segunda-feira, 22 de junho de 2020

“Segurança total, não vai ter”, diz médico da CBF sobre retomada


Jorge Pagura, presidente da Comissão Médica e de Controle à Dopagem da CBF, vem participando da elaboração do protocolo para a retomada do futebol da entidade. De acordo com o especialista, diante da atual pandemia de covid-19, é absolutamente impossível assegurar risco zero.

“Está tudo altamente pensado para que façamos as coisas com segurança. Agora, segurança total, não vai haver. Não vai haver no hospital, não vai haver no shopping, não vai haver na loja”, declarou o representante da CBF em entrevista ao Fox Sports na noite deste domingo.

“Estamos esperando que a curva comece a ficar descendente para sair de uma pandemia e entrar em uma endemia. Ou seja, ficaríamos convivendo parcialmente (com o vírus). Então, não vai ter jeito. Proteção total, só se colocar em uma bolha. Mas vamos ter medidas muito seguras”, completou o médico.

Questionado sobre uma data para iniciar o Campeonato Brasileiro, Jorge Pagura, cauteloso, preferiu não fazer estimativas. Ele garantiu que o torneio nacional será, efetivamente, realizado, mas sublinhou que a prioridade é garantir o máximo possível de segurança.

“Quem falar em data, vai errar. O STF delegou às autoridades locais a decisão da reabertura, de acordo com sua curva epidemiológica e com a disponibilidade do sistema de saúde. E o Brasil é um país continental. Não temos data, mas vamos começar, sim”, disse o médico, ponderado.

“O presidente Rogério Caboclo já disse: ‘Nós vamos jogar o Campeonato Brasileiro’. Mas vamos jogar com segurança e sem forçar absolutamente nada. Nós, médicos, somos treinados para salvar. Entendemos toda a questão socioeconômica, mas nossa prioridade é a saúde”, declarou Pagura.

Por Gazeta Esportiva

Corinthians tem 21 casos de novo coronavírus entre 27 atletas do elenco

21 dos 27 atletas do Corinthians foram infectados pelo novo coronavírus(Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

Na tarde deste domingo (21), o Corinthians confirmou que 21 de seus 27 atletas do time profissional estiveram infectados pelo novo coronavírus. Deste total, oito estão infectados e 13 já se recuperaram.

Com o clube voltando ao CT na próxima segunda (22), os oitos infectados ficarão afastados das atividades por 10 dias. O clube realizou 190 testes e teve 42 pessoas já recuperadas do vírus.

A assessoria do clube não quis divulgar os nomes dos infectados. Assim ficou a disposição dos que tiveram contato com o vírus:

Jogadores:
8 afastados
13 já tiveram e estão recuperados

Comissão e staff:
4 afastados
17 já tiveram e estão recuperados

Funcionários do CT:
1 afastado
12 já tiveram e estão recuperados

Total: 42 pessoas recuperadas

Por Redação do Esporte Interativo Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Atleta do Palmeiras testa positivo para Covid-19 e é afastado preventivamente

Palmeiras se prepara para a volta aos treinos no CT(Cesar Greco / SE Palmeiras)

O Palmeiras anunciou neste domingo (21) que apenas um jogador testou positivo para o Covid-19 entre os 30 testados. O atleta, que não teve o nome revelado, está afastado preventivamente das avaliações presenciais que serão feitas a partir da terça-feira (23) na Academia de Futebol.

Outros três jogadores testaram positivo durante o período sem atividades, mas já estão recuperados. Todos os casos foram assintomáticos e o zagueiro Gustavo Gomez é o único que ainda não fez testes.

De 26 membros de diretoria, comissão técnica e Núcleo de Saúde e Performance examinados, também só um teve resultado positivo e já está recuperado. A próxima rodada de testes no elenco e staff será realizada nesta segunda-feira (22).

A partir de terça-feira (23), o Palmeiras inicia uma série de avaliações físicas, fisiológicas e bioquímicas em seu centro de treinamento seguindo todos os protocolos de segurança. Os procedimentos na Academia de Futebol foram todos adequados para diminuir o risco de contaminação e oferecer o máximo de segurança.

Da Redação BandSports Foto Cesar Grecco/SE Palmeiras

Botafogo divulga resultados e anuncia que cinco atletas testaram positivo para Covid-19

Botafogo voltou a treinar neste sábado no Nilton Santos — Foto: Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo divulgou neste sábado os resultados dos mais de 300 exames de Covid-19 feitos na última semana em funcionários, jogadores e familiares próximos. Dezessete pessoas testaram positivo, sendo cinco atletas, seis integrantes da comissão técnica e seis familiares. Todos estão isolados e com acompanhamento médico.

- Os atletas que positivaram estão realizando treinamentos on-line com a orientação de profissionais do clube. Todas as situações são acompanhadas diariamente pelo Departamento Médico alvinegro - informa o clube.

Depois de 95 dias do último jogo no Estádio Nilton Santos, o elenco voltou a treinar no local neste sábado. Atletas e funcionários deixaram a quarentena e se reapresentaram com uma série de restrições e em um ambiente todo adaptado.

Veja a nota do clube:
"O Botafogo reiniciou de forma presencial seus treinamentos no Estádio Nilton Santos. O clube, em parceria com o LaborMed, testou previamente atletas, funcionários do departamento de Futebol e familiares, totalizando 353 testes.

A grande força-tarefa constatou 267 exames negativos e 17 infectados. Destes, cinco atletas, seis integrantes da comissão técnica e seis familiares.

Os atletas que positivaram estão realizando treinamentos on-line com a orientação de profissionais do clube. Todas as situações são acompanhadas diariamente pelo Departamento Médico alvinegro".


Por Globo Esporte Foto: Vitor Silva/Botafogo

Luto! Jornalista da Universidade do Futebol morre de coronavírus aos 28 anos


A Universidade do Futebol, instituição que estuda e pesquisa mudanças nas diferentes áreas e setores do esporte, confirmou neste sábado a morte da jornalista Letícia Fava, de 28 anos, que foi infectada pelo novo coronavírus e não resistiu à Covid-19.

Letícia estava internada em um hospital particular de Jundiaí, no interior de São Paulo, e segundo informações preliminares não possuía nenhuma comorbidade anterior.

A jornalista trabalhava na instituição desde 2016 e executava projetos autorais.

“Era uma jovem guerreira, sempre zelosa de suas responsabilidades e marcante personalidade. Deixa uma lacuna no seio de nossa comunidade do futebol. Saudações eternas!”, escreveu o perfil oficial da Universidade do Futebol no Facebook.

Jundiaí contabiliza 144 mortos pelo novo coronavírus até a publicação da nota. Quase 2,8 mil pessoas foram infectadas na cidade do interior de São Paulo.

Por Tocedores.com Crédito: Reprodução/Facebook

Presidente da Conmebol não garante final da Libertadores no Maracanã em 2020



Ao que tudo indica, a final única da Libertadores de 2020 no Maracanã está ameaçada. Em entrevista à 'Rádio Rivadavia 630', da Argentina, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, não garantiu a realização da decisão no Rio de Janeiro. Segundo o dirigente, é desejo da entidade que a final seja mantida na Cidade Maravilhosa, porém, o cenário pode mudar conforme a evolução da pandemia do novo coronavírus.

"Sobre a final única no Maracanã, é todo um tema. Temos que esperar como segue o vírus e a sua evolução. Nosso desejo segue sendo o mesmo, mas estamos presos a isso", afirmou o mandatário.

A final da competição, que estava marcada para ao dia 21 de novembro no Maracanã, já pode sofrer uma alteração na data por conta da paralisação do torneio. A Conmebol prevê o retorno de suas competições em setembro, mas ainda sem uma posição oficial, e também não descarta que sejam estendidas até o ano que vem.

"Não tenho datas previstas, claro que gostaria, mas sabemos que o vírus está em plena evolução e sabemos que este mês, julho e agosto será muito difícil. Então, mais adiante esperamos que com os protocolos possamos retomar nos últimos meses (do ano). Não há pressa para retomar as competições e se for preciso jogar no dia 30 de dezembro, jogaremos. Em janeiro (de 2021) também. O calendário será flexível e o primordial será a saúde", frisou Alejandro.

Neste momento, a Conmebol espera a abertura de todas as fronteiras do continente para traçar um plano de retorno de suas competições.

Por Redação do Esporte Interativo Foto: Getty Images

Golfista Ryu So-yeon vence torneio e doa premiação à luta contra o coronavírus


A golfista coreana Ryu So-yeon, ex-número 1 do mundo, venceu neste domingo um torneio em seu país, válido pelo circuito profissional de golfe feminino (LPGA), e doou toda a premiação à entidades caritativas que combatem o novo coronavírus.
Após a vitória, Ryu So-yeon anunciou que doaria os 250 milhões de wons, o equivalente a 206 mil dólares.

"Eu estava pensando em fazer isso desde ontem (sábado)", declarou a golfista após o torneio. "Antes da cerimônia de premiação em liguei para minha mãe. Eu lhe disse que anunciaria a doação. Ela ficou tão feliz quanto eu", afirmou.

Ryu So-yeon não disputava um torneio desde 16 de fevereiro, quando terminou na 34ª colocação do Aberto da Austrália, último evento antes do circuito norte-americano da LPGA ser interrompido pela pandemia.

Por Gazeta Esportiva

Ferj adia jogos da quarta rodada do Carioca para sexta e sábado


A polêmica envolvendo a continuidade do Campeonato Carioca ganhou mais um capítulo neste domingo. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) publicou uma nota na qual anuncia que as partidas ainda não realizadas da quarta rodada do estadual serão disputadas na sexta-feira e no sábado. O documento foi assinado por Marcelo Vianna, diretor do Departamento de Competições.

Das seis partidas válidas pela quarta rodada, apenas duas foram disputadas até o momento. O Flamengo venceu o Bangu, enquanto Boavista e Portuguesa-RJ empataram. Dessa forma, a bola ainda rolará para quatro confrontos: Vasco x Macaé, Madureira x Resende, Botafogo x Cabofriense e Fluminense x Volta Redonda.

Apesar da definição dos dias, ainda não foram decididos os horários nos quais as partidas serão realizadas. Além disso, a Ferj ainda não sinalizou datas para os jogos válidos pela quinta rodada do estadual, a última antes da fase mata-mata.

No documento divulgado pela Ferj, a alteração foi atribuída ao decreto do prefeito Marcelo Crivella, que determinou a paralisação do Carioca na capital até o dia 25 de junho. Posteriormente à publicação do Diário Oficial, o mandatário da cidade gravou um vídeo no qual explica que a suspensão busca acatar pedidos de Botafogo e Fluminense.

Vale lembrar que o Glorioso voltou a treinar apenas no sábado, enquanto o Tricolor das Laranjeiras retornou na sexta. Os dois times já se posicionaram contra a disputa do estadual neste momento e buscam, ao menos, a garantia de dez dias de preparação adequada dos elencos. Apesar do firme posicionamento dos times, a publicação deste domingo da Ferj prevê a reestreia de Botafogo e Fluminense ainda em junho.

Confira o documento da Ferj na íntegra:



Por Gazeta Esportiva (Foto: Reprodução)