O potiguar Michael de Souza Menezes, 17 anos, coleciona títulos em competições nacionais de judô e já estabeleceu o próximo desafio: participar da etapa do Circuito Mundial Sub-18. A competição será realizada em Berlim, na Alemanha, de 25 de abril a 8 de maio. Morador da comunidade da África, na Redinha, ele ainda não sabe se conseguirá viabilizar a viagem.
Michael conquistou a vaga em uma competição realizada em dezembro do ano passado, na Bahia. Em uma disputa que envolveu 48 atletas da categoria super ligeiro, somente os quatro primeiros colocados se classificaram para o Mundial. Ele ficou em terceiro.
- O judô é minha vida. Fiquei muito feliz. Foi resultado do meu empenho, do treinamento, do apoio do meu professor - disse.
Michael começou a treinar judô aos 11 anos de idade dentro das atividades do Mais Educação - programa que amplia a jornada escolar com atividades extras na escola - e nunca mais parou. O treinador de Michael, Elton Nunes, de 30 anos, era professor voluntário no Mais Educação, e acompanha o atleta desde o início.
- Ele tem muito potencial. É um colecionador de títulos - conta Elton.
No ano passado, Michael foi campeão brasileiro regional; vice-campeão dos Jogos Escolares da Juventude; campeão da Copa Nacional de Igarassu; bicampeão da Copa Internacional de Fortaleza; e ainda foi eleito o melhor atleta sub-18 do estado pela Federação de Judô do Rio Grande do Norte.
Agora, o sonho é conseguir viajar para participar da etapa do Mundial, na Alemanha. Michael é de família humilde e não tem patrocínio. As despesas da viagem, incluindo alimentação, hospedagem e passagens custam em torno de R$ 7 mil. Para arrecadar dinheiro, amigos e familiares organizaram uma feijoada, mas o valor ainda não é suficiente para custear a viagem.
Enquanto há esta indefinição, o judoca segue fazendo a parte dele: treina de duas a três horas por dia para estar preparado para a competição.
- Eu quero ir pra ganhar - finalizou.
Fonte GE RN Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário