As disputas entre as aves serão divididas em três categorias, a primeira é a Lure Fly, em que será avaliada a elegância de voo da ave, se ela domina bem o vento, se consegue fazer curvas e manter o foco na isca do início ao fim. A segunda é a de Tiro Direto à Presa de 100 metros para gaviões. Nesta prova serão avaliados o tempo de execução, as manobras e a persistência do rapinante.
As aves que realizarem capturas no ar com maior rapidez e melhor “pegada” recebem as melhores avaliações. A última categoria é a Perseguição em cauda para falcões. Nesta, serão observados itens como elegância e capacidade de voo, persistência no lance e a experiência do falcão na estratégia de perseguição.
O grau de perseguição será observado quando a ave fizer voos “por fora”, tentando cercar a presa. A banca avaliará se o falcão está tentando ganhar altura para descer em mergulho, ou se vai por baixo, na tentativa de surpreender à presa. A subida e o mergulho do falcão valerão mais pontos pela elegância do lance.
Os três primeiros lugares de cada categoria serão premiados e ao final será eleito o melhor dos melhores dentre equipe de ave e falcoeiro que mais se destacar na competição. O evento terá ainda programação cultural e palestras sobre a prática da falcoaria no Brasil.
Fonte Jornal de Hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário