Cerca de 80 médicos participam do 4º Encontro Nacional de Médicos de Futebol, que acontece em Natal, nesta sexta-feira e sábado. Temas como a profissionalização do departamento médico e a necessidade de um investimento maior neste setor são pontos para as principais discussões dos responsáveis em cuidar da saúde dos atletas.
A abertura do encontro teve a presença do coordenador técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, mas a imprensa não teve acesso à palestra. Formado em Educação Física, o tetracampeão mundial comemora a evolução que a medicina esportiva conseguiu no país e o fato de muitas lesões serem curadas num período menor. Parreira reitera que é preciso um trabalho em conjunto entre as diversas áreas do departamento de futebol para que os jogadores obtenham sua forma física ideal.
- Dentro do departamento de futebol você tem a parte técnica, física, médica, de gestão e todas elas são importantes para o desenvolvimento dos times. Elas precisam estar interligadas. Eu penso que o médico tem um papel importante nesse trabalho de coordenar a saúde dos jogadores, coordenar o treinamento, orientar na recuperação dos atletas e tem que ser um trabalho feito muito próximo ao treinador, em comum acordo, num entrosamento excelente, para que isso possa render - disse Parreira.
O encontro é organizado pela Comissão Nacional de Médicos de Futebol, presidida pelo coordenador do setor médico da Seleção Brasileira de futebol, José Luiz Runco. De acordo com Runco, a ideia de realizar o evento na região Nordeste proporciona uma troca de informações maior, já que todos todos os clubes que participam do Campeonato Brasileiro das Séries A, B e C puderam enviar seus profissionais para Natal.
Fonte Globo Esporte RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário