terça-feira, 1 de novembro de 2016

Brasileirão 2016: Qual tem rota mais fácil? Veja os 5 jogos finais dos concorrentes ao título

Palmeiras, de Jesus, segue como favorito ao título brasileiro

A 33ª rodada do Campeonato Brasileiro colocou mais um time vivíssimo na briga pelo título: o Santos, que bateu o líder Palmeiras na Vila Belmiro e assumiu a terceira colocação e está seis pontos atrás do time alviverde. Agora, são quatro concorrentes principais ao principal troféu da temporada nacional.

Com cinco pontos de vantagem para o vice-líder Flamengo (67 a 62), o Palmeiras segue como franco favorito à conquista. Mas Santos (61) e Atlético-MG (60) ainda sonham. Tudo dependerá das cinco rodadas finais.

Entre os quatro postulantes ao título, ainda faltam dois duelos diretos – Palmeiras x Atlético-MG, na 35ª rodada, e Flamengo x Santos, na 37ª. Confira os jogos e opine: quem tem a rota mais fácil?

Próximos adversários do Palmeiras
Rodada 34: Internacional (16º), em casa
Rodada 35: Atlético-MG (4º), fora
Rodada 36: Botafogo (5º), em casa
Rodada 37: Chapecoense (11ª), em casa
Rodada 38: Vitória (17º), fora

Próximos adversários do Flamengo
Rodada 34: Botafogo (5º), em casa
Rodada 35: América-MG (20º), fora
Rodada 36: Coritiba (15º), em casa
Rodada 37: Santos (3º), em casa
Rodada 38: Atlético-PR (6º), fora

Próximos adversários do Santos
Rodada 34: Ponte Preta (10ª), fora
Rodada 35: Vitória (17º), em casa
Rodada 36: Cruzeiro (13º), fora
Rodada 37: Flamengo (2º), fora
Rodada 38: América-MG (20º), em casa

Próximos adversários do Atlético-MG
Rodada 34: Coritiba (15º), fora
Rodada 35: Palmeiras (1º), em casa
Rodada 36: Santa Cruz (19º), fora
Rodada 37: São Paulo (12º), em casa
Rodada 38: Chapecoense (11ª), fora

Por UOL Esportes Foto: UOL

Série B: tabela detalhada das rodadas finais


A Diretoria de Competições da CBF divulgou nesta segunda-feira 31, a tabela detalhada com as datas, horários e jogos das três últimas rodadas do Campeonato Brasileiro da Série B. A 36ª rodada começa no dia 11 de novembro (sexta-feira) com três jogos às 20h30. A 37ª rodada terá início no dia 18 de novembro (sexta-feira). 

Os jogos da última rodada serão no dia 28 de novembro (sábado), com todos os jogos acontecendo ao mesmo tempo, às 17h30. Confira no documento abaixo a tabela completa:


ANEXOS

Fonte Site da CBF Foto Paulo Fernandes / Vasco da Gama

ABC marca reapresentação para 5 de dezembro; grupo tem 13 jogadores

Botafogo-SP x ABC - Série C - Léo Fortunato (Foto: Rogério Moroti/Agência Botafogo)

Com a renovação de contrato do técnico Geninho e a confirmação da abertura do Campeonato Potiguar para o dia 15 de janeiro, o ABC anunciou que a reapresentação do elenco para a temporada 2017 será realizada no dia 5 de dezembro. A pré-temporada no CT Alberi Ferreira de Matos será dividida em dois momentos, com pausa para os festejos de fim de ano.

O grupo iniciará a preparação sob o comando do departamento de preparação física e fisiologia com uma série de testes e avaliações físicas, além dos treinos para recuperação do condicionamento físico. Após a virada do ano, já sob orientação de Geninho, que só chega em janeiro, os jogadores terão trabalhos técnicos e táticos.

- Iniciaremos as atividades com os preparadores físicos e a fisiologia, período que irá até o dia 20. O grupo será liberado para as festas de final de ano e voltará aos trabalhos no dia 2 de janeiro, quando daremos prosseguimento aos treinos de pré-temporada, que irá até o dia 14, véspera da nossa estreia no estadual - explicou o gerente de futebol do ABC, Cleber Romualdo.

Montagem do elenco
O Alvinegro vai disputar quatro competições em 2017: o Campeonato Potiguar, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro. A comissão técnica divulgou que 13 jogadores têm contrato em vigência e que permanecem no clube para a próxima temporada.

São eles: o goleiro Jota, o lateral-esquerdo Luiz Felipe, os zagueiros Léo Fortunato, Cleiton, Tiago Sala e Vinicius, o volante Jardel, os meias Erivélton, Fábio Gama e Chiclete, e os atacantes Nando, Dalberto e Leozinho.

Do grupo que disputou a Série C, a diretoria negocia com alguns a renovação, como o meia Echeverria e o atacante Jones Carioca, e também procura reforços indicados por Geninho.

Fonte GE RN Foto: Rogério Moroti

América-RN conquistou menos da metade dos pontos disputados em 2016

América conquistou menos da metade dos pontos disputados em 2016

A temporada de 2016 do América reserva detalhes que podem indicar as razões pelas quais a equipe foi rebaixada para a Série D do Campeonato Brasileiro. Ao longo do ano, o Alvirrubro disputou 43 partidas, entre Campeonato Estadual, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Série C. No entanto, somou apenas 14 vitórias, 12 empates e foi derrotado 17 vezes. O aproveitamento é de somente 41,9%.

Os números, se comparados com a temporada 2015, em que os rubros foram campeões estaduais, a queda no aproveitamento é de 16,6%. No ano passado, o time jogou 49 vezes, com 25 vitórias, 11 empates e 13 derrotas.

O desempenho como mandante também reflete no retrospecto em 2016. Na Terceira Divisão, por exemplo, o time encerrou a disputa com a 9ª posição, somando apenas nove pontos. Ao todo, foram duas vitórias, três empates e quatro derrotas.

Na disputa da Série C do ano anterior, a equipe foi a terceira melhor do seu grupo no quesito. Foram 23 pontos, com sete vitórias, dois empates e nenhuma derrota.

Em contrapartida, mesmo com o rebaixamento à Série D, o América foi o melhor visitante em 2016, conquistando três triunfos, empatando duas vezes, além de quatro derrotas. Números opostos aos obtidos em 2015, quando acumulou uma vitória, três empates e cinco derrotas.

Campeonato Potiguar
Neste ano, o América saiu do Estadual com o vice-campeonato. A vaga para decisão foi alcançada com o título do 1º turno, no qual os rubros ficaram na primeira posição com cinco vitórias e duas igualdades. O empate na Arena das Dunas em 0 a 0 diante do Globo garantiu o troféu.

Já no segundo turno, o desempenho ficou bem abaixo. Nos sete jogos, foi apenas um triunfo – em cima do rebaixado Palmeira –, dois empates e quatro derrotas. Na decisão, contra o ABC, um empate na Arena das Dunas e goleada sofrida por 4 a 0 no Frasqueirão.

Na temporada anterior, o cenário foi completamente oposto. O troféu conquistado na casa do rival selou uma campanha de 76% de aproveitamento. Em 2015, o América fez 18 jogos no Estadual, somando 12 vitórias, cinco empates e apenas um revés.

Outras competições
Além de Estadual e Série C, o América teve a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste. Em ambas, eliminações nas primeiras fases. Na primeira, derrota no jogo de ida diante do Gama-DF por 1 a 0. Na volta, vitória por 3 a 2. No critério de gol fora de casa, o time potiguar deu tchau para a competição.

Na segunda, foram duas vitórias, três empates e uma derrota. Campanha insuficiente para a equipe avançar de fase, como na temporada 2015.

Por Heilysmar Lima via Portal No Ar