terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

FIFA pode alterar limites de substituições


Depois da experiência da Copa do Mundo com vários jogos chegando à prorrogação, a Fifa vai modificar as regras e permitir que uma quarta substituição seja realizada depois dos 90 minutos regulamentares. A proposta pode virar lei no próximo dia 28, quando a International Football Association Board (IFAB) se reúne para debater as leis do jogo. Na agenda ainda está a introdução de replay de jogadas para ajudar os árbitros. A medida com relação às prorrogações permitirá, segundo os especialistas da Fifa, que as partidas possam manter a sua intensidade, sem desgastar de forma extrema aos jogadores. Em grandes competições, prorrogações acabam penalizando inclusive aqueles que se classificam para fases seguintes. Os jogadores também acabam estando mais vulneráveis a lesões.

No Mundial do Brasil, a prorrogação fez parte da emoção do torneio. Mas, em várias delas, a fadiga dos jogadores era clara. Essa não será a única mudança proposta. A Fifa quer maior flexibilidade nas substituições, começando com as categorias de base.

Outra proposta que será debatida é a introdução de uma espécie de expulsão temporária de um jogador. Não haverá uma decisão sobre o assunto. Mas a Fifa quer começar a avaliar a possibilidade de que um novo cartão seja criado, expulsando um jogador por alguns minutos de campo. A introdução do castigo ocorreria no futebol juvenil e serviria de teste para o profissional.

A Fifa ainda quer que a IFAB comece a debater a introdução do replay para ajudar os árbitros. O uso da tecnologia, porém, não poderia ser usado para o debate sobre impedimentos. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, quer dar aos técnicos a possibilidade de pedir um replay na televisão de jogadas duvidosas durante uma partida. A proposta foi apresentada em junho de 2014, em São Paulo, pelo cartola, que insiste em ampliar o uso da tecnologia no futebol. 

Fonte Tribuna do Norte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário