O Bayern de Munique conquistou neste sábado o título da Liga dos Campeões da Europa. Na final alemã, o time dos brasileiros Dante, Luiz Gustavo e Rafinha derrotou o rival Borussia Dortmund por 2 a 1, no Estádio de Wembley, em Londres, e faturou a competição continental pela quinta vez na história, repetindo os feitos de 1974, 1975, 1976 e 2001. Com gols de Mandzukic que abriu o placar para o Bayern na etapa final, Gundogan empatou cobrando pênalti cometido pelo brasileiro Dante. O título só foi definido aos 44 minutos, quando Robben recebeu toque de
calcanhar de Ribery, driblou o marcador e chutou fraco para tirar do
goleiro.
O Bayern entrou na final com um leve favoritismo. Com maior tradição e um elenco cheio de astros, o time de Munique dominou completamente o Campeonato Alemão, conquistando o título com 91 pontos, com 25 de vantagem sobre o vice-campeão Borussia. Além disso, arrasou o temido Barcelona na semifinal da Liga dos Campeões com um placar agregado de 7 a 0 nos dois jogos.
E confirmou o favoritismo. Diante do rival que buscava o segundo título europeu (o Borussia ganhou em 1997), o Bayern disputou neste sábado (25) a sua terceira final de Liga dos Campeões nos últimos quatro anos - perdeu para a Inter de Milão em 2010 e para o Chelsea em 2012. Agora, se iguala ao Liverpool como o terceiro maior vencedor da história - o recorde é do Real Madrid, com nove.
Para completar uma temporada perfeita, o Bayern ainda vai disputar a final da Copa da Alemanha, no dia 1º de junho, contra o Stuttgart, quando pode conquistar a tríplice coroa. Mas já consagrou o técnico alemão Jupp Heynckes, que, mesmo diante dessa campanha, vai deixar o clube - o espanhol Pep Guardiola foi contratado para assumir o comando a partir do mês que vem.
Com a conquista do quinto título europeu da sua história, o Bayern de Munique também passa a ser o terceiro classificado para a disputa do Mundial de Clubes, que acontecerá de 11 a 21 de dezembro, dessa vez no Marrocos. Antes dele, já tinham sido definidos os representantes da Concacaf, o Monterrey (México), e da Oceania, o Auckland City (Nova Zelândia).
Ficha Técnica
Borussia Dortmund 1 X 2 Bayern de Munique
Borussia Dortmund 1 X 2 Bayern de Munique
Local: Wembley
Em Londres (Inglaterra)
Data 25 de maio de 2013, sábado
Horário 15h45 (de Brasília)
Gols - Gundogan, aos 23' do 2ºT (Borussia); Mandzukic, aos 15, e Robben, aos 44' do 2ºT (Bayern)
Data 25 de maio de 2013, sábado
Horário 15h45 (de Brasília)
Gols - Gundogan, aos 23' do 2ºT (Borussia); Mandzukic, aos 15, e Robben, aos 44' do 2ºT (Bayern)
Arbitragem
Á - Nicola Rizzoli (Itália)
A1 - Renato Faverani
Á - Nicola Rizzoli (Itália)
A1 - Renato Faverani
A2 - Andrea Stefani (ambos da Itália)
Cartões amarelos - Grosskreutz do Borussia, Dante e Ribery do Bayern
Borussia Dortmund
Weidenfeller; Piszczek, Subotic, Hummels e
Schmelzer; Gundogan, Bender (Sahin) e Grosskreutz; Blaszczykowski
(Schieber), Reus e Lewandowski, Técnico Jurgen Klopp
Bayern de Munique
Neuer; Lahm, Boateng, Dante e Alaba;
Schweinsteiger, Javi Martínez, Ribery (Luiz Gustavo), Robben e Muller;
Mandzukic (Mário Gomez), Técnico Jupp Heynckes.
Fonte AFI
Nenhum comentário:
Postar um comentário