sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014
Equilíbrio é a marca dos confrontos entre América-RN e CRB-AL
A primeira vez que América-RN e CRB se enfrentaram foi em um ano que traz boas lembranças ao torcedor americano. Foi quando o clube conquistou a Taça Norte-Nordeste, nomeada de Almir de Albuquerque, ou Almir Pernambuquinho, como era mais conhecido o craque da década de 1960 que havia falecido no início de 1973.
Assim, o alvirrubro natalense garantiu o direito de jogar o Campeonato Brasileiro daquele ano. Pela primeira fase daquele campeonato nacional, o Mecão venceu o CRB por 3 a 0, jogando em Maceió, com gols de Gilson Porto e Osvaldo (2).
A revanche só veio seis anos depois, aí foi a vez do CRB vencer, 1 a 0 em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de 1979. O único gol do duelo foi marcado por Jorge da Sorte. E por falar em gol, são 68 marcados pelos dois ao longo da história, destes, 35 pelo América de Natal e 33 para o Clube de Regatas Brasil.
Outros dados que chamam a atenção, reforçam o equilíbrio entre eles e também no histórico recente. Das últimas 10 partidas, o América perdeu apenas 2, por outro lado, das últimas 9, o time potiguar levou a melhor em apenas uma delas.
Pela Série B 2012, por exemplo, foram marcados 6 gols em cada um dos dois jogos entre as equipes. No primeiro turno, o América foi derrotado por 4 a 2, no estádio Rei Pelé. No returno, pela 28ª rodada, o jogo no Nazarenão, na cidade de Goianinha, terminou empatado em 3 a 3.
Personagens deste último jogo ainda estão nos respectivos clubes. Isac, autor de dois gols para o América neste jogo voltou da Ásia e Denílson que marcou os três gols do CRB, continua no clube e deve estar em campo.
Os empates são mesmo uma sina bastante presente no histórico de encontro entre as duas equipes. O placar que mais se repetiu foi 1 a 1, aconteceu cinco vezes. Da mesma forma que já passou cinco jogos sem perder para este rival, o América também já ficou sem vencer por cinco partidas.
Em disputas mata-mata, o Dragão e o Galo da Pajuçara só se encontraram uma vez e o América levou vantagem. Pela Copa do Brasil de 1999, empataram em 1 a 1 no jogo em Alagoas. No jogo de volta, ainda na época no estádio Machadão, Balu e Paloma marcaram os gols da vitória do Mecão por 2 a 1. O CRB descontou com Marquinhos.
Na história da Copa do Nordeste, foram três jogos, dois empates e uma vitória do CRB. Mesmo diante do quadro negativo, ainda é possível verificar um fato que pode animar os americanos, ou pelo menos os mais supersticiosos dele, para a disputa que começa dia 15/02 em Maceió e termina dia 27/02, em Natal, na Arena das Dunas.
O América jamais foi derrotado pelo Galo jogando em território potiguar. Foram 9 jogos no RN, dos quais cinco triunfos americanos e quatro empates. Diante disso, vale lembrar que a vaga nas semi será decidida em Natal. Então, aguardemos mais este capítulo desta história ser escrito em breve.
Por Rodrigo Freire Yahoo Contributor Network
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário