quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Bingo, rifa e churrasco: sem apoio, atletas do RN defendem PI em torneio
Na disputa da Copa Nordeste Juvenil de Handebol, o Piauí tem duas equipes. Mas uma delas tem um sotaque diferente. O ABC Sinopse/Mestre tem em sua maioria jogadores do clube MHC, do Rio Grande do Norte. Acostumados em representar outros estados, os atletas relatam uma divisão na federação potiguar como justificativa para defender outros estados. Para participar do torneio, equipe enfrentou 10 horas de viagem e teve que fazer bingos, festas e até churrasco promocional.
Não é a primeira vez que os atletas representam uma equipe de outro estado. No ano passado, eles jogaram como clube Ipanema, de Alagoas, e agora, através do convite do professor Edmilson Soares, técnico da equipe piauiense que esteve presente nos Jogos Escolares da Juventude, defendem o Sinopse, equipe do Piauí.
- Nosso time, o MHC (RN), não se inscreveu na competição. Somos o atual campeão da terceira divisão dos Jogos Escolares e recebemos o convite do técnico do Piauí. Ele disse que tinha somente dois ou três atletas no time, quando decidimos participar do torneio. No ano passado também representamos outra equipe, o Ipanema (AL) – afirmou Herick Richardson, capitão da equipe.
Mas o caminho até o Piauí não foi nada fácil. Além das mais de dez horas de viagem, o time teve de se desdobrar para conseguir pagar as passagens dos atletas e um deles ainda ficou de fora por não conseguir dinheiro dentro do tempo.
A explicação passa por problemas internos, alegados pelos próprios atletas. Segundo eles, existe uma tendência da federação apoiar o clube Sagrada Família, porque um dos dirigentes tem relações diretas com a equipe. Sendo assim, o elenco afirma que há uma falta de interesse para com os outros times.
- Nos recebemos uma ajuda do colégio. Todos nós temos bolsas de estudo, mas não temos nenhum incentivo por parte da federação. Para chegar até o Piauí tivemos que fazer bingo, churrasco e festas para completar a passagem. Ainda assim teve jogador que ficou fora – relatou Herick.
A delegação veio ao Piauí com 13 atletas e foi mesclada com os poucos piauienses. O currículo dos jogadores também passa pela areia. No mês passado, eles venceram o Campeonato Estadual de Beach Handebol. Mas os títulos não foram suficientes. Dentro de quadra, na estreia a equipe na Copa Nordeste, o time perdeu o duelo piauiense contra o Caic Balduíno por 37 a 27.
Por Emanuele Madeira e Josiel Martins Teresina via Globo Esporte Foto Emanuele Madeira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário