terça-feira, 2 de junho de 2015

Há um ano morria o ex-lateral-esquerdo Marinho Chagas

Ex- Jogador marcou a história do futebol brasileiro (Foto: Wellington Rocha)

Há um ano, em 1º de junho de 2014, morria um dos maiores laterais da história do futebol mundial: Marinho Chagas, 62 anos, faleceu na madrugada de um domingo no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa (PB).

O ex-jogador da Seleção Brasileira, ABC, Náutico, Botafogo, e Cosmos (EUA) e São Paulo não resistiu após sofrer com complicações clínicas de uma hemorragia digestiva alta.

Durante os últimos anos, o ex-atleta sofreu com sérios problemas de saúde que o levaram a tratamentos e internações constantes em Natal, Recife, São Paulo e Paraíba.

Seu corpo foi velado no Estádio Frasqueirão do ABC, clube que o revelou no início da carreira e está enterrado no Cemitério de Emaús.

Em outubro do ano passado, o jornalista Luan Xavier lançou o livro “A Bruxa – E as vidas de Marinho Chagas” que foi contestado por familiares do ex-jogador

Carreira
Considerado um dos maiores laterais esquerdos da história do futebol brasileiro, Marinho Chagas foi titular na campanha da seleção na Copa do Mundo de 1974, na Alemanha, quando foi eleito o melhor da posição no torneio.

O jogador iniciou a carreira como profissional na equipe do Riachuelo, em 1967, passando ao ABC em 1969. Pelo Alvinegro, atuou durante duas temporadas, para então ser transferido no final do ano de 1970 para a equipe do Náutico-PE. No Timbu, atuou por dois anos e se transferiu para o Botafogo-RJ, onde fez história e conquistou sua convocação para a Seleção Brasileira.

Marinho ainda vestiu as camisas do Fluminense, NY Cosmos, FL Strikers (ambos dos Estados Unidos), além de São Paulo, Bangu, Fortaleza e o próprio América de Natal, no ano de 1985. Antes de encerrar a carreira, ele ainda defendeu o americano LA Heat e teve como seu último clube o Augsburg, da Alemanha.

Pela Seleção Brasileira, o jogador atuou em 36 partidas e marcou quatro gols com a camisa canarinha. Marinho ainda defendeu o Brasil durante a Copa do Mundo, sendo escolhido ao final da competição, o melhor lateral-esquerdo da disputa.

Marinho Chagas era conhecido pelo comportamento irreverente e não raro polêmico dentro e fora de campo, se destacando por ser um dos primeiros jogadores da posição a atuar de forma bastante ofensiva.

Por Moisés de Lima Foto: Wellington Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário