sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Balões com câmeras vão auxiliar ações de segurança durante Olimpíada 2016

Aparelhos para os jogos devem ser testados nesta quinta-feira (1º), no Jóquei Clube do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Quatro balões com câmeras de alta resolução serão usados em ações de policiamento no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos de 2016. Chamados tecnicamente de aeróstatos de monitoramento persistente de grandes áreas, os equipamentos vão monitorar do alto os locais definidos nos esquemas de segurança e enviar as imagens, em tempo real, para os centros de Comando e Controle. Os aparelhos devem ser testados nesta quinta-feira (1º), no Jóquei Clube do Rio de Janeiro, na Gávea.

“Tem que testar durante o dia e a noite o zoom, gravar o dado, apagar o dado, enfim, são testes de todas as funcionalidades do equipamento que são acompanhados pela comissão formada pelos três níveis de governo, estado, município e união”, disse o titular da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Augusto Passos Rodrigues, em entrevista à Agência Brasil.

Uma das extensas áreas a serem monitoradas é o Parque Olímpico da Barra da Tijuca, na zona oeste, que vai abrigar 16 modalidades olímpicas e nove paralímpicas. “A gente, com a locação de um equipamento desses lá [no parque], tem condição de fazer todo o monitoramento da área a partir das nossas unidades de comando e controle. Isso tem um impacto significativo na qualidade da prestação de serviços de segurança para os Jogos”, destacou o secretário.

Segundo ele, um balão já foi entregue à Polícia Militar do estado. Dos três restantes, um será doado à Guarda Municipal do Rio de Janeiro e os outros também para a Polícia Militar. Agora em outubro, será feito um processo de capacitação dos profissionais que trabalharão com a nova tecnologia. “Nossa expectativa é a de que ainda em outubro nós tenhamos, se não concluída, já iniciada, a ação de capacitação para, na sequência, estar plenamente disponível para uso no dia a dia da cidade e do estado. A estimativa é que em novembro os equipamentos estejam disponíveis.”

Características
O secretário informou que será a primeira vez que a tecnologia será usada no Brasil – já considerada positiva no Reino Unido e nos Estados Unidos. O balão tem autonomia de três dias de voo, é equipado com 13 câmeras diurnas e noturnas, pode alcançar até 200 metros de altura e tem capacidade de detectar a presença humana a 13 quilômetros de distância, além de suportar ventos de até 80 quilômetros por hora.

Além disso, os balões podem ser transportados por meio de veículos com reboque. “Esta é uma outra importante vantagem que este equipamento tem de ter a mobilidade e ser modulado de acordo com o interesse da operação”, completou Rodrigues.

Por Cristina Indio do Brasil da Agência Brasil via Portal no Ar Foto: Divulgação

Brasil cai para 7º, Alemanha sobe para 2º e Espanha volta ao Top 10 da Fifa

Seleção caiu duas posições (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

A Fifa divulgou nesta quinta-feira (1º) mais uma atualização de seu ranking, desta vez com diversas alterações nas primeiras colocações. No Top 10, somente a líder Argentina e a décima colocada Inglaterra mantiveram suas posições. Os destaques positivos foram a Alemanha e a Espanha, enquanto o Brasil amargou mais uma queda.

Por ter disputado somente amistosos no último mês, as vitórias do Brasil sobre a Costa Rica e os Estados Unidos tiveram peso menor do que as partidas de boa parte das outras seleções, que disputam as Eliminatórias para seus torneios continentais. Por isso, o País caiu duas posições, de quinto para sétimo, com 1.204 pontos.

Entre os times que ultrapassaram o Brasil está a Espanha. Campeã mundial de 2010, a seleção se recuperou da inexplicável queda para a 11.ª posição com os bons resultados pelas Eliminatórias para a Eurocopa do ano que vem, e subiu cinco degraus, agora em sexto.

Outro europeu que se deu bem com os resultados pelas Eliminatórias foi a Alemanha. A atual campeã mundial subiu uma posição e agora ocupa a vice-liderança, ultrapassando a Bélgica e atrás somente da Argentina.

Ainda no Top 10, Portugal também se aproveitou dos resultados das Eliminatórias, subiu dois degraus e é o quarto. Pior para a Colômbia, que caiu para quinto. Um pouco mais atrás, País de Gales continuou sua ascensão meteórica e ganhou a oitava colocação do campeão da Copa América, o Chile, que é o nono.

Na beira do Top 10 está a Áustria, que alcançou sua melhor posição na história, em 11.º. Quem mais subiu no ranking, no entanto, foi a Libéria, que ganhou 65 lugares e é a 95.ª. A próxima atualização da listagem está prevista para o dia 5 de novembro.

Confira o ranking atualizado da Fifa:
1) Argentina, 1.419 pontos
2) Alemanha, 1.401
3) Bélgica, 1.387
4) Portugal, 1.235
5) Colômbia, 1.228
6) Espanha, 1.223
7) Brasil, 1.204
8) País de Gales, 1.195
9) Chile, 1.177
10) Inglaterra, 1.161
11) Áustria, 1.100
12) Suíça, 1.044
13) Romênia, 1.042
14) Holanda, 1.004
15) República Checa, 983
16) Croácia, 965
17) Itália, 962
18) Eslováquia, 936
19) Argélia, 927
20) Uruguai, 919

Por Estadão Conteúdo Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Jussier Formiga analisa próximo oponente e planeja luta pelo cinturão

montagem Jussier Formiga x Henry Cejudo (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)

Jussier Formiga sabe que não terá moleza em sua próxima luta no UFC. No dia 21 de novembro, na cidade mexicana de Monterrey, o potiguar irá enfrentar Henry Cejudo, lutador da casa que ostenta um cartel invicto. Apesar de respeitar o adversário, o lutador da Kimura Nova União, que vem de três vitórias consecutivas, está confiante em uma vitória.

- Henry é um atleta invicto. Tem dez vitórias em dez lutas, mas pode ter certeza que eu vou dar o meu máximo, ele vai parar nessas dez vitórias e vai ter a primeira derrota. Acho que vai ser um grande teste para mim, não só para mim como para ele. Eu sou o terceiro do ranking, ele é o quinto, e eu acho que vai ser uma guerra essa luta. Acho que tenho que pensar uma luta de cada vez, e o meu foco principal é essa luta contra ele, no dia 21 de novembro - disse.

Caso os planos de derrotar o mexicano se concretizem, o lutador potiguar já vislumbra o principal objetivo da carreira: brigar pelo cinturão da categoria peso-mosca. E ele já sabe até quando isso vai ocorrer.

- Se Deus quiser, em 2016 eu estarei lutando pelo título - declarou.

Por Globo Esporte RN Foto: Getty Images

Mossoroense Leandro Higo fará luta principal do RFA32 no dia 6 de novembro

Leandro Higo busca sexta vitória consecutiva no octógono – Foto Divulgação UFC

Após uma vitória convincente em sua primeira luta internacional, o mossoroense Leandro “Pitbull” Higo ganhou mais uma oportunidade de mostrar o seu talento e vai fazer a luta principal do RFA 32 contra o americano Melvin Blumer. O combate acontece no dia 6 de novembro na cidade de Shakopee Mdewakanton, no Estado de Minnesota, nos Estados Unidos.

O mossoroense tem um cartel de 14 vitórias e apenas duas derrotas, sendo nove finalizações, dois nocautes e três decisões por juízes. A expectativa de Leandro é vencer o americano Blumer e ficar mais perto de integrar o UFC, principal organização de MMA. Nas últimas oito lutas, Leandro Pitbull venceu sete combates, sendo cinco de forma consecutiva e as últimas três por finalização.

Através das redes sociais, o lutador expressou sua gratidão por poder representar a cidade e também falou da falta de apoio financeiro para fazer as lutas no exterior:

“Fico muito feliz em poder sair do interior do Estado do Rio Grande do Norte e ir devagarinho conquistando meu espaço, passo a passo, com muito trabalho e dedicação ao esporte. Nada disso seria possível sem a presença de Deus na minha vida […] Galera, não é fácil chegar aqui e pedir o apoio de todos vocês, só sabem aqueles que convivem diariamente com o esporte, a dificuldade que passamos sem apoio para poder nos manter um atleta de alto nível. Uma luta de alto nível requer muitas despesas, de forma que é essencial o suporte de patrocinadores”, desabafou Higo.

“O evento terá uma grande visibilidade internacional e na mídia especializada nacional. Peço ajuda de todos para que eu possa mais uma vez representar Mossoró e o Estado do Rio Grande do Norte”, encerrou o lutador.

Fonte Gazeta do Oeste Foto Divulgação UFC

Técnico mantém esperança na zaga e projeta jogo decisivo para o ABC

Hélio dos Anjos - técnico do ABC (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

Mesmo sem treinar entre os titulares nesta quarta-feira 30, Suéliton não foi descartado do time que enfrenta o Macaé no sábado. Palavras de Hélios dos Anjos. O zagueiro sofreu uma queimadura no pé esquerdo, mas vem treinando à parte e segue como uma "esperança" para a próxima partida. O treinador alvinegro admitiu que pode utilizar o jogador ao lado de Adriano Alves na zaga, no lugar de Leonardo Luiz.

- Ele vem treinando bem desde segunda, treinou hoje (quarta) pela manhã com o grupo. Hoje à tarde ele trabalhou à parte e pode ser que inicie a partida. O número de treinamentos do Suéliton é maior que o do Leonardo Luiz. O Suéliton tem um ferimento no pé, não tem uma torção, uma lesão no joelho. O Leonardo teve um problema de tendinite e trabalhou menos que o Suéliton. Então, eu estou com essa situação. Mas o médico meu deu uma esperança muito grande do Suéliton voltar a treinar normalmente amanhã de manhã e se tornar mais uma ótima opção - disse.

A derrota do Ceará para o Luverdense na última terça-feira também animou o comandante alvinegro. O Vozão é o primeiro time dentro da zona de rebaixamento, com três pontos à frente do ABC. O problema é que o Macaé também gostou do resultado, já que se manteve com cinco pontos de vantagem do time cearense na tabela. 

- Todo mundo ficou feliz com a desgraça dos outros. A pior coisa do mundo é quando você não faz a sua parte e fica torcendo pela desgraça dos outros, infelizmente. O resultado do Ceará foi excepcional para nós e para o Macaé também. Então, a partida de sábado tornou-se muito mais decisiva. Para nós, mais decisiva ainda porque estamos com uma pontuação menor. Para eles, porque depois desse jogo em casa eles pegam duas 'carnes de pescoço' fora de casa: América-MG e Paysandu - ponderou.

Fonte GE Natal Foto: Jocaff Souza

América-RN dará férias coletivas a funcionários nos próximos meses

Eliel Tavares diretor América-RN (Foto: Klênyo Galvão/GloboEsporte.com)

A recente eliminação precoce do América-RN na Série C do Campeonato Brasileiro terá consequências não só dentro de campo, mas também fora dele, principalmente no aspecto financeiro do clube. Com o Alvirrubro de folga até o início do ano que vem - já que Copa do Nordeste e Campeonato Potiguar só começam em fevereiro -, o plano da diretoria para manter a "máquina" funcionando é cortar gastos e dar férias coletivas a jogadores e funcionários do setor administrativo. 

- A saída é dar férias coletivas para os jogadores e para a maioria dos funcionários. Vamos manter apenas o essencial para a máquina não parar, porque nossa principal atividade é o futebol e isso não tem mais esse ano. Na sede, vamos dar férias para funcionários do setor administrativo. Vamos ficar apenas com gente para fazer segurança no Centro de Treinamento, e só as funções essenciais mesmo - disse o diretor de futebol do América, Eliel Tavares (foto).

Segundo o diretor, o América-RN vai passar por uma reformulação no elenco profissional, que terá como base o limitado orçamento da equipe alvirrubra para a temporada de 2016. Para isso, a partir da próxima segunda-feira, a diretoria do clube começará a negociar com todo o elenco, um a um. Eliel Tavares fez questão de declarar que os atletas do plantel que desejam ficar precisarão se adequar e ter sensibilidade à situação complicada vivida pelo clube, que hoje tem uma folha salarial de R$ 500 mil. 

Com contratos assinados até o ano que vem, cinco jogadores devem resistir a essa reformulação que começará na segunda-feira. Os atacantes Max (que tem um dos maiores salários do atual elenco) e Reis têm contrato até maio de 2016. O zagueiro Zé Antônio Potiguar assinou até setembro. O atacante Luiz Eduardo e o meia Cascata têm vínculo até novembro. Todos esses devem permanecer no elenco para o próximo ano.

- Esses jogadores tem contrato, vão cumprir o contrato, e o América-RN pretende permanecer com esses jogadores. Vamos fazer uma reformulação. Quem tem contrato conosco até novembro de 2015, a partir de segunda-feira nós vamos começar uma negociação com esses jogadores, haja vista que o América-RN cessou suas atividades profissionais e vamos praticamente passar quatro meses de recesso. Vamos conversar com esses atletas, mas esses jogadores que têm contrato, o América-RN tem interesse de permanecer com eles e vamos fazer novas negociações, tanto com jogadores como com a comissão técnica. A partir de segunda-feira vamos fazer essa roda de negociações pra que possamos, juntos, tirar o clube dessa situação - declarou o dirigente.

Fonte GE RN Foto: Klênyo Galvão