quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Lutador do UFC cria projeto para afastar crianças das ruas em Natal


  Uma comunidade carente, com infraestrutura deficitária e com altos índices de criminalidade. A Vila de Ponta Negra, região da zona Sul de Natal, tem carências não somente na parte urbanística e de segurança, mas também na desportiva. Apesar de vários pontos contra, um projeto social está resgatando várias crianças das ruas e levando-as ao esporte. No lugar de armas e drogas, o material utilizado é o tatame e o quimono.

  A ação, denominada de "Lutando para Vencer", é coordenada pelo lutador do UFC, Ronny Markes.

  Nascido em Natal e criado na Vila de Ponta Negra, região conhecida como centro dos pescadores, o lutador potiguar tinha o sonho de montar um local para que seus amigos pudessem brincar fora da escola, sem os riscos que existem nas ruas.

- Esse projeto é uma ideia que eu já tinha há muito tempo. Eu sou 'filho da Vila' e queria muito dar esse presente às crianças daqui. Eu acho que todo cidadão deve ter acesso ao esporte, principalmente as crianças - disse Ronny.

  O projeto reúne 40 crianças, com idade entre 6 e 14 anos, todos moradores da Vila de Ponta Negra. Os treinos são realizados três vezes por semana. Para participar do projeto, além da vontade de lutar, as crianças precisam estar bem também em outro ponto: na escola.

- Passamos noções de disciplina, educação e cidadania para essas crianças. Para participar do projeto, todos precisam estar matriculados em escolas e com boas notas. Além disso, caso algum aluno esteja passando por uma dificuldade, iremos à casa dos pais para saber o que está acontecendo. Queremos ajudar essas crianças, que moram numa região muito complicada, mas que podem vencer na vida - explica Markes.

  Para custear as aulas, Ronny recebeu a ajuda de parceiros e patrocinadores, que doaram os tatames e quimonos para as crianças. Para o lutador, a ideia é que o projeto cresça ainda mais.

- O lugar já está ficando pequeno para tanta gente. Treinamos no centro comunitário da Vila de Ponta Negra, que é um prédio da Arquidiocese de Natal. Mas para o futuro, precisaremos de um espaço maior, para ensinar mais crianças - planeja.

Fonte e Foto Jocaff Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário