quinta-feira, 21 de maio de 2015

Dunga inclui Fred, do Shakhtar, e Felipe Anderson em lista para amistosos

  (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

O técnico Dunga anunciou nesta quarta-feira as convocações dos meias Fred, do Shakhtar Donetsk, e Felipe Anderson, da Lazio, para os amistosos de preparação da seleção brasileira para a Copa América, contra o México e a equipe de Honduras.

Acostumado a ser convocado para a base da seleção, Fred tem sido um dos destaques do Shakhtar, que está perto de garantir o vice-campeonato ucraniano. O time chamou atenção na Liga dos Campeões ao atingir a fase de mata-mata.

Já Felipe Anderson vem surpreendendo na Lazio, terceiro colocado do Campeonato Italiano e finalista da Copa da Itália. Além de se destacar como armador, ele chama atenção pelos gols. É um dos artilheiros do time, com dez gols no Italiano.

A dupla estava incluída na lista de sete suplentes que o treinador tem à disposição para o caso de alguma mudança de última hora no grupo inicial de 23 jogadores. Eles não vão se juntar ao elenco para substituir outros companheiros. A CBF, ao fazer o anúncio, não deu maiores explicações para justificar a convocação extra.

Com a inclusão, Fred e Felipe Anderson poderão ganhar maior experiência no grupo principal da seleção e estarão mais ambientados no grupo caso Dunga precise fazer alguma alteração na lista, por motivos de lesão.

Além disso, eles ganharão maior experiência nos treinos e, possivelmente, nos amistosos visando os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Ambos têm idade para disputar a competição do próximo ano.

Eles vão se apresentar ao técnico no dia 1º de junho, na Granja Comary, em Teresópolis, assim como os demais convocados. A dupla ficará concentrada com a seleção até o dia 12, data em que a delegação brasileira vai viajar para a cidade chilena de Temuco, local da estreia do time na Copa América.

Os amistosos de preparação para o torneio serão disputados no dias 7 e 10, no Brasil. A primeira partida será contra o México, no Allianz Parque, em São Paulo. Em seguida, os brasileiros vão duelar contra Honduras no Beira-Rio, em Porto Alegre.

Por Estadão Conteúdo Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Curso formará árbitros de hanbebol em Natal neste fim de semana

(Foto: Divulgação)

A Federação Norte-Rio-Grandense de Handebol (FNH) realizará um curso para formar novos árbitros na modalidade. O objetivo é ampliar o quadro de profissionais e colaborar para difundir o esporte no Estado. O curso será realizado nos dias 22, 23 e 24 de maio.

Para o diretor de arbitragem da FNH, Roberto Estevam, o curso é uma necessidade devido ao constante crescimento que o handebol potiguar vem demonstrando.

“O curso é necessário graças à franca expansão da modalidade no nosso Estado, o que implica numa renovação do quadro de arbitragem e reflete o excelente momento da arbitragem potiguar no Brasil”, afirmou.

Roberto cita ainda o exemplo de duas árbitras formadas no Estado e que atualmente vem se destacando em campeonatos regionais. “Viviane Lima e Érika Araújo foram formadas pela FNH e hoje participam de diversas competições pelo Nordeste e recentemente foram convidadas para integrar o grupo de arbitragem que irá trabalhar nos Jogos Escolares da Juventude, que é a competição nacional mais importante para os colégios”.

O diretor de arbitragem explica que o curso foi dividido em três módulos para se adequar aos diferentes perfis de alunos interessados em expandir o conhecimento ou aprender sobre a atividade.

“O curso está dividido em três modalidades para se enquadrar a todas as necessidades. A formação para aqueles que desejam conhecer mais ou renovar os conhecimentos sobre a modalidade. A conclusão, que para obter esse grau será necessária a realização de provas e obtenção de média, o que classifica para a terceira fase. A diplomação. Por fim, o estágio supervisionado para aqueles que pretendem ingressar no quadro de árbitros da federação”, detalhou o diretor.

Segundo o presidente da FNH, Fúlvio Saulo Mafaldo, o evento irá proporcionar uma atualização dos árbitros atuais, além de oferecer uma oportunidade para quem deseja iniciar profissionalmente nas quadras.

“Esse curso é um pedido frequente dos clubes, de quem faz parte do handebol no RN. É demanda do esporte e será possível atualizar nosso quadro de profissionais e é peça fundamental para elevar o nível das nossas competições, que começa por uma boa arbitragem”, declarou.

Serviço
Curso de Formação de Árbitros de Handebol
Período: 22, 23 e 24 de maio
Inscrições até o dia 22 de maio, via internet ou na sede da FNH (seg a sex, 14h às 18h).
Informações pelos números: (84) 8143-8389 (Whatsapp) / 9404-0777 / 9665-1362 / 8848-2622

Fonte Portal no Ar Foto: Divulgação

ABC confirma demissão de Josué Teixeira após eliminação na Copa do Brasil

Josué Teixeira não é mais o treinador do ABC (Foto: Wellington Rocha)

Josué Teixeira não é mais o treinador do ABC. Após ser eliminado da Copa do Brasil com a derrota por 2 a 1 para o Paysandu, no Frasqueirão, o clube confirmou a demissão na manhã desta quarta-feira (20), em sua rede social oficial. Para o lugar de Josué, Ademir Fesan assume interinamente o comando do Mais Querido para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro.

Josué Teixeira chegou ao ABC no final de março e a estreia foi com vitória sobre o Alecrim, pelo segundo turno do Campeonato Estadual. No certame, ele venceu todas as partidas da Copa RN, mas acabou perdendo a final para o rival América, em pleno estádio Frasqueirão. Mesmo sem o título, a campanha rendeu ao treinador a conquista de melhor técnico do Potiguarzão, em evento realizado pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).

Será a segunda vez na temporada que Ademir Fesan assume interinamente o comando do ABC. Após a saída de Roberto Fonseca, foram três jogos e 100% de aproveitamento (vitórias sobre Baraúnas, Boavista-RJ e Globo), sendo 10 gols feitos, o que resultou em uma média superior a três gols por partida. Além disso, a defesa foi vazada em apenas duas oportunidades.

O próximo compromisso do time potiguar será pela Série B do Campeonato Brasileiro contra a Luverdense, no sábado (23), às 21h, novamente no Frasqueirão, pela 3ª rodada da competição nacional.

Por Miguel Medeiros Foto: Wellington Rocha

América-RN é derrotado pelo Atlético-GO, mas avança à 3ª fase da Copa do Brasil

América é derrotado pelo Atlético-GO, mas avança à 3ª fase da Copa do Brasil (Foto: Carlos Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo)

O América entrou em campo na noite desta quarta-feira (20) diante do Atlético-GO, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, e, apesar da derrota por 1 a 0, ficou com a vaga na terceira fase da Copa do Brasil. O gol da vitória dos goianos foi marcado pelo atacante Juninho, aos 20 minutos da etapa final. No duelo de ida, na Arena das Dunas, em Natal, o time potiguar havia vencido por 4 a 2.

Agora, o Alvirrubro aguarda o classificado do duelo entre Vasco da Gama-RJ e Cuiabá-MT, que sairá ainda na noite de hoje. Na ida, as equipes empataram em 1 a 1, em duelo realizado na Arena Pantanal, em Cuiabá.

No próximo domingo (24), o América entra em campo pela segunda rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, às 16h, na Arena das Dunas, diante do Icasa-CE. A equipe ocupa a sétima colocação do grupo A, com um ponto.

Por Heilysmar Lima Foto: Carlos Costa