarta maior marca. Com seis pontos conquistados durantes essas rodadas, o aproveitamento foi de 15,38%. A consequência? A queda para a quarta divisão nacional.
Top 5
O Top 5 dos maiores jejuns de vitórias do Brasileirão é bastante disputado. Duas equipes aparecem com a marca de 10 jogos sem vencer. Um delas é o Grêmio-RS que alcançou a marca negativa durante a Série A de 2004, ano em que terminou a competição rebaixado. A outra equipe é o Palmeiras-SP que repetiu a marca por duas vezes, em 2011 e 2014, e conseguiu escapar do descenso.
Para fechar o ranking, a reportagem levou em conta o aproveitamento das equipes durante seus 10 jogos. A quinta vaga então fica com o Palmeiras, que durante a campanha do ano passado empatou apenas dois jogos no período e teve um aproveitamento de 6,66%.
O número é inferior a próprio campanha de 2011, quando conquistou cinco empates e um aproveitamento de 16,66%. O Grêmio empatou quatro vezes em sua dezena de partidas, o que corresponde a 13,33% de aproveitamento.
Confira a lista dos maiores jejuns de vitórias dos pontos corridos:
Posição Equipe Jogos sem vencer
1º ABC 19
2º Duque de Caxias-RJ 16
3º América 15
4º Águia-PA 13
5º Palmeiras-SP 10
Por Ayrton Freire Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr
Nenhum comentário:
Postar um comentário