quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Família aguarda chegada de corpo para velório e enterro de Gil no RN

Gil Chapecoense (Foto: Cleberson Silva/Chapecoense)

"Eu jamais imaginei passar por uma dor como essa". A trágica notícia da morte do volante potiguar Gil deixou todos os moradores da cidade de Nova Cruz, a 93 Km de Natal, em estado de choque. O jogador, que nasceu na cidade, mas que foi registrado no município vizinho de Santo Antônio, também no interior do Rio Grande do Norte, é uma das vítimas do acidente com o avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, local que seria realizado o primeiro jogo da decisão da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional. O irmão mais velho de Gil, o ex-jogador Geraldo Madureira, conversou por telefone com o Globo Esporte e narrou, com profunda tristeza, o momento em que recebeu a confirmação da morte do irmão caçula, ainda na manhã desta terça-feira.

- Está todo mundo em estado de choque. Muitas pessoas estão nos apoiando, falando com a gente, prestando alguma forma de ajuda. É uma questão muito dolorosa. Eu jamais imaginei passar por uma dor como essa. Meu pai está desolado em casa. Minha mãe precisou ser socorrida ao hospital da cidade. É uma pancada no coração da gente, que machuca demais - contou Geraldo.

Em um primeiro momento, chegou a ser divulgado de que os familiares viajariam a Medellín para a identificação dos corpos. No entanto, o secretário-geral da CBF, Walder Feldman, disse em entrevista coletiva na Arena Condá, em Chapecó, que a situação estava avançada e as identificações estavam sendo realizadas com a verificação dos passaportes dos jogadores e dos demais passageiros. Com isso, os corpos devem ser trazidos ao Brasil em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). 

Em seguida, será feito um velório coletivo em Chapecó. Depois, o corpo de Gil será levado para Nova Cruz, para ser novamente velado. A chegada está prevista para o fim de sexta-feira até a manhã de sábado, para que seja feito o velório e o enterro do jogador. Desta vez, com a presença dos familiares, dos amigos e de toda a população do município potiguar. A prefeitura de Nova Cruz decretou luto oficial por três dias.

De acordo com Geraldo Madureira, a previsão para a chegada do corpo de Gil é entre sexta-feira e a manhã deste sábado. O velório será realizado no ginásio Giovanna de Azevedo Targino, em Nova Cruz e o enterro no cemitério público municipal. 

José Gildeixon Clemente de Paiva tinha 29 anos e estava há dois na Chapecoense, clube onde conquistou o Campeonato Catarinense deste ano e faria sua primeira decisão internacional na carreira. Gil era o terceiro irmão de cinco, que tinha Geraldo e Michele como os mais velhos e Gisele e Wescley como os caçulas do quinteto. O jogador deixa duas filhas - uma com cinco anos e outra com três - e a mulher, Valdécia, que também é do Rio Grande do Norte.

Veja também:

Por Jocaff SouzaNatal Foto: Cleberson Silva/Chapecoense

Em dia de luto, ABC elimina Macau e faz final do Potiguar de Futsal

ABC x Macau futsal (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)

O trágico acidente com a delegação da Chapecoense na Colômbia comoveu o Brasil e o mundo nesta terça-feira. Em Natal, o ABC realizou homenagem às vítimas antes do jogo contra Macau, válido pela semifinal do Campeonato Norte-rio-grandense de Futsal. Os jogadores entraram em quadra com uma faixa com uma mensagem de solidariedade. As duas equipes e todos os presentes ao ginásio Marcelo Carvalho (DED), no bairro de Candelária, também respeitaram um minuto de silêncio. Com a bola rolando, o Alvinegro venceu por 5 a 0 e garantiu a classificação para a decisão contra Alto do Rodrigues.

O placar dilatado não condiz com o equilíbrio visto em quadra. É claro que o ABC foi superior e mereceu a vitória, mas a goleada só foi construída em falhas do adversário na utilização do goleiro-linha, no final da partida.

Com o ginásio do DED mais uma vez lotado - a torcida do Macau compareceu em bom número, vale ressaltar -, o ABC abriu vantagem no primeiro tempo. Erivélton Sabará, de falta, fez o primeiro. O segundo veio após jogada de Maxwell e Rogério, em que a bola desviou em Diego, do Macau. A arbitragem assinalou gol contra.

A equipe macauense foi valente e partiu para o tudo ou nada na segunda etapa, mas não obteve êxito. Nas melhores chances, em chutes de Helber "Neguinho", o goleiro veterano Bizinho conseguiu salvar. Mais experiente, o ABC esperou o erro do adversário para ampliar e matar o jogo. Foi assim na falha do goleiro Rafael Dipirona, que perdeu a bola no meio da quadra, deixando a trave aberta para o gol de Preto. Em lance parecido, mas em falha do goleiro-linha Magno, Chimba marcou o quarto. Betinho fechou o placar em outro contra-ataque do Alvinegro.

Por GE RN Foto: Augusto Gomes

Fábio Potiguar diz que Alecrim busca experiência para equilibrar elenco

Fábio Potiguar - Meia do Alecrim (Foto: Luiz Henrique/GloboEsporte.com)

O Alecrim segue buscando jogadores para reforçar o elenco que disputará o Campeonato Potiguar 2017. Apesar de ter iniciado os treinamentos na última semana, alguns reforços ainda não se apresentaram. O Verdão espera que o volante Lucas Periquito, anunciado desde outubro, se apresente nos próximos dias. O objetivo da diretoria é mesclar experiência com juventude para formar um time competitivo. 

- O grupo atual é muito jovem. Eles (a diretoria) está tentando mesclar com uma parte mais experiente. O Lucas Periquito está chegando e tem mais jogadores em negociação que têm tudo para encaixar e dar certo - declarou o meia Fábio Potiguar, de 28 anos, um dos mais experientes do elenco alviverde.

Fábio Potiguar, por exemplo, está há quase três meses sem jogar. Não entra em campo desde que deixou o Comercial-MS. Depois de uma temporada disputando a Copa Verde, o estadual e a Série D do Brasileirão, as férias trouxeram um desgaste físico ainda não solucionado. No entanto, a chegada do técnico Athirson para o comando do Alecrim traz muito trabalho e suor.

- Estão sendo dias muito bacanas (com o Athirson), com muito trabalho. Ele é um treinador que gosta de trabalhar bastante e é muito motivador. Apesar de ter passado em grandes clubes, é um cara humilde para caramba e gosta de trabalhar. O grupo está bem focado, aceitando o que ele está fazendo - completou.

O Alecrim estreia no Campeonato Potiguar no dia 15 de janeiro, contra o Baraúnas, na Arena das Dunas. 

Por GE Natal Foto: Luiz Henrique

América-RN e Guamaré perdem e Galinhos e Nova Cidade vão decidir título do Potiguar de Beach Soccer


Campeonato Potiguar Beach Soccer Galinhos Nova Cidade (Foto: Divulgação)

Donos das melhores campanhas na primeira fase, Galinhos e Nova Cidade farão a final do Campeonato Potiguar de Beach Soccer nesta quarta-feira, às 20h15. O jogo está marcado para a Arena Pirangi, em Natal. As duas equipes conquistaram a classificação na noite de terça-feira, com momento de homenagem às vítimas do trágico acidente com a delegação da Chapecoense na Colômbia.

Antes da semifinal entre Nova Cidade e América-RN, as equipes e os torcedores presentes respeitaram um minuto de silêncio. Em quadra, o Nova Cidade, campeão da Copa Natal, comprovou ser a sensação da competição e desbancou o Alvirrubro, apontado como favorito ao título. A vitória veio por 4 a 2. No primeiro jogo da noite, Galinhos carimbou a vaga ao bater Guamaré por 5 a 2.

O atual campeão estadual é o Veteranos FC, que foi formado pelos atletas que - na maioria - defenderam o América este ano. Antes da final, às 19h30, América e Guamaré decidem o terceiro lugar.

Por GE RN Foto Divulgação

Palmeiras pede à CBF para jogar com a camisa da Chapecoense na última rodada


Resultado de imagem para fotos do uniforme da chapecoense

O Palmeiras, campeão brasileiro com antecedência, pedirá à CBF para jogar com a camisa da Chapecoense na última rodada do Brasileirão, contra o Vitória, em Salvador. O clube já tem o aval de Crefisa e FAM, seus patrocinadores, e também solicitará a liberação da Adidas para poder prestar essa homenagem. A Chapecoense é patrocinada pela Caixa e usa material esportivo da Umbro. A última rodada do Brasileirão foi adiada para o dia 11 de dezembro, uma semana depois do previsto.

O clube paulista foi um dos que mais sentiu a tragédia com a Chapecoense, rival no último domingo, no jogo que confirmou o seu nono título brasileiro. “A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta profundamente o acidente do avião da Chapecoense e torce por boas notícias”, disse o clube, através de seu Twitter, poucas horas após a confirmação do acidente.

Além disso, o Palmeiras se uniu a outras equipes brasileiras e se disponibilizou a emprestar gratuitamente alguns de seus jogadores à Chapecoense e também pediu que a equipe não possa ser rebaixada no Campeonato Brasileiro nos próximos três anos. “Trata-se de gesto mínimo de solidariedade que se encontra ao nosso alcance neste momento, mas dotado do mais sincero objetivo de reconstrução desta instituição e de parte do futebol brasileiro que fora perdida hoje”.

O técnico Cuca, comandante do Palmeiras na conquista do Brasileirão, não escondeu a emoção com a tragédia com um clube que possui uma relação tão próxima. “Lamento profundamente o acidente. Foi meu último time como jogador e estava construindo uma história fora do Brasil. Tristeza enorme”.

CORINTHIANS – Já o Corinthians, que, por causa da rivalidade com o Palmeiras, não costuma usar a cor verde em seu site, decidiu abrir uma exceção por causa da tragédia. “Hoje não há rivalidade, nem cor a ser evitada. Hoje somos todos um só”, escreveu no Twitter. A página inicial de seu site, nesta terça, é toda verde.

Por Estadão Conteúdo via Portal No Ar

Atlético dispensa remarcação de jogo e pede que Chapecoense seja declarada campeã

Resultado de imagem para fotos do zagueiro Gilberto Garcia do atlético nacional

O elenco do Atlético Nacional quer que a Conmebol dê o título de campeã da Copa Sul-Americana para a Chapecoense, em função da tragédia que derrubou o avião do clube catarinense, nos arredores de Medellín, na Colômbia. O acidente deixou ao menos 70 mortos.

“Queremos que se declare campeã a esta equipe (Chapecoense) e aí vamos ver o que acontece. A iniciativa é nossa e do mundo do futebol. Espero que a Conmebol tome essa decisão e queremos apoiar aos familiares, que possamos dar um abraço neles. É o que podemos fazer”, disse o zagueiro Gilberto Garcia a veículos locais.

“O professor nos disse para valorizar muito nossa vida, que fizéssemos uma reflexão, tomar como um aviso de Deus para seguir melhorando cada vez mais. Vamos esperar a determinação que toma a Conmebol”, afirmou.

Atlético Nacional e Chapecoense fariam a primeira final nesta quarta-feira. Os confrontos, entretanto, já foram suspensos pela entidade. O clube colombiano venceu a competição no ano passado e também a Libertadores deste ano. Assim, já tem vaga na fase de grupos da Copa Libertadores do ano que vem, da mesma forma que jogará a Recopa Sul-Americana.

Por Estadão Conteúdo via Portal No Ar

Clubes prometem empréstimo gratuito de jogadores à Chapecoense

Clubes prometem empréstimo gratuito de jogadores à Chapecoense

Os clubes brasileiros divulgaram um comunicado conjunto nesta terça-feira (29) para prestar solidariedade à Chapecoense após o acidente trágico de avião que culminou na morte de ao menos 70 pessoas, entre jogadores, comissão técnica, jornalistas e membros da tripulação. A intenção é reforçar o elenco do time catarinense e garantir que não seja rebaixado pelos próximos três anos.

A ideia surgiu em conversas entre as agremiações e participam da ideia o Palmeiras, o Corinthians, o Santos e o São Paulo, entre outros. O pedido é para que a CBF não permita o rebaixamento da Chapecoense para a Série B do Campeonato Brasileiro pelos próximos três anos e sugere que, caso o time fique na zona de rebaixamento, o 16º colocado vá para a segunda divisão.

“Mesmo cientes dos prejuízos irreparáveis provocados por este terrível acontecimento, os clubes entendem que o momento é de união, apoio e auxílio à Chapecoense. Neste sentido, os clubes anunciam Medidas Solidárias à Chapecoense, que consistirão, dentre outras, em: empréstimo gratuito de atletas para a temporada de 2017; solicitação formal à Confederação Brasileira de Futebol para que a Chapecoense não fique sujeita ao rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro pelas próximas 3 temporadas. Caso a Chapecoense termine o campeonato entre os quatro últimos, o 16º colocado seria rebaixado”, informaram os clubes.

“Trata-se de gesto mínimo de solidariedade que se encontra ao nosso alcance neste momento, mas dotado do mais sincero objetivo de reconstrução desta instituição e de parte do futebol brasileiro que fora perdida hoje”, concluíram.

O acidente aéreo aconteceu na madrugada desta terça (no horário de Brasília) quando o avião se aproximava de Medellín, cidade onde seria disputada o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, na noite de quarta. O voo partiu de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Ao menos 70 pessoas morreram na tragédia, entre jogadores da Chapecoense, jornalistas e membros da tripulação.

Por Estadão Conteúdo via Portal No Ar

CBF decreta adiamento de todas as partidas


Em decorrência do trágico acidente ocorrido com a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, a Confederação Brasileira de Futebol, por meio de Resolução de Diretoria, decreta luto oficial por sete dias e informa o adiamento de todas as partidas previstas para o calendário do futebol brasileiro por este período: Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro da Série A e Copa do Brasil Sub-20.

Diante disso, a Diretoria da CBF resolve:
a) A partida de volta da decisão da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético Mineiro, ocorrerá no dia 7 de dezembro, às 21h45min.

b) A rodada final da Série A do Brasileirão será realizada no domingo, dia 11 de dezembro, às 17h.

c) A final da Copa do Brasil Sub-20, entre Bahia e São Paulo, será realizada no dia 8 de dezembro, às 21h15min.

Veja também:

Fonte Site da CBF