domingo, 4 de maio de 2014

Arena das Dunas ganha a aprovação do COL, mas acesso é preocupação

Integrantes do COL e do governo do RN falaram sobre evento-teste na Arena das Dunas (Foto: Jocaff Souza)


Único evento-teste promovido na Arena das Dunas antes da Copa do Mundo, o clássico entre América-RN e ABC teve a aprovação do Comitê Organizador Local, dos dois clubes envolvidos e dos torcedores presentes (10.108 pessoas acompanharam a partida). Contudo, as obras de mobilidade urbana que estão sendo realizadas no entorno do estádio – a construção de viadutos e pontes e a reforma das calçadas – ainda preocupam o COL.

– A expectativa, realmente, não é a de que tudo (como numa Copa do Mundo) funcione num evento como este. O acesso ao estádio é o nosso principal ponto de preocupação em relação aos torcedores. É onde estamos concentrando os maiores esforços, juntamente com o secretário Demétrio (Torres), para termos espaços livres para a chegada deles e também de equipamentos. É o grande foco do nosso trabalho – disse o gerente geral de operações do COL, Tiago Paes, em entrevista coletiva ao fim do clássico.

Apesar da preocupação, Paes rasgou elogios à estrutura da Arena das Dunas, que já foi utilizada em 19 jogos desde que foi inaugurada no dia 22 de janeiro.

– Andamos pelo Brasil inteiro e, de fato, é o estádio mais bem organizado de todos que nós temos. A riqueza de detalhes, os acabamentos, a operação, a limpeza do espaço. Temos que parabenizar o consórcio da Arena das Dunas pelo excelente trabalho que vem fazendo. Esse evento não é 100% padrão adotado pela Fifa, e nós o fizemos para testar algumas operações – ressaltou.

Ricardo Trade, CEO do COL, também acompanhou o jogo na Arena das Dunas. Ciente de que um viaduto próximo ao estádio, na BR-101, não ficará pronto para o Mundial, ele comentou que isso não preocupa. Mais do que isso, ressalta o legado que virá para a cidade. O novo equipamento será isolado durante a Copa do Mundo.

– Ficamos muito contentes de que as obras estejam ocorrendo. Não vamos só pensar na Copa como dirigentes,vamos pensar no legado como cidadãos também. Vai ficar pronto, que não seja para a Copa, mas conseguimos com um paliativo que está sendo feito aqui. Se não está pronto total agora, resolve-se para a operação da Copa. Vamos resolver como foi conversado com a prefeitura e o governo, para depois se resolver e deixar como legado para a população de Natal. Nem tudo vai estar pronto, mas o legado virá – falou.

O último passo para o pontapé inicial do Mundial em Natal é a conclusão da instalação dos assentos temporários: são 11.744 no total, o que levará o estádio a receber 42 mil espectadores durante o torneio. Segundo o secretário extraordinário de Assuntos Relativos à Copa do Mundo em Natal, Demétrio Torres, os serviços serão finalizados até o dia 22 de maio, data de entrega da Arena das Dunas à Fifa.

– A obra está contratada, e as instalações estão sendo executadas. Devemos receber até esta primeira quinzena as cadeiras, e com certeza elas ficarão prontas dentro de prazo estipulado pelo governo do estado, promovendo conforto e segurança para os torcedores. Até o dia 22 de maio fica pronta a instalação. Não tem qualquer mudança de planejamento – informou o secretário.

Texto e Foto Jocaff Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário